Basta mexer na comida, que o sistema nervoso central dá as caras! Podemos não perceber, mas nosso cérebro, ao perceber que estamos comendo menos, passa uma C.I (circular interna) para os orgãos internos e ficam em alerta geral e tenta segurar a caloria do que comemos , queimando menos e reservando estoques extras como reserva.E nós? Parece que vamos explodir!!!
E estouramos até sem motivos...
Como driblar esse agravante?
Pesquisei em vários sites e aprendi isso:
Emoções à flor da pele Aprenda a controlar o nervosismo e a ansiedade Irritação, ansiedade,tensão em todos os músculos... Quem nunca passou por momentos como esse? O problema é quando essas situações se tornam freqüentes e chegam a atrapalhar o cotidiano de quem sofre destes problemas. Essas doenças, chamadas de psicossomáticas, podem influenciar na saúde do corpo de uma maneira intensa.
Atualmente com toda a correria do dia a dia, de uma rotina agitada faz com que muitas pessoas fiquem estressadas e nervosas. E, é nesse momento que as pessoas passam por situações de tensão onde os músculos se contraem, a pessoa fica nervosa, irritada e ansiosa. `Principalmente se estão de dieta. E acabam por esquecer que é muito importante tentar manter-se calmo e em estado de equilíbrio emocional. O que causa o nervosismo constante não é simplesmente passar por uma única situação tensa e de estresse, mas sim ter essas situações muito presentes em seu dia a dia que acaba até mesmo afetando nas tarefas da pessoa e na vida dela.
Esse tipo de situação constante pode desencadear uma doença conhecida como psicossomáticas, ou seja, onde foi ocorrendo o acúmulo, somatizando algo e assim ela influência na saúde e no organismo do indivíduo de forma que merece atenção.
As doenças desenvolvidas na pele ou doenças de pele são causadas devido a uma grande quantidade de estresse e ansiedade, esses dois fatores ainda podem desencadear doenças gástricas, circulatórias e respiratórias.
As doenças que se desenvolvem devido ao estresse e ansiedade geralmente costumam causar cefaléia, hipertensão, espinhas, gastrite, asma, úlcera, entre outros sintomas.
Pessoas que lidam frequentemente com situações de estresse e levam uma vida muito nervosa devem ter consciência de que estão propícias desde uma simples acne até a formação de um câncer em qualquer parte do organismo. E, caso uma pessoa sinta-se incomodada com sua própria vida ou com o seu próprio nervosismo contaste ela deve procurar ajuda de um profissional da área psicológica.
Isso porque é preciso saber como controlar o nervosismo que faz mal a própria pessoa e para aqueles que estão a sua volta e um bom começo é buscar conhecer seus sentimentos e buscar entende-los e conhece-los.
Quando estamos em uma situação de nervosismo o nível da taxa de adrenalina sobe e se encontra muito elevado, por conta disso, é preciso mandar mais oxigênio para o cérebro e assim conseguir baixar a quantidade de adrenalina que é um hormônio. Por isso, a respiração é tão importante nos momentos de nervosismo.
Para se controlar melhor e sofrer menos com o nervosismo iremos lhe dar algumas dicas de como conseguir esse feito:
Você deve ficar mais atento e conseguir identificar o que te deixa nervoso ou preocupado, a respiração deve acontecer de forma lenta e profunda, não concentre seu pensamentos em coisas desagradáveis ou que não lhe tragam boas recordações, se auto proteja, ou seja, não vá a lugares que certamente você ficará nervoso e estressado, mantenha um diálogo com você mesmo, pois isso fará com que você mesmo se entenda melhor e consiga controlar seus sentimentos até mesmo o nervosismo, pratique exercícios físicos que liberem hormônios e lhe proporcione sensação de bem estar, não crie expectativas, tome sucos naturais principalmente de maracujá e chás como camomila e erva cidreira que estabilizam o nervosismo
“Se você for paciente em um momento de raiva, você escapara de cem dias de arrependimento”
Raiva pode te causar grandes problemas. Um problema que é pequeno em seu começo pode piorar se lidarmos com ele com raiva. Não apenas esta situação ira piorar, mas também nossos relacionamentos com as pessoas irão se deteriorar. Logo, lidar com uma situação com raiva não fará bem algum.
É por isso que é essencial controlar nossa raiva. Controlando a raiva seremos capazes de resolver situações com mais calma. Poderemos então exercitar nossa sabedoria e julgamento no problema em questão para alcançar a melhor solução. Como eu sou uma pessoa que fica com raiva algumas varias vezes (estou tentando trabalhar este lado), tem algumas dicas que eu acho útil quando estamos lidando com a raiva. Aqui estão elas – escolha as que funcionam melhor para você:
1) Respire fundo
Respirar fundo é uma maneira fácil de acalmar os nervos. Será mais fácil seguir as outras dicas com a raiva um pouco mais controlada.
2) Beba um copo d’água
Também é uma maneira fácil de acalmar os nervos.
3) Tome um banho
Eu sei que não é possível em um grande numero de situações, mas se você puder tomar os efeitos são imediatos.
4) Não fale enquanto estiver nervoso
Se você o fizer você será duro com os outros e isto será algo do qual você se arrependera. Existe uma boa frase sobre isso:
“ Quando nervoso, conte até dez antes de falar; se estiver muito nervoso, conte até cem.”
Thomas Jefferson
5) Escute o que as pessoas tem a dizer
Continuando a dica anterior, alem de não falarmos enquanto estamos nervosos, nós devemos também a aprender a escutar. Preste atenção e tente entender o ponto da outra pessoa.
6) Ande
Mudar sua situação é uma boa maneira de superar a raiva. Um jeito de fazer isso é dar uma volta la fora.
7) Medite
Meditar é uma maneira eficiente de acalmar os nervos. Pode te ajudar a reconquistar sua paz interior.
8) Escute musicas calmas
Eu gosto de musicas instrumentais, já que parecem ter um efeito calmante melhor, mas você pode escutar a musica que funcionar para você.
9) Tenha expectativas reais
As vezes ficamos nervosos simplesmente porque temos expectativas irreais sobre as outras pessoas. Esteja certo de ter expectativas mais reais. Você não pode esperar que as outras pessoas sejam como você.
10) Note que ninguém é perfeito
Todo mundo pode errar, incluindo você. Perceber isso será mais fácil para você entender quando alguém errar.
11) Veja pelo ponto de vista da outra pessoa
Um jeito de fazer isso é se perguntando: “Como eu me sentiria se eu estivesse na posição dele (a)?”
12) Fale com um amigo sábio
As vezes você simplesmente tem que conversar sobre o acontecido com um amigo mais sábio. Este amigo pode te ajudar a ver o problema pela perspectiva certa. Apenas cuidado para escolher a pessoa certa.
13) Veja pelo lado positivo
Este é um habito que você deve desenvolver. O habito de ver as coisas pelo lado positivo ira lhe ajudar a ver muitas situações de maneira construtiva.
14) faça exercícios
Você pode controlar a raiva dirigindo sua energia para uma diferente direção que não esta disponível para raiva. Um bom candidato é fazer exercícios. Correr funciona muito bem para mim.
15) Aprenda a perdoar
Se você perdoar você não terá mais motivos para ter raiva para com a pessoa ou situação. Você pode então pensar em maneiras positivas de solucionar o problema.
16) Pense no longo prazo
Normalmente ficamos nervosos porque pensamos muito no curto prazo e ignorarmos suas implicações num futuro mais distante. Vendo mais para frente seremos capazes de enxergar as conseqüências de nossa raiva. Aqui, mais uma frase:
“ Quando a raiva surgir, pense nas conseqüências”
Confúcio
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?