#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Você é uma pessoa agradável?




"Quantas vezes nos decepcionamos com pessoas que admiramos profundamente? Conhecê-las pessoalmente, muda instantaneamente nossa atitude. O artista precisa, antes de tudo, desenvolver uma personalidade agradável. Faz parte de um comportamento que, além de necessário, pode e deve ser aprendido. Seus princípios, são sua alma. Estar num mercado de shows e eventos, requer contato constante com seu público. Existem, mais do que você imagina, pessoas que admiram, respeitam e se identificam com sua atuação. Nada pior do que perceberem que, por trás de tudo, há alguém que não oferece o mesmo respaldo, trata todos com desdém e altivez e, acima de tudo, coloca objetivos financeiros em primeiro plano. A discrepância entre a lenda e a realidade é uma decepção muito grande para os que gostariam de acreditar ter encontrado um herói."
Jorge Sabongi
Isso provavelmente já deve ter acontecido com você! Mas é absolutamente natural: as pessoas parecem maiores quando ouvimos falar delas. Pessoalmente, não há como mascarar. Você é o que é! E, se não tiver princípios, isso será perfeitamente visível aos olhos de todos. Ninguém consegue enganar muitos por muito tempo.
Mas como evitar esse tipo de decepção? E o principal: como não ser VOCÊ a decepção?

Quando eu era pequeno, meu pai, com freqüência, falava: "tudo o que você vê nas revistas, na televisão, é uma ilusão; as pessoas acreditam no que vêem. É necessário pesar e avaliar o que você vê ou ouve falar. Pessoalmente, você, com certeza, irá se desapontar". Esse senso de equilíbrio, ajuda a evitar muitas frustrações. O mundo real de filmes, novelas, fotos publicitárias e shows não é um modelo de perfeição.
  Homens e mulheres têm suas falhas.

É muito fácil você conhecer um homem: "Convide-o para ir a um restaurante e repare como ele trata o garçom!" Para conhecer uma mulher: "Repare como ela lida com situações que envolvam sua vaidade!". Temos aí, dois excelentes raios-x de personalidade.
Falhas estruturais requerem decisão e paciência.

Tenho percebido muitas pessoas quebrando o encanto que produzem a outras, ao longo de suas carreiras, por não possuírem o preparo estrutural adequado, desrespeitando regras e princípios básicos de convivência. A causa principal dessa decepção é o não-desenvolvimento, com o passar dos anos, de uma personalidade agradável.

Por esse motivo, resolvi escrever este artigo.

Acredito muito no retorno e desenvolvimento a longo prazo. Tudo que fazemos e que surte efeito imediato não é permanente. É necessário mexer sempre na estrutura. Desenvolver uma personalidade agradável é uma tarefa que requer um esforço de dentro para fora e, acima de tudo, uma decisão de se tornar alguém melhor a cada dia.

A maioria das pessoas não tem noção do quanto podem desenvolver sua personalidade em pouco tempo. Pior, não tem noção de que a regência de suas vidas nesse desenvolvimento possui duas pedras fundamentais: "crenças" e "princípios".

Trata-se de um comportamento aprendido.
"Aquilo que você crê o torna quem você é e lhe dirige a longo prazo, definindo o seu destino." E os princípios arraigados dentro de si o(a) tornam alguém que atrai ou afasta as pessoas de você. É uma questão de escolha: ser um "elemento catalisador" ou um "elemento desagregador".

Seus princípios nascem dentro de você, desde a sua mais tenra infância. Eles são o resultado de suas experiências no âmbito familiar, suas observações durante a vida, incluídos seus revezes e suas tristes ilusões (portanto, utilize-as como forma de aprendizado e crescimento).

Pois bem, os seus princípios dizem muito da forma como você vê as pessoas e as relações interpessoais. Principalmente, como você lida com seus problemas e encontra soluções. Como você vê o mundo e o responde. Os seus princípios determinam se você será uma pessoa receptiva ou amarga. Eles constroem a sua pessoa e moldam seu caráter.

Desenvolver uma personalidade agradável requer, antes de tudo, equilíbrio e utilização das ferramentas certas. Você jamais usa um martelo num parafuso, mas sim uma chave de fenda. O parafuso é o seu problema e a chave de fenda é a sua solução.

A melhor maneira de começar essa construção é através da literatura adequada. Essa é a ferramenta No. 1. Existem pessoas que não lêem, não porque não gostam de ler e sim por sempre pegaram livros errados para iniciar sua leitura. Para elas, os livros não são a ferramenta, mas o parafuso. A grande maioria também possui aquele estigma da escola, ter que ler para ganhar nota em alguma matéria específica ou conquistar um prêmio, nunca por benefício próprio e estrutural.

Existe uma relação de livros que indico em outro artigo ("Aprender a Ser"), os quais têm auxiliado muitas pessoas. Leia o primeiro da lista ("Como Fazer Amigos...") e sinta a diferença ainda nos primeiros 15 dias.

Fundamentalmente, construir uma personalidade agradável está fincado no seu conceito de respeito. Respeito ao trabalho de todos, às limitações de cada um e a você mesmo(a). A forma como você lida com isso determina seus resultados e sua posição no meio social. Infelizmente, o desrespeito é um vício. Quando menos percebemos, estamos falando mal de alguém ou produzindo algum tipo de comentário negativo, que não beneficia ninguém. Isso parece ser uma premissa no mercado artístico, faz parte do cotidiano, quando deveria ser um sinônimo de vergonha. Falar mal de outras pessoas e fazer disso uma constante acaba desestruturando o seu caráter.

Como se trabalhar então, no sentido de construir ser uma pessoa com personalidade agradável? Alguns sintomas denotam rapidamente, ainda num primeiro contato, as atitudes dessas pessoas:




0) falam de forma tranqüila e modulada; não elevam o volume da voz, com quem quer que seja, e têm equilíbrio no que falam; nada pior que alguém com voz estridente, com alternância de volume e falando muito; o ponto de partida já começa mal...
1) tem um bom humor inabalável e adaptam-se a todas as situações e ambientes; pessoas que mudam o humor com facilidade são difíceis de suportar. Estar sempre de bom humor é uma questão de decisão, cada lugar e cada situação exigem flexibilidade.
2) utilizam as palavras certas e a forma correta ao se expressar; de nada adianta falar o certo com as palavras erradas; da mesma forma, com entonação pesada e impositiva. Isso só afasta as pessoas. Exercite pensar antes de falar, e falar com as palavras certas.
3) deixam transparecer sua emoção ao comentarem algo;  já reparou naquelas pessoas que falam parecendo senhoras da verdade? olham por cima e fazem questão de esconder a emoção... ou será que já a perderam? 
4) sabem que ao conversar, é mais importante ouvir; a melhor maneira de iniciar um bom papo é saber ouvir, mais do que falar.
5) não falam mais do que devem, e quando falam são conclusivas; quem fala muito, geralmente acaba falando besteiras, pois não consegue amarrar as idéias e acaba caindo em contradições. Fale o necessário.
6) respeitam opiniões e não criam polêmicas desnecessárias; quando você vive rodeado(a) de pessoas, é preciso entender que todos ali têm um tipo de opinião: sua forma de se conduzir em grupo, deve ser exemplo.
7) conhecem a distinção em lidar com as mais diversas pessoas e tratam todos de forma igual e respeitosa, não existindo distinção ou predileção; todas as pessoas têm algo a lhe acrescentar; mesmo aquelas que ocupam funções mais humildes. Numa única frase, elas podem mudar seus paradigmas e, quem sabe, sua vida. Trate-as sempre com respeito e dignidade;
8) independente da posição que ocupam, não se vangloriam; contar vantagem lembra o primário. Se você já passou dessa época, a fase é outra.
9) sua conduta é impecável, quase que cristalina, tanto na sua frente como por trás; se houvesse uma câmera mostrando quem você realmente é, ela poderia ficar o tempo todo ligada?
10) não se utilizam de jogos-duplos, para agradar ou ganhar a confiança das pessoas, objetivando algo premeditado;  jogar com as pessoas, visando a benefícios próprios, denota falsidade e falta de caráter. Um dia, tudo vem abaixo. Seja integro(a). 
11) intenções claras e definidas, nas tomadas de decisões; como buscar um objetivo, não tendo claramente a forma de chegar a ele; fazendo às escondidas ou mapeando o seu caminho? Tenha clareza naquilo que pretende: escreva numa agenda e vá corrigindo ao longo do caminho.
12) paciência com todos os tipos de pessoas, independente do que solicitem;
o sucesso traz conseqüências, uma delas é a responsabilidade social, o respeito para com todos que lhe admiram. Faça por merecer...seja paciente: não desaponte quem lhe quer bem!
13) não se utilizam de mesquinharias e sabem perfeitamente o quanto isso amplia a mediocridade;  concorrer é conviver com a mediocridade, estabeleça planos e metas para si e mantenha o foco. Olhe para os lados para se situar, não para criticar e tentar se auto-promover.
14) conhecimento do verbo "doar", sem esperar nada em troca. só mesmo aqueles que já conseguiram conjugar esse verbo, com todas as letras certas, conhecem o resultado monstruoso do que isso pode reverter.
15) ... anote você também, mais opiniões! ninguém melhor do que você para reparar e começar a construir sua própria opinião sobre o desenvolvimento de personalidades agradáveis...
Temos aí uma base. Estar no meio artístico exige um aprendizado que poucos conhecem ou se dão ao luxo de tentar. Ser alguém de respeito é difícil; tornar-se uma lenda é possível com o passar dos anos, se você desenvolver um trabalho sério e com consistência. Matar o mito para muitos é quase certo, se você não criar o desenvolvimento pessoal e de sua personalidade em paralelo com sua carreira.

"Tudo será sempre mais difícil, para pessoas difíceis."

O mercado de dança sempre cresceu de forma desmesurada e desenfreada. Nunca houve regras. Um mercado que desconhece hierarquia, onde cada uma luta por si própria, sem objetivo claro e, principalmente, sem disciplina.
É natural tanta desorganização e desequilíbrio.

Temos um extenso trabalho a realizar. Não acontecerá mágica e não haverá ninguém que virá em nosso salvamento. A iniciativa terá que nascer de dentro para fora. É uma questão de decisão pessoal.

O que você tem feito, nos últimos tempos, para desenvolver uma "personalidade agradável"? citação de
Jorge Sabongi

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu estava procurando algo que me ajudasse a suportar pessoas que mudam de humor com muita facilidade. Este artigo me ajudou a pensar um pouco melhor sobre a questão. Obrigado.

    ResponderExcluir

Quer dar a sua opinião?