(Isso que é autoestima elevada, um gato que se vê como se fosse um leão, rsrs)
Nem ia postar hoje. Pois tenho que terminar os uniformes que a minha irmã solicitou. Mas resolvi postar, pois ao consultar os meus e-mails recebidos ontem, recebi vários e-mails dizendo a mesma coisa:Pedindo ajuda , alguma motivação para continuar tentando emagrecer, pois estavam desanimadas. E o principal motivo do desânimo é o fato de não saberem o motivo por qual engordaram. E todos nós sabemos que emagrecer não é tão fácil como parece, já que apenas 1% da população tem problemas com a glândula tireóide.
Para emagrecer todos nós sabemos que precisamos comer menos e se mexer mais.
Mas não é só isso, é necessário mudar a maneira como se lida com a comida. Eu não vou falar sobre isso.
Conversando com a minha psicóloga, descobri de verdade porque engordamos.
Basta olhar para trás e observarmos em nós o que mudou em nossas vidas.E fazendo isso, percebi que quando éramos magras, se movimentávamos mais, andava-se mais a pé, de ônibus, escalávamos montanhas, acampávamos, dançávamos, saíamos só para darmos uma volta na avenida, enfim, éramos mais ativos.
Atualmente , deixamos de fazer estas coisas, portanto se mexemos menos e alimentação continua igual .
Antes a comida era mais natural, hoje em dia , é mais fácil comer comida industrializada, fastfoods, refrigerantes, e se vacilarmos, trocamos a alimentação saudáveis , por esse tipo de comida que é muito mais calórico.
Mas o que realmente nos engordou, não foi só essa mudança de comportamento. É mais do que isso.
O que fez a gente engordar foi o fato de pouca auto-estima.Em psicologia, auto-estima É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma , é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma. ou seja, as experiências do passado poder exercer uma influência significativa na auto-estima quando crescemos. Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que se faz , enfim pela definição explicação acima qualquer de nós está propenso a ter uma baixa auto-estima , pois afinal quem não sofreu ou sofre decepções , frustrações , sentimentos de perda e não são reconhecidas pelo que fazem , estamos no século XXI , ninguém liga pra ninguém , o egoísmo impera nas relações , então por que algumas pessoas mesmo assim mantém uma auto-estima saudável ?
A resposta é simples , o que nos abala na realidade não é a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio , na realidade o que vale é a sua opinião sobre todas as outras juntas , você é o que acredita , deste modo sua auto-estima é determinada por você mesmo , por isso pare de culpar seus pais , parentes , amigos ou colegas pela deterioração da sua auto- imagem , quem têm que se preocupar com ela é você , não os outros , por isso não permita que façam isso contamine você. Deixamos de nos amarmos o suficientemente, por causa das decepções e com isso foi gerado em nós uma ansiedade, o que fez compensar de algum modo, ou seja descontar na comida, pois quando éramos pequenos, e alguma coisa causava desconforto, o que os nossa mãe fazia? Nos confortava amamentando ou dando comida e isso acalmava. Está aí porque é tão prazeroso comer. E fazemos isso com facilidade quando se está com problemas. Buscamos conforto de nossa mãe, ou seja, a comida substitui esse carinho de mãe.
Deixamos de amar-nos o suficiente para não agredir o nosso corpo com o vício de comer em demasia.Comer é um vício como o de beber, de se drogar, ou de jogar.. e causa obesidade e outros males. O problema é que quase ninguém vê isso como uma doença e muito menos como vício.
Resumindo: então para emagrecer, é necessário primeiro resgatar a autoestima, ou seja, voltar a se amar, se colocar em primeiro plano , etc
Comoo resgatar a AUTO-ESTIMA
Conscientize-se de suas qualidades e de seus defeitos, mude a maneira de pensar, liste em um papel o que é importante em sua vida e lute por o que é importante. Corra atrás
de seus objetivos !
Mude o que está te aborrecendo, corte amizades com quem te faz mal, se alguém o escraviza, te obrigando a fazer o que não quer, defenda-se! Aprenda a dizer não, aprenda a aceitar elogios...conquiste devagar o que você deseja.Viva um dia de cada vez.
Mude o que está te aborrecendo, corte amizades com quem te faz mal, se alguém o escraviza, te obrigando a fazer o que não quer, defenda-se! Aprenda a dizer não, aprenda a aceitar elogios...conquiste devagar o que você deseja.Viva um dia de cada vez.
Aprenda com os seus erros, levante, sacode a poeira e dá a volta por cima. Se mesmo assim se "sentir por baixo", procure ajuda psicológica, pois há casos que precise ajuda de um precise de um profissional.
Algumas dicas para emagrecer:
- Estabeleça metas viáveis.
- Emagreça POR VOCÊ, não pelos outros.
- PREOCUPE-SE COM O PROCESSO. OS RESULTADOS VIRÃO COMO CONSEQÜÊNCIA.
- Aumente as fontes de prazer. A comida é um prazer e não O PRAZER. Não evite situações porque está gorda.
- Pratique atividade física. O melhor exercício é aquele que mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazer amanhã.
- Pratique alguma forma de relaxamento.
- Esqueça as “dietas loucas”, milagrosas. Troque o “regime” pela reorientação nutricional.
- A sensação de falta de controle é pior que a falta de controle em si. O problema não é um bom-bom, mas a caixa toda, se você partir para o “perdido por um”...
- Lembre-se, o erro é oportunidade de aprendizado. Errou? Corrige! Caiu? Levanta!
- Seja feliz enquanto emagrece. Não espere emagrecer para ser feliz.
- Emagrecimento se baseia num tripé: nutrição adequada, atividade física e EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO.E cada caso é um caso, pois cada obesidade tem um motivo enraízado, uma causa oculta que precisa ser avaliado.Boa sorte!
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?