Por Desire Coelho
Nove em cada dez pacientes que consultam algum nutricionista têm a mesma queixa: “Preciso emagrecer”. Isso quando a frase não aparece em sua forma mais completa: “Preciso emagrecer rápido!”. Como tudo hoje em dia, as pessoas querem tudo para ontem. As capas das revistas da área da “saúde” estampam diversas possibilidades de como as pessoas podem (como elas mesmas dizem) eliminar, derreter, perder, enxugar os quilinhos extras.
Todas essas possibilidades levam a pessoa a acreditar que de fato seja muito fácil e simples emagrecer 3 kg em uma semana, por exemplo. Mas será que de fato isso é fácil ou possível?
Para fazermos essa simples conta precisamos diferenciar emagrecer de perder peso. Perder peso significa subir em uma balança hoje e pesar, por exemplo, 70 kg. Depois de uma semana você sobe novamente na balança e está pesando 67 kg. Ou seja, em uma semana você conseguir perder 3 kg de peso. Mas isso significa necessariamente que você emagreceu? Não!
Emagrecer significa tornar-se mais magro, ou seja, ter mais massa magra no corpo. Uma pessoa pode conseguir isso de três formas: aumentar massa muscular (massa magra), diminuir a quantidade de tecido adiposo (massa gorda) ou a somatória dos dois. E emagrecer, que é o objetivo principal, não é fácil e nem rápido!
Para emagrecer 1 kg precisamos de um déficit energético de, aproximadamente, 8.000kcal. Logo, para emagrecer 3 kg precisamos de um déficit de 24.000kcal. Se pensarmos em uma semana, isso significa que nos 7 dias teríamos que ter um déficit diário de 3.000 kcal! Fácil, não? Na prática, com o gasto de energia médio, isso significa que a pessoa teria que correr uma maratona (42 km) por dia, durante os 7 dias!
Com isso o que é importante entender é que as pessoas não engordam de um dia para o outro. Logo, não adianta querer emagrecer assim... os dois são um processo crônico. Não há magia ou pílula milagrosa (pelo menos nada que seja legalmente comercializado e que não coloque em risco a vida da pessoa).
O emagrecimento é sempre acompanhado de uma diminuição do volume corporal. O importante é sentir a roupa ficando larga! Por isso, SE QUISER EMAGRECER ESQUEÇA A BALANÇA!
Até a próxima!!
Desire Coelho
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?