Eu não sabia que metade dos meus problemas, era porque eu dormia pouco. Com ajuda do Rivotril, eu tenho conseguido dormir, e até a minha pressão arterial tem melhorado, o meu trabalho tem sido mais produtivo, a minha ansiedade tem diminuído, até a minha aparência mudou.Além de tudo o sono pode influenciar no peso das pessoas. Especialistas revelaram que quando há falta de descanso o peso pode aumentar, formando uma barriguinha, o metabolismo acaba não funcionando positivamente.
Segue ai algumas boas dicas para se ter uma boa noite de sono e com isso ter uma rotina mais tranquila e uma vida saudável
.
Dormir não é apenas descansar. De certo modo, é durante o sono que o corpo trabalha bastante, inclusive para se recuperar do desgaste diário. Um sono de qualidade garante não só disposição física e mental como ajuda a afastar a obesidade e os problemas cardiovasculares.
Vejamos os benefícios de uma boa noite de sono:
1. Efeitos positivos na balança: não adianta só suar a camisa e fazer dieta a semana inteira. Saiba que para perder os quilos extras é preciso dormir bem. Ao adormecermos, a produção de hormônio da saciedade, a leptina, aumenta e a da grelina, o do apetite, diminui consideravelmente. O sono adequado permite que esse sistema fique bem regulado, limitando aquela vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.
2. Relógio ajustado: é no breu noturno que a glândula pineal secreta a melatonina. Graças a ela temos um sono restaurador - e todos os órgãos trabalham direito e na hora certa. Hormônio do nosso sistema biológico, sua produção é inibida em ambientes iluminados. Portanto, nunca durma de luz acesa ou em frente à TV.
3. Bem-estar: se por um lado diminuimos a produção do hormônio do estresse, por outro, aumentamos a liberação de serotonina, responsável pelas sensações agradáveis. Além de diminuir a tristeza, esse neurotransmissor reduz a vontade de ingerir doces para acalmar os ânimos.
4. Crescimento: a glândula pituitária, situada na base do cérebro, produz GH, o hormônio do crescimento, enquanto você dorme. Não pense que se trata de uma substância importante apenas para crianças. Nada disso! Além de esticar os ossos, ela promove a queima de gordura e regula o açúcar no sangue.
5. Mais memória: durante o sono, uma área do cérebro chamada hipocampo transmite as informações recebidas durante o dia a outra área, o córtex. Este organiza os dados, seleciona o que é útil e armazena no cérebro. Pela manhã ficará mais fácil resolver aquele problema aparentemente sem solução.
6. Diminuição do estresse: durante o sono, seu corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina, dupla hormonal fabricada pelas glândulas supra renais que dispara nos momentos de tensão. É uma trégua para o corpo, depois de um dia atribulado. E essa trégua faz a diferença: quem não dá esse tempo no cortisol não consegue controlar os nervos.
7. Coração resguardado: de dia, o sistema nervoso autônomo, mantém nossos batimentos cardíacos em perfeito equilíbrio. Quando dormimos, porém, ele diminui sua atividade, fazendo com que a frequência cardíaca fique 20% abaixo do normal durante a maior parte da noite. Se nos privamos do sono, é como se nosso coração não descansasse; logo, dormir diminui o risco de problemas cardiovasculares.
Fonte: Revista Saúde. Editora: Abril. Número: 324. Maio, 2010.
Dicas para dormir bem:
Tome um banho quentinho antes de deitar, pois ajuda no relaxamento;
Chás calmantes como camomila, capim-limão, erva doce podem ser ingeridos antes de deitar;
Uma gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro ajuda a induzir o sono;
Evite grandes estímulos à noite, como televisão no quarto e música alta no ambiente; prefira músicas clássicas baixinhas, e leia algum livro edificante, com mensagens agradáveis - fique longe de notícias de violência;
Deite-se apenas quando tiver sono, a fim de evitar estar deitado e repensando em possíveis problemas acumulados durante o dia;
E por fim, a essência floral Rescue Sleep (associação do Rescue Remedy com o White Chestnut) ajuda a trazer boas noites de sono, se tomada 4 gotas/4 vezes ao dia.
Tente manter um horário fixo: levantar-se sempre na mesma hora, se for se deitar tarde num dia e acordar muito tarde no outro com certeza terá problemas durante o dia.
Faça exercícios: fazer exercícios regularmente é bom mais não é necessário ultrapassar de 20 ou 30 minutos por dia (caminhada, natação, bicicleta e etc…), ou então um esporte três vezes por semana.
Cuidado com os estimuladores: prestar atenção no que ingere como chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores para a falta de sono.
Evite fumar: A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína.
Bebidas alcoólicas: Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinônimo do sono, ele pode se tornar o inimigo de uma noite bem dormida.
Busque qualidade e não quantidade: Seis horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor, do que oito horas de sono leve e interrompido. Não se deve dormir mais do que o necessário.
O famoso cochilo depois de comer: Como é bom dormir um pouquinho depois de comer não é?Isso não é proibido contanto que não atrapalhe o sono durante a noite, se isso acontecer atente-o com um exercício.
Ritual do sono: você pode criar um ritual, como por exemplo, ouvir uma musica tranqüila, tomar uma ducha antes de dormir ou então ler um pouco, isso pode te deixar mais relaxado e com isso dormir melhor.
Não se esqueça do stress, ele é também um motivo para não se dormir bem, stress no trabalho na vida pessoal e social pode ser muito pior do que muito cansaço físico.
2 Comentários
Essa noite finalmente dormi sem acordar durante a madrugada, fazia uma ou duas semanas que não tinha um sono continuo! bjus!
ResponderExcluirQue bom Sammy, dormir bem é fundamental!
ResponderExcluirQuer dar a sua opinião?