Será possível resistir ao "impulso de comer" estando cercada de comidas gostosas, calóricas e pouco nutritivas (doces, massas, salgadinhos, chocolates, etc)? A autora acredita que não porque exige muita energia mental e nem sempre estaremos assim "fortes" o suficiente. Por isso, afirma que é preciso evitar os "estímulos ambientais" principalmente no início da "dieta" ou da reeducação alimentar.
Tarefa nº 07
Organize o Ambiente
Assim conseguiremos afastar as "tentações" dando ou jogando fora tudo o que não queremos mais comer, as coisas que nos ajudaram a engordar, transferindo esses alimentos para trás (nas prateleiras) ou mesmo doando ou tirando de casa.
Quem mora com outras pessoas, poderia, segundo a autora, pedir a colaboração dos companheiros, pais, filhos, irmãos, para que mantivessem suas "guloseimas" fora do campo de visão. No trabalho também, seria necessário "limpar" o ambiente (tentar alguma medida para que não existam alimentos muito calóricos a vista).
A segunda dica é trocar os talheres e pratos por outros menores: essa eu gosto, sempre funcionou bem para mim. Pratos e talheres grandes estimulam a comer mais. A mesma quantidade de comida pode parecer bem "maior" ou "menor" dependendo do prato/talher utilizado. ((Vou me dar um joguinho novo, menor do que o que tenho, com tudo mais "adequado" às porções que pretendo comer)). É preciso encontrar "soluções criativas" e deixar de se lamentar pelas dificuldades...
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?