#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Lidando com o Stress


1.   Aprenda a relaxar:  o método depende de cada um. Descansar alguns minutos à tarde, andar pela manhã, encontrar um lugar tranqüilo para permanecer durante o dia, tomar um banho quente quando chegar em casa, massagear seus pés, enfim, algo que sinta prazer e que não lhe cause preocupação em realizá-lo.

2.     Faça mais exercícios:  estes proporcionam todos os tipos de benefícios;  um deles é que habilita seu físico a suportar a pressão e hostilidade que acompanham o stress,  ou seja, além de suportar melhor as sobrecargas você estará  prepa­rado para  as emergências. Ademais propiciam  relaxa­mento das tensões localizadas nos músculos e  incrementam a circulação sangüínea.     MUITO  IMPORTANTE : você deve gostar do exercício que realiza

3.     Organize seu dia de acordo com o que realmente quer fazer:
deverás tomar consciência de si mesmo, suas capacidades, dificuldades e facilidades. Concentre-se naquilo que é importante e que seja capaz de lhe trazer satisfação. Faça uma lista das coisas que necessita concretizar, porém tente ser sincero, não subestimando ou superestimando-se e carregue-a consigo.

4.    Aprenda a conservar as crises em seus devidos lugares:  aprenda a distinguir  o que são maiores ou menores crises; você se surpreenderá ao notar que a maior parte dos problemas e crises da vida são as menores. Quando você encontrar esses problemas menores, resolva-os, e aí  esqueça-se disso.

5.     Elimine as atividades desnecessárias de sua vida. Aprenda que esta não é uma constante luta contra o relógio. Identifique as coisas que você pode delegar a outros e despreocupe-se.

6.     Quando você sente que está ficando nervoso ou irritado, pare. Tome consciência de que isto não lhe faz bem. Respire fundo, sente-se por alguns minutos com os olhos fechados e os braços estendidos. Não retome `as atividades antes de sentir que recuperou seu controle.

7.     Tente trabalhar num ambiente de paz.  Muitos meios de trabalho tem diversos fatores como barulho, correria, poluição, que podem lhe causar desgaste.  Evite-os. Torne o seu meio o mais alegre e relaxante que puder ser.

8.  Aprenda a viver no dia-a-dia ao invés de ficar pensando constantemente no futuro. Preste atenção no que está acontecendo no aqui e agora, olhe ao seu redor e aprenda a apreciar e avaliar o seu momento atual ao invés de estar dirigindo seus pensamentos para coisas vagas. Somente aproveitando o presente é que você saberá aproveitar o futuro.

9. Se algo está  te preocupando converse com algum amigo íntimo ou com alguém de sua família.    Conservar uma preocupação dentro de você deixa-o frustrado, deprimido e ainda mais preocupado.  Tente conversar com alguém; uma pessoa “de fora” da situação pode te oferecer uma solução que você ainda não havia pensado.

10.    Se você se encontra com um problema muito sério ou difícil de solucionar vá  para algum lugar e dê tempo e chance para que você possa coletar suas coisas e acalmar suas  emoções. Depois dessa breve escapada, volte-se para o problema e tente resolvê-lo; mas preste atenção : escapar permanentemente ou por um longo  período só servirá para aumentar seu stress e os efeitos que isto causa no seu corpo.

11.                   Quando você sente-se esgotado, frustrado ou emocionado com alguma coisa, procure fazer uma atividade física. Organize seu espaço, corte a grama, arrume sua bicicleta e pedale um pouco...                                                 

12.    Se você está  freqüentemente envolvido em disputas e desafios, aprenda a contentar-se com menos. É importante que assegure-se  do seu crescimento com princípios e moral conservados, evitando corrompê-los. Aprenda a comprometer-se e não despreze o que lhe preocupa.

13.                   Se você está planejando algum trabalho, e considera-se incapaz para realizá-lo completamente, aprenda a dividir as tarefas em uma série de pequenas etapas. Daí  comece a realizá-las, uma a uma, até conseguir atingir sua meta final.  Por exemplo, quando você está abrindo suas correspondências pela manhã em seu escritório, leia cada uma e concretize o que se refere à mesma antes de abrir a seguinte. Não fique lendo todas de uma só vez pois provavelmente ao final disto você se sentirá cansado e incapaz de resolvê-las.

14.                   Não tente ser perfeito em tudo o que realiza. Você é um ser humano portanto sujeito a falhas e erros.  Você pode dar o melhor de si para concretizar suas metas, porém não seja deveras crítico e castigador quando o seu trabalho não estiver perfeito. Se você deu o melhor que está podendo no momento esteja satisfeito por isso.


15.                   Aprenda a controlar sua natureza competitiva. Uma estrada é um bom lugar para você praticar isso: quando um carro atrapalhar sua passagem, diminua sua velocidade e deixe-o sair da frente, ao invés de apertar bem fundo seu acelerador. Outra boa forma : durante uma discussão contribua positivamente com suas idéias ao invés de criar argumentos para  “vencê-la”. Pegue “mais leve”, nem todos vivem eternamente numa competição..


16.                   Durma e descanse mais. Isto é imprescindível: o sono ajuda seu corpo a recuperar-se do stress conferindo a saúde necessária para a continuidade da vida.

17.                   Aprenda a concentrar-se numa tarefa ou trabalho enquanto o está realizando. Afaste a tendência de pensar em outros assuntos enquanto faz outras coisas.

18.                   Aprenda a dizer NÃO a coisas que não quer fazerMuitas pessoas sentem-se incapazes de dizer não, mas você é dono de si e portanto livre para escolher como despende seu tempo e energia. Se você fizer algo que não gosta,  provavelmente o fará mal.

19.                   Periodicamente saia da sua rotina de trabalho e caminhe um pouco. Suba pelas escadas, ande o máximo que puder se o seu trabalho restringe-se num escritório fechado, e na hora do lanche procure sair e respirar ar puro (ainda que trabalhe em pleno centro da cidade! ).

20.                   Tente relaxar por alguns instantes mesmo quando você está  sentindo que se aproxima de um stress: faça algumas deflexões, deixe os braços livres de tensões, respire profunda e lentamente. Encoste o queixo no peito e faça uma rotação lenta e completa da cabeça. Massageie seu ombro ou peça que alguém o faça. Deite-se com os pés elevados por 15 minutos.

21.                   Estude e pratique Yoga ou alguma outra forma de meditação.

22.    Coma alimentos adequados em horários adequadosPessoas sob stress necessitam uma melhor nutrição. É indispensável que ingira mais proteínas, vitaminas e sais minerais para reparar o que foi danificado pelo stress. Evite doces, açúcar refinado, gorduras. Coma uma dieta balanceada na qual não falte fibras para ajudar a motilidade intestinal (saladas, frutas frescas, cereais). Conserve seu baixo peso ou procure emagrecer racionalmente.  O excesso de peso é um grande malefício à  sua saúde.

23.                   Reconheça e aprecie seu valor próprio como ser humano com seu potencial e talento individuais.

24.                   Permita-se expressar livremente suas emoções liberando-se de excesso de preconceitos e restrições. Se você está  triste pela morte de um amigo, permita-se chorar. Se alguém o perturbou aprenda a expressar seu descontentamento de forma razoável. Dar liberdade às suas expressões fará com que sinta leveza e bem estar para enfrentar novos obstáculos.

  
25.                   Se você tem dificuldade em lidar com alguém com o qual é  forçado a conviver diariamente, aproxime-se dessa pessoa de maneira calma e racio­nal e deixe-o saber o que te incomoda. Use uma linguagem tipo “Tenho observado que você tem feito dessa forma.. ou talvez possamos dividir esta tarefa...” Usando uma linguagem clara e não agressiva, não trará desgosto a ambos e provavelmente dará  bons resultados.

26.                   Ser agitado é um comportamento aprendido. Se você tem essa tendência pense sobre isto. Lentifique-se quando puder. Planeje seus deveres com antecedência para não viver correndo a fim de resolvê-los. Faça uma análise realista do que está ao seu alcance e imagine as etapas necessárias a atravessar.

27.                   Ame as pessoas ao seu redor. Comece por sua família; diga-lhes que os ama. Faça o mesmo com sua parceira(o), com amigos. Experimente amar as pessoas e observe quão positivos serão os retornos.

28.                   Escute uma música que o ajude a acalmar. É conveniente que seja do tipo suave, instrumental; deite-se e feche seus olhos, adormeça e se puder tire o seu “cochilo”...

29.                   Ative-se por etapasorganizando o seu meio ambiente de forma a evitar os estímulos que lhe perturbem: se o telefone está constantemente tocando enquanto tenta concentrar-se, desligue-o por instantes; se sua agenda esta bagunçada , organize-a e recorde-se das obrigações.

30.                   Deixe claro às pessoas o que elas podem esperar de você e quanto tempo isto levará. Este ponto relembra a questão de saber dizer não. Se alguém o solicita para que você confira algumas aulas, faça-o saber exatamente quanto tempo necessitará para prepará-las, e afirme que este é o tempo adequado e indispensável, caso contrário não poderá cumpri-las. Preste atenção que provavelmente alguém tentará persuadi-lo a encur­tar o tempo mas, se você deixou claro  suas condições, faça-se respeitar.

31.                   Treine a alimentar-se mais vagarosamente. Deixe o garfo recostado sobre o prato durante as mastigações. Comer é um hábito básico, e habilitar-se a fazê-lo tranqüilamente lhe permitirá atuar da mesma forma em relação a outras coisas.

32.                   Tente realizar quaisquer coisas mais vagarosamente uma vez que já  tenha conseguido isso em relação ao hábito alimentar; ande devagar, fale devagar. Perceba-se enquanto você está conversando: seus gestos são rápidos ou refletem tranqüilidade ?

33.                   Estabeleça suas metas e meios de sentir-se realizado; preocupe-se menos com o que pensam os outros; se você está feliz é o que importa.

34.                   Tente ter uma visão positiva do mundo. É fácil ser crítico e achar o lado negativo das pessoas e coisas. Porém, tente durante uma semana encontrar o lado positivo. Uma vez que você passe a reconhecer o “bom” que está ao seu redor, todas as coisas mudar-se-ão em sua mente.

35.                   Todos cometemos falhas; tente usar as suas em seu benefício. Ao invés de lamentar-se sobre uma má experiência, fervendo sua cabeça como uma “panela de pressão”, retome e analise a experiência, extraia as boas  coisas que possa ter aprendido. Se reconhecer seus erros e tentar modificar suas condutas, estará  melhor do que a maioria das pessoas .

36.                   Trate os que estão ao seu redor com respeito. É fácil sentir suspeitas ou ficar paranóide sobre as pessoas que estão lhe causando stress, porém, ao invés de tratá-los com hostilidade, tente tratar com cortesia e respeito. Eles provavelmente voltar-se-ão a seu favor, e você poderá  notar que já  não lhe causam tanto stress.

37.                   Faça o que puder de melhor para fortalecer as relações amistosas daqueles que lhe são importantes; esteja certo do seu esforço e saiba reconhecer os limites do próximo.

38.                   Lembre-se que há  sempre opções e alternativas. Todos nós fazemos planos e sentimo-nos desapontados quando estes são malogrados ou que não se deram exatamente como queríamos. Não é o fim do mundo: há sempre novas opções. Sente-se e respire fundo e imagine uma forma diferente de atingir o seu objetivo. Use sua inteligência em seu benefício.

39.                   Entre em contato com suas necessidades próprias. Além daquelas que são comum a todos, cada qual tem suas necessidades particulares e individuais. Conheça-se melhor e sinta  quais são as coisas que lhe satisfazem, e portanto, procure respeitar seus desejos.
Fonte: http://www.emtr.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários