Quem inventou o escondidinho foi um cara esperto. Imagine, misturar dois sabores tão complementares quanto mandioca e carne seca - e de uma forma perfeita! Porém, existe uma evolução do prato, que é o escondidinho feito não com a mandioca tradicional, mas com a mandioquinha (batata salsa). O escondidinho feito com este tubérculo é mais leve e tem uma cor ainda mais viva, pois o amarelo da mandioquinha é bem mais presente que o da mandioca comum - além de ser mais nutritiva. Então aprenda a fazer o delicioso escondidinho de mandioquinha com carne seca a seguir.
Dificuldade
Fácil
Instruções
O que você precisará
1 kg de carne seca
meio quilo de mandioquinha
1 cebola média picada
óleo
sal
queijo mussarela ou catupiry
parmesão ralado
1
Prepare primeiro a carne seca, para amolecê-la e dessalgá-la. Você irá utilizar um pacote, que tem aproximadamente um quilo de carne. É preciso cozinhá-la na panela de pressão com sal até que fique no ponto de desmanchar. Parece loucura, mas ao cozinhar o charque com sal, o sal que já está nele sai. Escorra bem a carne e lave-a com água corrente para retirar o excesso de sal. Depois que a carne estiver macia e dessalgada, refogue-a em uma panela com cebola. Depois coloque-a no refratário onde você fará o escondidinho - ele deve estar untado com manteiga embaixo e dos lados, para a carne não grudar.
2
Descasque e cozinhe meio quilo de mandioquinha, apenas com um pouco de água sal, até que ela desmanche. Depois de cozidas, escorra-as e faça uma espécie de purê. Você pode passá-las no moedor de batatas se quiser, mas elas são tão molinhas que basta amassar com o garfo. Misture duas colheres de sopa de manteiga ou margarina e meio copo de leite (100ml) ou menos, até que a mandioquinha fique no ponto de purê. Reserve, pois agora vem o pulo do gato desta receita.
3
Coloque fatias de queijo mussarela ou creme de queijo catupiry por cima da carne desfiada no refratário, antes de adicionar o purê. Isto deixará seu prato ainda mais saboroso e cremoso. Cubra toda a extensão do refratário com purê e salpique parmesão ralado por cima. Também é possível colocar um pouco de cebolinha picada para enfeitar. Leve ao forno em fogo baixo por 20 minutos ou até que o escondidinho fique dourado. Espere esfriar um pouco (para não queimar a língua!) e seu escondidinho estará pronto para servir! Ele vai bem sozinho ou acompanhando arroz branco. Esta é a receita básica, mas você pode incluir outros ingredientes à sua carne refogada, como bacon, milho, fica a gosto do chef!
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?