#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Pequenos gestos que ajudam a manter a forma Hábitos saudáveis tornam o seu dia a dia no trabalho e os finais de semana mais animados


Acordar cedo, sair correndo para o trabalho, resolver problemas da sua equipe, almoçar correndo para matar a fome, chegar em casa cansada e desmaiar na cama... Muitas vezes, acabamos levando nosso dia a dia dessa maneira, sem que sobre muito tempo para nós mesmas. Mas, com poucas mudanças nessa rotina corrida, é possível incluir pequenos gestos saudáveis ao longo do dia, que vão ajudar você a se sentir mais feliz – e também farão com que você fique sempre em forma. Arrumar tempo é uma questão de prioridade. É fundamental separar alguns momentos para nós. Veja algumas dicas para enfrentar o dia com mais energia e saúde.

1 – Dormir bem - Ter uma boa noite de sono é um dos requisitos para uma vida melhor. Não se preocupe em dormir cedo se você normalmente vai para cama mais tarde. O que não pode acontecer é dormir pouco. Tente organizar o seu sono da seguinte maneira: se você precisa sair de casa às 8 horas, acorde às 7 horas e vá para a cama às 23 horas, assim você terá 8 horas de sono e ainda terá tempo suficiente para se arrumar. Entenda o seu relógio biológico e as necessidades do seu corpo, não passe dos limites. Tem pessoas que precisam de mais ou de menos horas de sono, respeite os seus limites.
2 – Comer a cada 3 horas por dia - A nutricionista Joana Lucyk, de Brasília, aconselha pequenos lanches entre as principais refeições. O organismo não entende um período muito longo de jejum. Quando comemos depois de muito tempo sem nos alimentar, o organismo faz reservas e não consome todos os nutrientes. Para condicionar o ritmo acelerado do metabolismo, coma frutas, frutas desidratadas e castanhas, pois são ótimas opções para os pequenos lanches ao longo do dia.

3 – Hidratação - Normalmente nos esquecemos de tomar água no inverno, porque transpiramos menos e não sentimos tanta sede. Porém, a hidratação é importante em qualquer estação do ano. Em média, 2,7 litros de água são indicados para as mulheres adultas, 3 litros para as gestantes e 3,7 litros para as lactantes. Nossa pele está constantemente perdendo água para o ambiente.
4 – Alongamento no trabalho - Alongar-se é bom porque faz o sangue circular, além de devolver a elasticidade dos músculos que perdemos ao longo dos anos. Para a fisioterapeuta Nilza de Souza Bueno, de São Paulo, as pessoas que trabalham muito tempo sentadas devem “procurar dar uma volta de hora em hora, levantar-se da cadeira e circular um pouco, alternando atividades de digitação com atividades de arquivamento ou atendimento telefônico”, por exemplo. O alongamento também é uma ótima opção para essas pessoas porque faz os músculos e tendões relaxarem saindo do estado de tensão. O professor Márcio Marchetti, de São Paulo, ensina que entre vários tipos de descontração muscular, a cervical, rodando o pescoço num sentido primeiro e repetindo o mesmo movimento no outro sentido, não se esquecendo de respirar corretamente, pode evitar também que você adquira algumas patologias por esforço repetitivo.
5 – Pequenos exercícios - Se você trabalha no 2º andar, que tal aproveitar o horário de pico dos elevadores e subir as escadas? Muitas vezes, somos tomadas pela preguiça e subimos ou descemos de elevador distâncias desprezíveis. Além disso, você pode também ir ao supermercado mais próximo da sua casa a pé, em vez de pegar o carro, e pedir para entregar a sua compra em casa. Você caminhará um pouco pela sua vizinhança e fará exercício sem tomar muito de seu tempo.
Muitas vezes a correria do dia a dia tira as opções que você tem de viver com muito mais saúde e de bem com o seu corpo. Cabe, portanto, a você enxergar que as opções existem e não tomam muito do seu tempo. Que tal compartilhar essas dicas com seus amigos de trabalho e praticarem juntos os benefícios que o cuidado do corpo proporciona na vida –  profissional e afetiva. Tudo com muita saúde, é claro!

Postar um comentário

0 Comentários