“Penso. Logo, desisto”. Essa frase é uma adaptação de um famoso raciocínio lógico de um pensador das antigas, o Descartes. Ela representa o sentimento da maioria das pessoas no que diz respeito a: Ter idéias vs Colocá-las em prática.
“Ah… Mas o Fulano ficou rico e famoso porque teve uma idéia brilhante“.
ERRADO
O Fulano ta nadando no dinheiro, almoçando com gente importante e dando palestras porque colocou a idéia brilhante dele em prática.
Mas tem um detalhe: ele não sabia que a idéia dele era tão brilhante antes de colocá-la em prática.
Normalmente idéias brilhantes na cabeça não são tão brilhantes no mundo real. E idéias que achamos simples demais para dar certo muitas vezes se tornam brilhantes quando colocadas em prática. É verdade.
O quê fazer então?
Coloque uma idéia muito simples em prática.
Das 4815162342 idéias que você tem na cabeça, escolha uma (em poucos segundos) e coloque-a no papel.
Esse é o primeiro passo. Escrever sobre a idéia. Explique-a para si mesmo. Visualize a idéia sendo realidade e descreva a vida real dessa idéia.
Depois vem o segundo passo. Colocar a mão na massa. Aliás, colocar as mãos, os pés, a cabeça, o coração, os pulmões, rins, estômago, alma… Simplesmente baixe a cabeça para você mesmo e faça. Tire a idéia do papel e faça acontecer de verdade.
- Não olhe para o lado;
- Não pense nas outras idéias;
- Não desfocalize;
- Não descanse.
No final dessa maratona, você não terá apenas um projeto completado, você terá sua experiência fortalecida. Projetos realizados contam experiência, idéias não.
Ter idéias brilhantes é fácil. Difícil é saber que elas são brilhantes. Isso só se aprende com a experiência de colocar idéias em prática.
Thomas Eddison já sabia disso há décadas atrás, quando disse “O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. A Nike já sabia disso há décadas atrás, quando adotou o slogan “Just do it!”.
Pense nisso. Aliás, não pense, faça!
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?