#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Orientações Básicas para a Perda de Peso Orientações Dietéticas


Alguns preceitos devem ser observados e seguidos para garantir um bom resultado no tratamento alimentar:

- A alimentação deve ter um bom fracionamento, por exemplo: 3 refeições principais e 3 pequenos lanches intermediários.
- Evitar "pular" refeições, principalmente o café da manha. Um estudo publicado na revista "The American Journal of Clinical Nutrition", de abril de 1998, relaciona a ausência do café da manha em crianças americanas com o baixo rendimento em atividades escolares relacionadas a atenção e memória. Isso nos faz supor que é provável uma relação entre ausência desta refeição e baixo rendimento no trabalho.
- Mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada.
Esta ação proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com que o indivíduo se sinta saciado.
- Praticar as refeições em
lugar tranqüilo, sem pressa, tentando não discutir a mesa, nem ocupar-se de outros assuntos, para não comer sem perceber. É indicado sentar a mesa e utilizar pratos e talheres, mesmo que a refeição seja composta apenas de uma fruta (no caso dos lanches).
- Tentar diferenciar a fome fisiológica da fome psicológica, verificando se a necessidade de se alimentar realmente existe ou se está apenas compensando um desejo psicológico. Para isso é necessário reconhecer a presença da fome e comer em resposta a esse estímulo, em vez de simplesmente comer por reação a um desconforto generalizado.
- Ingerir muito liquido, principalmente água para a manutenção das funções normais do organismo; mas sempre no intervalo das refeições.
- As fibras devem fazer parte da ingestão dietética diária, para assegurar um bom funcionamento intestinal e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol. Os alimentos ricos em fibras tem digestão mais lenta e reduzem a sensação de fome. O ideal é ingerir 20 a 30g de fibras por dia
- Não se aconselha dormir logo após uma refeição, pois no sono nosso metabolismo (gasto energético) diminui, causando um maior armazenamento dos nutrientes, sobretudo a gordura.
- Não se deve abusar do uso de sal e condimentos, pois estes aumentam a necessidade pelos doces.
- É necessário variar o máximo possível os alimentos nas refeições, para assegurar a ingestão de todos os nutrientes e para evitar a monotonia, responsável pelo abandono da dieta.
- O exercício físico deve ser praticado freqüentemente, pois ele causa um gasto de energia que contribui bastante no processo de perda de peso, e alivia a ansiedade.
Segue abaixo um exemplo de cardápio baseado nos princípios da reeducação alimentar para perda de peso, que possui todos os nutrientes necessários à manutenção das funções orgânicas, e que propicia uma boa digestão e aproveitamento dos nutrientes, em função do fracionamento das refeições.
Desjejum
1 copo de leite ou iogurte desnatado
2 fatias de pão diet ou glúten ou 4 torradas ou bolachas água e sal
1 fatia media de queijo branco magro ou cottage ou requeijão light
1 fruta
Almoço
salada crua a vontade
1/2 prato sobremesa de legume cozido
4 col. sopa de arroz ou macarrão de glúten ou 2 batatas médias
1/2 concha de feijão ou outra leguminosa
1 pedaço médio de carne magra
1 fruta
Lanche
Idem desjejum, reduzindo a quantidade de pão pela metade
Jantar
Idem almoço, menos a porção do feijão e reduzindo a quantidade de arroz pela metade
Ceia - 1 copo de leite desnatado ou 1 pote de iogurte desnatado ou diet
É muito importante manter uma boa hidratação do organismo, mediante a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. O melhor exercício a ser praticado por quem deseja perder peso é o aeróbico, como caminhar, nadar, pedalar, correr, praticar hidroginástica ou aeróbica de academias. Isso porque, quando praticados ininterruptamente por mais de 40 minutos, esses exercícios utilizam a gordura corporal para a obtenção de energia. Os exercícios localizados e a musculação desenvolvem a massa muscular, causando uma perda de peso menor.
A prescrição dietética é fundamental no tratamento de sua doença. É importante que você entenda que as modificações propostas são baseadas nas informações que você deu ao seu médico. Não existe "dieta mágica". Cada dieta tem efeito variado sobre a doença. As modificações na dieta são lentas e devem ser graduais. Pense que você irá modificar seus hábitos alimentares e que essas modificações devem durar para a vida toda. Modificações drásticas, em geral, não formam novos hábitos alimentares.

Postar um comentário

0 Comentários