#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Médicos criam novo manual de alimentação para quem tem pressão alta

Alguns alimentos - até então proibidos como o chocolate - estão liberados, mas com restrições.


Frutas também devem estar no cardápio.
Frutas também devem estar no cardápio.
Os médicos criaram um novo manual de alimentação para quem tem pressão alta. O chocolate saiu da lista dos proibidos. Mas o mais indicado é o amargo por causa da alta concentração de cacau que ajuda a relaxar as artérias. Apenas um pedaço pequeno por dia.
O café o chá verde ou preto que contem cafeína agora também são amigos do coração, em torno de duas xícaras diariamente.
Tome também leite: “Tomar dois copos por dia diminuem o aparecimento de hipertensão provavelmente devido ao cálcio contido no leite”, diz Marcus Bolívar, cardiologista.
A fritura que até agora era banida do cardápio de quem tem a pressão alta já e aceita pelos médicos, mas nada de exagerar. A cota é no máximo uma vez por semana.
“Um pastel na semana, ou uma picanha. Mas lembra que se comer um, não coma o outro”, diz Marcus.
Eliana, dona de restaurante, resiste às tentações. Ela segue a dieta ideal a base de saladas das cinco cores e reforça a quantidade de alho poró, alho e cebola, bons para dilatar os vasos.
“Eu perdi 10 quilos. E o coração hoje está beleza”, diz Eliana.
Frutas também devem estar no cardápio. O efeito de quatro já é comprovado: “Frutas como uva, maçã, romã, açaí”, diz o cardiologista.
Os piores inimigos de quem sofre de pressão alta continuam sendo a carne gordurosa em exagero e sal que teve o limite reduzido em um grama.
“Nós devemos comer no máximo 5 gramas de sal ao dia mas o que aumenta a pressão com o sal é o sódio que deve ter apenas dois gramas ao dia”, completa Marcus.
Por causa da quantidade de sódio, alimentos industrializados, temperos prontos e congelados, mesmo os da linha diet ou light, entraram na lista dos suspeitos. Até os sucos em pó.
Ginástica três vezes por semana já não basta: “Deve ser feito diariamente porque o efeito dilatador do exercício só dura 24 horas”, explica Marcus.
Por 30, pelo menos, assim como seu Elder faz: “Eu troquei o remédio pela caminhada. Já tomei remédio pra pressão, hoje é normal, diz Elder Afonso dos Santos, advogado.

Postar um comentário

0 Comentários