DUAS REGRAS DE OURO PARA GANHAR AGILIDADE ( Do site Viva + e OZ)
De cima para baixo
Quem mora num sobrado deve sempre iniciar a arrumação pela parte superior da casa. Durante a limpeza, é impossível não transitar na área térrea carregando o material necessário. Mesmo se sua casa tiver um andar só, a dica funciona: comece pelos cômodos mais afastados e não por aqueles nos quais terá de passar depois.
Material separado
Para não interromper seu trabalho a todo momento - e, assim, continuar economizando preciosos minutos -, separe os produtos que irá utilizar antes de incorporar a faxineira. Selecione os itens seguindo a ordem de limpeza de cada lugar. E não se esqueça: reserve buchas, escovas e panos para usar exclusivamente no banheiro.
QUARTO
Fim da zona Dobre e guarde cobertores e edredons. Ajeite os travesseiros e estenda um lençol dobre a cama. Guarde roupas e sapatos espalhados.
Pare com o pó Limpe o chão com uma vassoura ou um aspirador. Lembre de passar no vão da cama, nas cortinas e na cúpula dos abajures.
Móveis limpos Use uma flanela úmida nos móveis e objetos do quarto. Assim, você não levantará pó. Finalize com um pano úmido no chão.
Eles denunciam a bagunça: - roupas acumuladas sobre a cama - cabides vazios pendurados na maçaneta - sapatos espalhados pelo chão - portas dos armários escancaradas.
Foto: Dreamstime SALA
Tudo no lugar O primeiro passo é guardar tudo em seu local certo, como controles remotos, enfeites, almofadas. Jogue fora papéis e revistas velhos que não são mais usados.
Vassourinha Comece varrendo o tapete. Depois, tire o pó do chão e dos sofás. Capriche, pois este é o cômodo mais visto por todos.
Sem sujeira Passe um pano úmido sob os móveis. Para não manchar áreas de vidro, como a tela da televisão e as janelas, prefira uma flanela bem seca ou com produto apropriado.
Para brilhar Garanta beleza às peças com uma fina camada de lustra-móveis. No chão, finalize o trabalho com ajuda de um pano umedecido numa mistura de água e cera.
Eles denunciama bagunça: - livros, revistas e jornais espalhados - copos e pratos deixados sobre móveis - controles remotos largados em vários cantos do ambiente.
Foto: Dreamstime COZINHA
Pia livre Varra o chão e lave toda a louça suja. Enquanto limpa o restante do ambiente, deixe-a secar. Cubra tudo para evitar o contato com a poeira.
Xô, gordura! Limpe a parte superior do fogão com uma bucha macia a fim de não arranhar. Sobre a tampa e a pia, utilize um pano com desengordurante.
Um brinco Tire marcas de dedos da geladeira usando uma flanela com álcool. Termine o cômodo esfregando um pano úmido no chão.
Eles denunciama bagunça: - louça acumulada na pia - fogão e pia com marcas de alimentos derramados - potes de biscoitos vazios, apenas com farelo - cesto de lixo cheio.
Como organizar e arquivar documentos em 7 passos
Este sistema simples de 7 passos pode ajudar oprofissional da comunicação a fazer e manter umsistema efetivo de arquivo. Uma vez feito, vocêserá capaz de manter sua papelada e outrasinformações sob controle e encontrar tudo o queprecisa em 10 segundos ou menos.
1. Separe suas informações em categorias maisamplas possíveis conforme já mostramos. Penseno supermercado. Eles têm áreas específicaspara maçãs e laranjas, iogurte e leite, carne efrango, etc. As três categorias amplas são:Frutas, Laticínios e Açougue. O mesmo funcionapara seus papéis. Algumas categorias comunssão: Contatos de A - H, Contatos de I - P,Contatos Q - Z, Assessorias, Matérias,Informações Gerais, ou outras dependendo da editoria, ou cliente, no caso de assessores, que atua,entre outras.
2. Faça um arquivo suspenso para cada uma destas categorias. Certifique-se de usar arquivossuspensos que podem ser pendurados em várias posições.
3. Depois, comece a dividir em subcategorias com as pastas de arquivo (pastas simples, que vãodentro das pastas suspensas). Por exemplo, em seu arquivo suspenso pessoal e em sua casa paraImpostos, você pode ter pastas separadas por ano (2001, 2002, 2003, 2004, etc.).
4. Comece a colocar cada folha de papel na pasta correspondente. Marque cada uma delas comuma data para descarte, desta forma, quando você for mexer nos arquivos daqui a um ano, vocêsaberá imediatamente o se você deve manter aquele papel.
5. Se você encontrar um papel que pode ser arquivado em algumas pastas diferentes e você nãosabe ao certo em qual arquivá-lo, escolha um deles e coloque uma referência cruzada (umaanotação) dentro do outro arquivo em que ele se encaixaria.
6. Deixe espaço nos arquivos para que as gavetas não fiquem entaladas. Se as gavetas estiveremmuito apertadas, arquivar será uma tarefa frustrante e é bem provável que você não a cumpra.
7. Uma vez você tenha montado seu sistema de arquivo - seja na redação ou em casa, arquivediariamente ou pelo menos semanalmente. Se você deixar seu sistema de arquivos de lado, você vaigastar muito tempo para colocá-lo em ordem novamente e vai perder em produtividade.
Foto: Dreamstime
BANHEIRO
Olha a cabeleira Antes de tudo, esvazie o cesto de lixo e varra o chão para recolher os cabelos caídos. Não se esqueça de tirar fios presos no ralo.
Força na bucha Foco na pia! Com esponja e sapólio, limpe a cuba e tire manchas de pasta de dente. No gabinete, passe um pano com álcool.
O temido Esfregue a parte interna do vaso sanitário com um escovão e desinfetante. Depois, passe água nas tampas, enxágue e seque.
Eles denunciam a bagunça: - cesto de lixo cheio - pia suja de pasta de dente ou cheia de produtos - fios de cabelo espalhados no chão, nos ralos e na pia.
Como planejar o menu semanal (guia prático para mães e pais muito ocupados
{Imagem: Getty Images}
Todos nós temos 24 horas no dia e sete dias na semana. Precisamos “nos virar nos 30″ e fazer o que precisa ser feito. Estando em casa durante o dia ou chegando somente à noite depois de trabalhar fora, existem algumas coisas que você pode fazer para não ficar tão estressada e facilitar a rotina de todos em casa. Criar um menu semanal é fácil e só demanda alguns passos. Veja como fazer isso para facilitar a hora de preparar a comida: 1. Simplifique
Tudo bem querer testar uma receita nova de vez em quando ou preparar um prato mais demorado ou complicado. Mas, em 98% dos dias, é melhor simplificar. Vá no conhecido, que você já sabe fazer e todos na sua família gostam. Faça uma lista dos pratos em um papel mesmo ou em uma planilha. Você certamente listará mais de sete pratos. Encontre variações entre eles. Exemplo: arroz com purê pode ser servido com uma variedades de carnes ou outros acompanhamentos. Tente listar todos.
A outra maneira de simplificar é fazer somente um prato por dia. Mesmo que você fique em casa, cozinhe somente uma vez para otimizar seu tempo. Faça o jantar (ou o almoço, depende da dinâmica de vocês) em quantidade dobrada e coma o restante na refeição seguinte. 2. Faça um inventário
Você possui três áreas de armazenamento de comida: despensa, geladeira e freezer (ou congelador). Veja o que já está armazenado (que pode ser usado) e o que você precisa comprar para cozinhar o que listou anteriormente. Essa será a sua lista de despensa semanal para comida. Pelo menos uma vez por semana, vá ao mercado e providencie tudo. Ou seja: você não precisará comprar comida todos os dias, muito menos perder tempo decidido o que irá comprar para cozinhar. Você já sabe com antecedência e economizou um tempo precioso. 3. Otimize
Se você tem freezer e não se importa de comer comida congelada, vá em frente! Você pode congelar arroz, feijão e outras opções para consumir ao longo da semana, apenas temperando e esquentando junto com algum acompanhamento. Eu gosto de comida feita na hora e esse é um dos luxos a que me permito. Isso também vale para comidas prontas, temperos prontos e outros. Vai do seu gosto. Otimize o que puder de acordo com a sua filosofia alimentar. 4. Varie
É claro que você pode instaurar sábado como o “dia da pizza”, mas será que estrogonofe toda segunda-feira terá o mesmo impacto? Será que não enjoa logo? Então procure variar as receitas o tanto que você puder. Se você faz espaguete toda semana, varie o molho: tomate, carbonara, branco, bolonhesa etc. Isso pode ser feito com todos os pratos, como o exemplo que dei lá em cima sobre arroz com purê. 5. Curta!
É bom ter as coisas no piloto automático, mas se por acaso você descobrir uma receita nova, simples e rápida, por que não? Eu adoro cozinhar e, se você também gosta, sabe do que eu estou falando: é uma delícia descobrir sabores novos e aumentar o repertório. Quem sabe você não acaba substituindo todo o menu atual, com o tempo?
Você planeja o menu semanal? Que dicas você pode dar para outras mães e pais tão ocupados quanto nós?
Dicas do site Vida organizada: Cronograma diário
É onde você listará as tarefas que precisa fazer diariamente. Já conhecendo o ritmo da sua casa, você conseguirá montar essa lista em instantes. Segue uma sugestão: arrumar a cama lavar a louça trocar as lixeiras limpar a pia do banheiro limpar a pia da cozinha recolher o que está fora do lugar separar a roupa suja cuidar da correspondência varrer o chão da cozinha preparar uma refeição limpar o balcão da cozinha destralhar a casa durante 15 minutos Vá acrescentando itens que você precisa fazer todos os dias, senão a casa entra em colapso. Nada de tarefas que não são necessárias. E para organizar a sua semana: Segunda-feira jogar fora alimentos vencidos (inclusive os que estão na geladeira) fazer uma lista de compras para a próxima ida ao supermercado ir ao mercado cuidar das plantas uma hora para abençoar o lar pagar contas pela internet Terça-feira colocar o lixo para fora (verifique os dias do seu bairro) varrer a sala e os banheiros passar um pano úmido no chão da cozinha, da sala e dos banheiros tirar o pó da mesa do computador trocar as toalhas de rosto do banheiro Quarta-feira varrer os quartos passar um pano úmido no chão dos quartos colocar roupa para lavar passar um pano limpo na porta da geladeira tirar a tralha de cima dos balcões da cozinha Quinta-feira sacudir os tapetes e bater os capachos limpar a área de serviço limpar os banheiros resolver pendências financeiras na rua (depósitos, saques etc) Sexta-feira trocar a roupa de cama trocar as toalhas de banho trocar as toalhas de rosto do banheiro Sábado
tirar o pó dos móveis varrer a casa inteira colocar roupa para lavar Domingo
limpar dentro do microondas limpar o fogão passar aspirador pela casa definir cardápio semanal
Uma magia que deve ser aplicada em todas as residências: delegar tarefas. Se você não mora sozinha(o), não deve fazer tudo sozinha(o). Mesmo crianças pequenas podem ajudar na arrumação. Outras dicas
Dicas simples para você deixar as desculpas de lado e organizar a sua casa a partir de hoje: Primeira providência: acabe primeiro com a desordem visível. Reflita sobre a seguinte questão: o que a sua casa significa para você? Procure não bagunçar ainda mais o que já está bagunçado. Não dá para organizar tralha. Tenha em mente que, para ter uma casa organizada, você precisa se livrar da tralha. Pegue 15 minutos por dia para ir destralhando os cômodos. Só 15 minutos! Sua casa não ficou assim da noite para o dia nem ficará sem tralhas em pouco tempo. Tenha as informações de emergência sempre fáceis de ver, de preferência perto do telefone. Faça uma lista de tarefas essenciais para fazer todo dia em casa. Aquelas tarefas que, se você não fizer, tudo vira um caos (lavar a louça, por exemplo). Atenha-se a essa lista antes de mais nada. Não perca tempo com nada em casa antes de terminá-la diariamente. Veja 10 soluções para você fazer na sua casa hoje. Organize a papelada. Certamente você tem na cabeça uma lista de coisas que gostaria de resolver em casa. Dê uma volta pelos cômodos e anote o que gostaria de mudar. Isso te ajudará a ter metas. Simplifique um pouco a sua vida! Veja algumas dicas para fazer isso. Pare de deixar suas contas jogadas por aí. Organize-as em pastas. Foque em um cômodo por mês, se a organização demandar certos gastos. Não queira fazer tudo de uma vez, a não ser que você tenha dinheiro para isso. Mantenha a casa limpa mesmo em dias que não são de faxina. Se estiver adiando a arrumação de alguma coisa, utilize a tática dos 15 minutos. A bagunça é resultado da falta de soluções práticas no dia-a-dia. Observe as pistas que ela oferece para descobrir onde precisa atacar. Veja uma lista de coisas que você pode jogar fora agora. Organização é um hábito. É tipo dieta – você precisa comer direito todos os dias para não engordar. Da mesma forma, tente não bagunçar diariamente, guardando sempre as coisas no seu lugar e buscando novas soluções para melhorar a rotina da sua família. Viva com menos. Parece muita coisa? Você só precisa começar!
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?