#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Entenda seu Metabolismo



Metabolismo é a velocidade em que as células quebram os nutrientes dos alimentos para transformá-los em energia muscular, química, elétrica, etc.


Os alimentos são compostos complexos constituídos de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais que pela digestão são divididos para serem aproveitados pelo organismo.
Algumas pessoas possuem o metabolismo mais lento que outras. Apresentam geneticamente uma função econômica nos gastos calóricos e tem como conseqüência o acúmulo de energia, facilitando assim o engordar.

Para essas pessoas, que normalmente reclamam que não conseguem emagrecer, é preciso mudar o estilo de vida para que queime mais calorias em relação ao que ingerem. Como? Com atividades que não sejam sedentárias e promoção de exercícios físicos regularmente.
“O metabolismo é inteligente e tem a função de manter a pessoa em boas condições, mas o que o atrapalha são as atitudes das pessoas e o tipo de vida que estão levando”
Com o passar da idade, a partir de aproximadamente 23 anos, a fase de crescimento cessa totalmente, o gasto de energia corporal começa a declinar
e o metabolismo fica mais lento.
Quando falamos em diminuição da velocidade de queima dos alimentos, esclarecemos que essa diminuição não é igual para todos, pois obedecem a uma ordem genética. É necessário compensar essa diminuição com a redução na ingestão de alimentos conforme o aumento da idade e não deixar de fazer exercícios físicos.
Uma das razões dessa diminuição é o fato da perda muscular progressiva que inicia nessa idade, os músculos são grandes consumidores de calorias. Daí a razão de insistirmos nas atividades físicas e exercícios.
Coincidentemente com a diminuição da exigência do organismo, nessa idade ocorre também uma acomodação no estilo de vida. A mulher se casa e deixa de ter uma vida mais intensa. O homem casado geralmente também tem um gasto calórico bem menor. Na vida de casado, nos primeiros anos, a oferta de calorias é maior também.
Antes do casamento é muito comum, principalmente as mulheres, emagrecerem mas voltam a engordar depois. Nessa situação de emagrecer e engordar repetidas vezes, o famoso “efeito sanfona”, o metabolismo se descontrola e apresenta a tendência de voltar ao maior peso que a pessoa já teve.
Como vemos, o metabolismo é inteligente e tem a função de manter a pessoa em boas condições, mas o que o atrapalha são as atitudes das pessoas e o tipo de vida que estão levando.
Na próxima matéria falaremos mais sobre o metabolismo.



Entenda seu
Metabolismo II


Comentamos na matéria anterior que o metabolismo de cada pessoa é único e pessoal, tem regência genética e pode ser modificado conforme o estilo de vida de cada um para melhor ou para pior


Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa.
Como há perda muscular a partir de 23 anos aproximadamente, o contrário pode ser feito, para manter ou adquirir massa muscular, de preferência de modo natural, ou seja, com musculação.


O “efeito sanfona” também pode ser evitado com um firme propósito de emagrecer e manter-se no novo peso no mínimo pelo dobro de tempo que levou para atingi-lo.
Se emagrecer em três meses, deve-se ficar no mínimo seis meses no mesmo peso. Isso ajuda a estabilizar o metabolismo no novo peso e evita aquela lembrança do maior peso já atingido. Essa regra do dobro do tempo é empírica e é o mínimo tempo, o ideal é ficar o máximo possível no novo peso, por exemplo, dois anos ou mais.
“Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos fazer que ele trabalhe a nosso favor numa boa”
Para efetivar a regra citada é bom pensar que emagrecer é um processo que envolve a manutenção do novo peso. É preciso contar com isso.
Outro fator que colabora com o metabolismo é a ingestão de líquidos. É aconselhável beber no mínimo dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado. A falta de líquidos diminui a eficiência do metabolismo. Além disso, o corpo estando hidratado, mantém a pele em boas condições.
Medicamentos que prometem aceleração do metabolismo não são bem aceitos porque seus efeitos colaterais são maiores que os benefícios. O mesmo raciocínio se faz para bebidas ricas em cafeína ou alimentos condimentados.
Comer pouco e várias vezes ao dia ajuda o metabolismo. Ficar sem o café da manhã é o mesmo que deixar o metabolismo ainda dormindo. Nenhuma refeição deve ser evitada.
Infelizmente alguns medicamentos para doenças crônicas ou problemas psiquiátricos podem interferir no processo metabólico.
Durante o emagrecimento o corpo se acostuma com a redução de alimentos e fica mais econômico no gasto calórico.
Um fator interessante e desagradável para as mulheres é que elas perdem peso em menor velocidade que os homens, devido a diferenças de hormônios, a quantidade músculos, a tendência da mulher em acumular gordura para garantir o funcionamento hormonal e fortalecer a fertilidade.
Quem estiver ou for iniciar um processo de emagrecimento deve observar essas orientações para que seja mais eficiente e saudável.

Coluna assinada por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro
"Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora
Resto do Post

Postar um comentário

0 Comentários