Existem pessoas que trabalham muito, mas conseguem conciliar o trabalho à vida pessoal e familiar.Estas sabem administrar o tempo,podendo desfrutar de suas necessidades além do trabalho, tendo assim boa qualidade de vida.
Por outro lado há pessoas que trabalham excessivamente e são viciadas em trabalho, as chamadas workaholics-são pessoas que fazem do trabalho o motivo de sua existência.
A qualidade de vida tem se tornado um desafio dentro das organizações, que tem de atrelá-la aos seus processos,uma vez que visa a satisfação e bem -estar do colaborador,que satisfeito com o seu trabalho, produz mais e melhor.
Diversos fatores levam as pessoas a trabalhar além do limite deixando de lado a família os amigos e anulando a própria vida pessoal, dentre eles: a necessidade financeira, desejo de alcançar status,reconhecimento,ambição entre outros.
Assim como qualquer vício,o excesso de trabalho ou o vício por ele,é prejudicial à saúde e pode gerar graves conseqüências como o desgaste físico e mental,ocasionados pelo ritmo acelerado e sobrecarga,desencadeando outros problemas tais como alto nível de stress,depressão,ansiedade e insônia; problemas que influenciam negativamente o desempenho e a produtividade , pois o indivíduo cansado produz menos ou com má qualidade ,atingindo assim os resultados da organização,o que em casos extremos resulta no desligamento do colaborador e o que lhe resta são apenas problemas de saúde.
Vemos então como a qualidade de vida é fundamental dentro de qualquer organização,pois afeta diretamente os indivíduos e os seus resultados.
Para evitar esse transtorno,há medidas que o próprio indivíduo pode tomar:administrar melhor o seu tempo para pode se dedicar a outras atividades além do trabalho,não misturar a vida profissional com a vida pessoal ou familiar e vice - versa, dar o melhor de si naquilo que faz e conhecer suas limitações "não abocanhar mais do que pode mastigar".
A organização também deve tomar certas medidas em relação a esses problemas, oferecendo remuneração justa,tratar todos com igualdade, dar o feedback entre outros.
São medidas que prevenirão esse tipo de acontecimento e simultaneamente motivará os colaboradores a exercerem melhor o seu trabalho sem a "necessidade de trabalhar demais" e terem tempo de se dedicar a família e a momentos de lazer.
Fonte :http://www.administradores.com.br
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?