#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

É possível treinar o cérebro para a felicidade ou tristeza, mostra estudo


imagen-relacionada
Você é uma pessoa positiva ou negativa? Suas ações sempre estão voltadas para o lado bom ou você sempre procura por problemas em todas as situações? De acordo com o estudo Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade, conduzido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, esse tipo de comportamento – olhar as coisas pelo lado positivo ou negativo – pode ser desenvolvido com treino.



A pesquisa aponta que se você treina o seu cérebro para procurar por erros e problemas dentro da sua carreira, como em Contabilidade ou Direito, isso pode se tornar um comportamento padrão na sua vida pessoal.


Os cientistas explicam esse fenômeno se baseando em um jogo de Tetris. O estudo descobriu que se uma pessoa passa muito tempo jogando Tetris, pode começar a analisar o mundo sob a perspectiva de como pode fazer linhas retas. Os cientistas batizaram o fenômeno de Efeito Tetris.

A mesma coisa acontece com os seus níveis cognitivos. Ou seja, se você passa muito tempo da sua vida analisando situações sob uma perspectiva negativa, tende a fazer isso em todas as áreas dela, sejamprofissionais ou pessoais.

No entanto, se é possível treinar o seu cérebro para a “tristeza” e para a busca de pontos negativos, o inverso também é verdadeiro. Para resolver esse tipo de problema é preciso treinar o cérebro para procurar pelo lado positivo em cada situação, confira como:


Para treinar o seu cérebro para a felicidade: 

1. Liste as coisas boas que acontecem com você

De acordo com um estudo publicado na Personality and Social Psychology, o simples fato de listar as coisas boas que acontecem na sua vida ou aquilo pelo que você é grato já tem o poder de treinar a sua mente para focar no que é positivo.

 2. Pratique o julgamento retrospectivo
Fazer um julgamento retrospectivo significa reavaliar os acontecimentos da sua vida sob outro ponto de vista. O livro “Hapiness: Unlocking the Misteries of Psychological Wealth” afirma que colocar algo de bom nos eventos negativos que você já vivenciou faz com que você se lembre deles sob um ponto de vista positivo.

3. Espere que as coisas melhorem
Ser otimista pode, de fato, fazer você uma pessoa mais feliz. De acordo com um estudo publicado no livroEmotion, praticar “intervenções de felicidade”, como o otimismo, pode dar resultado, desde que a pessoa que está praticando acredite nisso e se comprometa com a tentativa.

Postar um comentário

0 Comentários