Ansiedade
Ansiedade é a sensação de temor, receio, medo ou angústia em relação a uma ameaça real ou imaginária ao seu bem-estar físico ou emocional.
Sintomas
Os sintomas de ansiedade podem ser tanto físicos como mentais. Eles incluem:
Pulsação e/ou respiração acelerada Palpitação ou batimentos cardíacos aumentados Boca seca Suor Tremor Respiração curta Fraqueza Dormência ou formigamento de mãos, pés ou outras partes do corpo Sensação de "bolo na garganta" Problemas de estomago InsôniaÉ normal sentir uma certa dose de ansiedade. Ela pode faze-lo estudar para uma prova; e pode alerta-lo para procurar segurança quando estiver em perigo. Entretanto, a ansiedade se torna anormal quando acontece sem motivo aparente ou quando é muito intensa, interferindo no seu dia-a-dia.
Causas
A ansiedade pode ser o sintoma de alguns problemas de saúde como:
Ataque cardíaco Glândula de tireóide hiperativa (hipertiroidismo) Baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) Excesso do hormônio produzido oelas glândulas supra-renais, que se localizam acima dos rins (síndrome de Cushing) Efeito colateral de alguns medicamentos Síndrome de abstinência da nicotina, álcool, drogas ou de medicamentos como as pílulas para dormirA ansiedade também pode ser um sintoma de varias doenças conhecidas como distúrbios de ansiedade, entre as quais:
Fobias Ataques de pânico Distúrbio obsessivo-compulsivo: um distúrbio de ansiedade qm que a pessoa tem pensamentos ou imagens involuntárias e persistentes (obsessões) e executa atos ritualísticos como lavar as mãos de acordo com determinadas regras auto-impostas (compulsão). Síndrome do estresse pós-traumático : um distúrbio em que a pessoa revive um evento traumático do seu passado, como uma guerra, um estupro, um rapto. Os sintomas incluem: pesadelos, ver imagens do evento, ficar em estado de alerta em excesso e insensibilidade a pessoas e atividades diversas.
Tratamento
Quando a ansiedade é leve e/ou não interfere com a vida diária, é possível lidar com ela apenas adotando as medidas de autocuidado.O tratamento da ansiedade inclui:
Tratar qualquer doença ou problema de saúde que a esteja provocando Medicamentos. Exemplos incluem ansiolíticos e antidepressivos, como o Tofranil e o Prozac. Alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta têm se mostrado úteis ao tratamento de pessoas com ansiedade associada ao medo de palco / público. Aconselhamento psicológico Mudança de trabalho ou de outras situações de vida Grupos de auto-ajudaOs distúrbios de ansiedade são alguns dos distúrbios mais comuns e geralmente respondem ao tratamento.
Perguntas a fazer
Você sente alguns dos sintomas de ataque cardíaco junto com a ansiedade?
- Dor e pressão / aperto no peito (que pode se espalhar para o braço, pescoço, queixo e mandíbula)
- Desconforto no peito associado a: respiração curta ou dificil, náusea, vomito, suor, pulso ou batimento cardíaco irregular, ou sensação de morte iminente
Além da ansiedade, você nota a presença dos sintomas abaixo?
- Crescimento exagerado de pêlos
- Rosto redondo (lua cheia) e olhos inchados/estufados
- Mudanças na pele - avermelhada, mais fina, aparecimento de estrias
- Pressão arterial elevada
Você tem os sintomas abaixo junto com a ansiedade?
- Batimento cardíaco rápido
- Hiperatividade
- Perda de peso
- Fraqueza muscular, tremores
- Olhos inchados, salientes
- Sente-se quente ou com calor o tempo todo
Se você vivenciou ou testemunhou algum evento traumático, você sofre de algum dos problemas abaixo?
- Pesadelos, terror noturno e/ou retorno de imagens do evento
- Falta de concentração, pouca memória, problemas para dormir
- Sentimento de culpa por ter sobrevivido ao evento
- Assusta-se facilmente com sons altos ou qualquer coisa que lhe lembre o evento
- Perda de interesse nas atividades e pessoas de que antes você gostava
Você sente ansiedade apenas nas situações abaixo?
- Quando não se alimenta ou quando realiza, fisicamente, coisas demais, (principalmente se você for diabético)
- Se você for mulher durante as duas semanas que antecedem sua menstruação
A ansiedade aparece somente após um ou ambos os casos abaixo?
- Tomar determinado medicamento
- Parar de tomar determinado medicamento, beber ou usar drogas
Você já teve algum dos problemas abaixo?
- Ataques de pânico seguidos por um período de 1 mês em que teve medo de ter outro ataque
- Medo do que pssa acontecer em um próximo ataque de pânico
- Mudanças nos seus hábitos que possam se relacionar aos ataques de pânico, tais como: evitar determinados lugares, não conseguir sair de casa ou temer ser deixado sozinho
Alguma das situações abaixo o está impedindo de executar suas atividades diárias?
- Checar algo repetidamente, como verificar se trancou a porta mesmo que ela esteja trancada
- Pensamentos indesejados repetidos, como o medo de que possa machucar alguém
- Repetidos atos sem sentido, como ficar lavando as mãos
A ansiedade tem impedido você de executar o que precisa no seu dia-a-dia?
Dicas de autocuidado
- Descubra a causa de estresse que está lhe provocando ansiedade e lide com ela através das técnicas de controle do estresse.
- Diminua sua exposição a fatores que lhe deixam estressado.
- Converse sobre seus medos e ansiedades com alguém em que confie, como um amigo, parceiro, professor, etc.
- Mantenha uma dieta saudável em horários regulares. Não pule refeições.
- Se você tiver tendência a episódios de baixas taxas de açúcar no sangue, faça 5-6 pequenas refeições por dia, em vez de 3 grandes refeições. Evite consumir doces com freqüência, mas carregue com você uma pequena porção de fontes de açúcar, com uma lata de suco de laranja, que servirá como fonte de açúcar no caso de você ter um episodio de baixa do açúcar no sangue.
- Exercite-se regularmente
- Evite beber cafeína após o meio-dia ou limite seu consumo. A cafeína pode piorar a ansiedade e provocar distúrbios de sono. Limite o consumo de chocolate.
- Evite a nicotina e o álcool
- Evite de tomar medicamentos ou substancias que tenham efeito estimulante, o que causa sintomas de ansiedade. São exemplos alguns descongestionantes nasais, inibidores do apetite e pó ou pílula de guaraná.
- Faça diariamente algum tipo de exercício de relaxamento. Exemplos incluem o relaxamento muscular profundo, exercícios de respiração profunda e meditação.
- Não tenha os olhos maiores do que a boca. Faça um planejamento sobre o que você consegue fazer tanto física quanto mentalmente.
- Faça simulações dos eventos que estejam se aproximando e que tenham lhe causado ansiedade no passado ou que você acha que lhe deixarão ansioso. Várias vezes antes de o evento ocorrer, imaginese calmo e sob controle durante o mesmo
- Prepare-se para lidar com os sintomas da ansiedade, se você achar que eles acontecerão. Por exemplo, se você já tiver hiperventilado antes, carregue consigo um saco de papel. Cubra a boca e o nariz com o saco. Solte o ar de sua respiração dentro do saco de papel e depois inspire. Faça isso pelo menos dez vezes. Deixe de lado o saco e respire normalmente alguns minutos. Repita a operação.
- Ajude os outrros. Os sentimentos positivos que você sente ao faze-lo ajudam a superar ou esquecer sua ansiedade.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?