Hoje vou acabar com alguns mitos que surgem na hora de fazer atividades físicas para perder peso , principalmente entre as mulheres que frequentam as academias. Todos os dias me deparo com várias pessoas (e neste caso incluo os homens) achando que vão passar 2 horas na esteira e estarão tendo belíssimos resultados na hora de perder peso. Saiba agora qual o melhor caminho para emagrecer e aproveitar todos os benefícios da musculação.
Musculação para emagrecer – Mitos e verdades
Primeiramente o que é perder peso? Perder peso é basicamente reduzir a gordura corporal, e usamos uma medida muito eficiente para isso, o BF (Body Fat), quando dizendo que você está com um BF de 20% estamos falando que você tem 20% de gordura corporal.
Agora imagina o seguinte fato, você tem 100 quilos e 20% de BF, isso que dizer que 20% do seu peso é somente gordura, ou seja, existem 20 quilos de gordura alojada no corpo. Você começa a malhar e ganha massa muscular e seu peso continua em 100 quilos porém o seu BF cai para 15%. Será que esta pessoa perdeu peso ou continuou na mesma? Quem disse que perdeu peso (mesmo continuando com 100 quilos) está certo, acompanhe a explicação.
Antes a pessoa tinha 100 quilos (ao total) e 20 quilos de pura gordura (BF 20%), malhou bastante e continuou com os mesmos 100 quilos mas com um BF de 15%, agora este indivíduo tem 15 quilos de gordura corporal. Já que perder peso é reduzir a gordura do corpo essa pessoa emagreceu, antes ela tinha 20 quilos de gordura e agora 15 quilos, mesmo estando com o mesmo peso na balança.
Essa história toda foi para desmentir o maior mito das academias, musculação não emagrece e as vezes faz ganhar peso. Vocês não imaginam o quanto é frequente acompanhar nas academias pessoas reclamando que não estão diminuindo o peso na balança ou até mesmo estão ganhando peso, mas elas não reparam que suas medidas estão sendo reduzidas. Afinal de contas, quem quer perder peso não deseja fazer recordes na balança e sim desfilar com o corpo um corpo perfeito, então a dica é, esqueça um pouco os ponteiro.
Porque a musculação emagrece mais do que o aeróbico?
Agora você vai entender melhor qual a diferença entre a musculação e o aeróbico na hora de perder peso. Primeiramente (como disse anteriormente) você precisa reduzir o seu BF, se você ganhar 1% de massa muscular e não perder nada (inicialmente) de gordura você já emagreceu! Isso porque 1% de massa magra reduziria a porcentagem de gordura, então teoricamente aquele indivíduo teria 19% de gordura (mesmo não tendo perdido gordura inicialmente).
A conta ali de cima funciona perfeitamente pois os músculos queimam gordura, mesmo quando você não está em repouso. A massa muscular requer uma grande quantidade de energia para se manter, então quanto maior for a sua massa muscular mais rápido (e com maior facilidade) você vai perder peso, a fórmula é simples!
A grande diferença entre o aeróbico e o exercício cardiovascular (aeróbico) é que na musculação você queima calorias enquanto está fazendo a atividade física e depois (seu metabolismo fica ativo por até 38 horas), já no cardiovascular basicamente você só perde peso no momento que está fazendo o exercício (e até 2h depois), fora o fato da massa muscular precisar de energia e queimar suas reservas de gordura.
Vale a pena fazer aeróbico? Posso fazer somente musculação para emagrecer?
A resposta é simples, vale a pena (e muito) fazer exercícios aeróbicos, você não deve fazer somente a musculação. Primeiramente a atividade cardiovascular é muito importante para a saúde, principalmente para o coração (obviamente), somente com a musculação você não vai ganhar resistência e fazer estes tipos de exercícios sem resistência física é como nadar, nadar e morrer na praia.
Você pode (e deve) usar a aeróbica para fazer o aquecimento antes da musculação (cerca de 15 – 20 min), e também pode adicionar 30 minutos e caminhas e corridas após o treino de musculação (opção mais indicada para mulheres). Agora para homens eu recomendo não misturar a musculação com a atividade cardiovascular (excluso o aquecimento).
Quando você coloca muito cardiovascular junto com a musculação e deixa o treino longo o risco de catabolizar é grande, ou seja você vai está malhando para queimar massa magra e isso não é bom para ninguém. Intercale os dias de musculação e aeróbico para não afetar o seu treinamento.
Benefícios extras da musculação no emagrecimento
Se você acha que fazer musculação e emagrecer mais rapidamente é bom confira agora alguns benefícios extras que somente levantando peso irá alcançar.
Um problema muito comum para quem perde peso e com a pele flácida e surgimento de estrias, isso porque a pele fica sem elasticidade, a musculação ajuda a evitar este tipo de problema, além de ser o único método realmente eficiente para definir o corpo, ou como você deve está acostumado ouvir, “ficar rachado.”
Outro ponto positivo é o ganho de força (sim amigo, você vai ficar fortão) e para as mulheres ficar com o bumbum durinho (sei que esse foi o seu primeiro desejo ao entrar na academia). E por falar em bumbum, somente com a musculação, senhorita, você vai poder deixar ele grande, assim como as coxas e o peitoral (que é a cobiça das mulheres).
Pouco peso e muitas repetições ou muito peso e poucas repetições?
As pessoas sempre ficam em dúvida sobre qual o melhor treinamento para perder peso, alguns personal trainer defendem que o ideal é colocar pouco peso e fazer muitas repetições, já outros defendem o contrário.
A minha opinião para isso é, depende da pessoa. Para mulheres, especialmente as que não querem ficar musculosas, e sim, apenas definir, eu recomendo o treino com pouco peso e muitas repetições (normalmente 4 séries de 15 ou 20 repetições) e com tempo mínimo de descanso, 20 segundos entre as repetições e 40 segundos entre as séries.
Já para os homens eu sugiro o mesmo treino que é usado para hipertrofia (70% ~ 80% RM), ou seja, muito peso, poucas repetições (3 séries de 6 ou 8 repetições) e um tempo de descanso médio, algo em torno de 30 segundos entre repetições e 1 minuto entre séries.
Bom pessoal, vou chegando ao fim desta matéria, espero que todos tenham gostado e que tenha ficado claro o quanto é importante a musculação para emagrecer e que também não achem que o aeróbico pode ser dispensado, como você pode ver ele continua sendo muito importante. Então até a próxima .
Fonte: Dieta na Rede
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?