1- Avalie-se: No final do ano é o momento de se perguntar: “Quais promessas de fato eu cumpri? E as que não deixaram de ser promessas, porque não as realizei?” questiona a psicóloga. Quando as metas planejadas no ano anterior não se realizaram, é importante saber o que foi feito durante o ano para que elas se realizassem, qual foi a intensidade da sua luta e persistência no decorrer do ano, para que seus objetivos fossem alcançados? Você lutou o suficiente ou logo as esqueceu?
2- Reavalie suas metas: Para a psicóloga, muitas vezes as promessas de fim de ano podem acabar sendo esquecidas, por não serem tão importantes assim. “O motivo de fracassarmos é acolher metas por influência externa, por pressões, atribuições de outros, isso é um dos motivos de perdermos o desejo de realizá-las”, diz. Outro aspecto ressaltado pela psicóloga é querer conquistas sem planejar e imaginar que basta querer para ter. “Apesar desse ser o início de tudo, não podemos ficar só idealizando, após esse passo segue todo um plano e os objetivos para alcançar a realização, portanto após avaliar as metas (sonhos, objetivos), e analise se a metas são de fato possíveis.
3- Escreva: Em meio a toda aquela confusão do Réveillon, as promessas podem ser feitas no calor do momento, e depois esquecidas ou distorcidas. Para Patrícia, escrever sua proposta faz parte da própria análise de possibilidade além de marcar de forma concreta, objetiva seu propósito, como colocar em local de fácil acesso para ser um lembrete. “Algumas pessoas não se apegam a nada e necessitam de sinalizações para os fazer recordar, isso auxiliará a não se perder no meio do caminho, a fortalecer a determinação”, diz.
4- Seja estratégico: É necessário delinear estratégias, modos de fazer essas promessas saírem do papel e se tornarem realidade. E muitas vezes temos que percorrer um longo caminho para chegar a um lugar, para alcançar objetivos, principalmente de médio e longo prazo ou complexos, precisamos criar formas para alcançar as metas. “Mudanças de atitude, economias, cursos, auto-analise, há muitas estratégias que nos levam as conquistas. O fundamental é saber primeiro onde quer chegar, avaliar sua vida, seus vários setores”, recomenda.
5- Tenha disciplina: “Mas nada disso será valido se não permanecermos atentos, e ativos. A disciplina faz parte de toda vitória, sem ela iniciamos muitas oportunidades e não finalizamos nenhuma”, diz. Nessa etapa é fundamental buscar crer em nosso potencial, em olhar a frente em dar nosso melhor, em nos desafiar, se colocarmos dificuldades obstáculos a frente o desanimo vence e perdemos toda a força para a realização.
O Final do Ano chegou e está na hora de começar a fazer um avaliação do ano que se passou! Vamos dar uma olhada no que deu certo e no que não deu, e assim podemos nos preparar melhor para o Ano que está por vir.
Então, para te ajudar, porque não criar um “calendário de metas”, aonde você possa se organizar e colocar todas as suas ideais em ordem. Primeiro passo: um “Brain Storm”, e para quem não sabe o que é isso: o ”Brain Storm” é um rascunho de ideias. Pegue um pedaço de papel e uma caneta, e lhe dê 5 minutos para que você possa escrever tudo que vier na sua cabeça. Mas tudo mesmo, como ideais, metas, posts, músicas, cores, etc. E é esse rascunho de ideias que você irá passar para o seu calendário, mas de forma mais organizada. Tendo uma meta mensal, fica mais fácil de você alcançar e visualizar os seus objetivos. E consequentemente, isso irá lhe trazer mais oportunidades de trabalho para 2013. Planejamento e organização são fundamentais para o sucesso.
- Janeiro: Inovar, criar e escrever sempre. Também ganhar mais de 50 seguidores em todas as redes sociais
- Fevereiro: Organizar e organizar – Posts, ideias e recursos, participar de eventos todos os meses
- Março: Ser destaque de post em outro blog e ganhar 100 mais seguidores
- Abril: Aprender a tirar fotos espetaculares – treinar, treinar e treinar os seus olhos, para poder captar todos os detalhes e os momentos
- Maio: Quem sabe um novo layout?! E ganhar mais de 150 seguidores em todas as redes sociais
- Junho: Participar de palestras, cursos e eventos, se houver
- Julho: Conseguir um patrocínio para posts e ganhar mais 200 seguidores
- Agosto: Ser destaque de post em outro blog
- Setembro: Criar publieditoriais e ganhar mais de 250 seguidores em todas as redes sociais
- Outubro: Dar uma “limpada” no blog, renovar as campanhas de add
- Novembro: Fazer conexões e parcerias com novos blogs e ganhar mais de 300 seguidores em todas as redes sociais
- Dezembro: Iniciar a avaliação anual do seu blog (erros, acertos, campanhas que deram certo, o que continuar fazendo)
E também não se esqueça de colocar na lista as suas metas pessoais, que façam motivar ainda mais a sua vida e as pessoas que estão à sua volta. Dizem por aí que para ser criativo é preciso estar “de bem” com o corpo e com o espírito. Crie novos desafios, porque são eles que nos mantém vivos. E lembre-se de aprender com os erros, sempre.
E aí, você gostou da ideia de se organizar com um calendário para o Ano Novo que está chegando?
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?