#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é Carga Glicêmica

A carga glicêmica avalia as alterações na glicemia causadas por uma determinada porção do alimento. Afirmamos então que a obesidade tem causas diversas, pois envolve muitos fatores.

Como o açúcar, ou melhor, os carboidratos são os primeiros nutrientes que o organismo busca para produção de glicose e sua importância na vida das pessoas é muito grande, vamos detalhar os processos que acontecem com seu uso.

O açúcar não contém nutriente algum e por isso é digerido quase que instantaneamente, elevando a taxa de glicose no organismo. Essa elevação de glicose faz com que aumente a secreção de insulina pelas células do pâncreas. Esta por sua vez é responsável por jogar glicose para o interior das células onde será metabolizada para se transformar em energia.

Insulina em excesso pode baixar as taxas de glicemia rápido demais, o que gera fome novamente. É o que observamos quando comemos massa, logo ficamos com fome. Ora quanto mais se come mais se engorda.

Existe o risco ainda do desenvolvimento de uma condição chamada resistência à insulina, que pode levar ao quadro de diabetes. Todos os alimentos que contêm carboidratos aumentam a glicemia sem exceção, mas cada um apresenta uma carga glicêmica, dependendo da forma de preparo, da combinação com outros nutrientes como gordura, fibras insolúveis e proteína. Por exemplo, a batata cozida apresenta maior carga glicêmica que a batata frita, porque é isenta de gordura.

Para emagrecer, entre outras recomendações, é aconselhável utilizar alimentos com baixa carga glicêmica. Na internet você poderá encontrar tabelas de comparação entre alimentos com índice glicêmico e carga glicêmica.

Essa redução de carboidratos para emagrecer é um tanto trabalhosa, a maioria das pessoas "aprendeu" a comer alimentos adocicados desde a infância. Alimentos adocicados ajudaram a sobrevivência de nossos ancestrais, que diferenciavam alimentos saudáveis dos venenosos. Antes se comia poucos carboidratos e hoje a oferta deles é muito grande, principalmente entre as crianças.

O ideal para emagrecer é ingerir carboidratos bons como os das frutas, das verduras e dos legumes e muito pouco os processados.

Aguardo perguntas e sugestões.
Por:
Dr. José Rui Bianchi


Alimentos com baixa carga glicémica

Preparar as refeições com alimentos com baixa carga glicémica parece ter muitos benefícios para a saúde.Ajuda a manter um peso normal e protege das doenças cardíacas, da diabetes e de algumas formas de cancro. Por regra, os hidratos de carbono têm maior carga glicémica que as proteinas e gorduras. Mas os hidratos de carbono bons, como os legumes, oleaginosas e cereais integrais, em geral apresentam manores cargas glicémicas do que os hidratos de carbono maus, como as batatas.
Utilize este quadro como orientação para seleccionar hidratos de carbono saudáveis.


Carga glicémica alta ou baixa?
Carga glicémica alta
->Bolachas de água e sal
->Batatas fritas
->Mel
->Batatas
->Pão branco 
->Arroz branco
->Cereais refinados
->Refrigerantes
->Açucar


Carga glicémica baixa
->cevada
->Farelo
->Arooz castanho
->Lentilhas
->Flocos de aveia
->Frutos inteiros
->Cereais integrais
->Produtos com cereais integrais


Postar um comentário

0 Comentários