Chamamos de metabolismo o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Quando essas reações acontecem lentamente, o organismo queima menos calorias. Nesse caso, mesmo comendo pouco, a pessoa vai engordar.
Para saber se você se encaixa nesse quadro, faça o seguinte teste: durante cinco dias consecutivos, meça sua temperatura corporal logo pela manhã, quando ainda estiver na cama. Some as cinco temperaturas encontradas e divida por cinco, para obter a média. Se o valor for menor que 36,5, a probabilidade de estar com o metabolismo lento é grande. Fique atento também a outros sintomas bem indicativos, como queda de cabelo, sonolência, desânimo e unhas enfraquecidas.
O problema tem correção, mas é preciso procurar um médico, para fazer os exames e receber o tratamento adequado, que varia de pessoa para pessoa. Alguns hábitos diários também podem ajudar bastante, como diminuir o consumo de açúcares e gorduras, reduzir o tempo entre uma refeição e outra e não pular refeições, praticar atividade física regularmente e ingerir bastante água.
A influência das reações químicas do organismo no processo de emagrecimento está passando do campo da suposição para o campo da comprovação científica, com técnicas eficazes de correção, que vão beneficiar muita gente. Além de facilitar a perda e a manutenção do peso, um metabolismo mais acelerado é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida
Dieta do metabolismo lento
Café da manhã
1 copo de leite com café ou 1 pote de iogurte desnatado + 2 c. (sopa) de cereal integral ou 2 biscoitos integrais + 1 fatia de queijo branco ou 1 c. (sobremesa) de requeijão light + 1 fatia média de mamão ou outra unidade de fruta B Lanche da manhã
1 fruta ou substituição de fruta AAlmoço
1 porção média (100 g) de carne, ave ou peixe grelhado + vegetais A sem limite + 1 escumadeira de vegetais B + 1 laranja ou outra unidade de frutas A Lanche da tarde
1 copo (150 ml) de vitamina com frutas B Jantar
Ração humana:
Misture 6 colheres (sopa) de quinoa em flocos + 6 colheres (sopa) de farelo de arroz + 4 colheres (sopa) de lecitina de soja granulada + 3 colheres (sopa) de semente de girassol + 3 colheres (sopa) de gergelim + 4 colheres (sopa) de semente de linhaça + 4 castanhas-do-pará. Depois de tudo misturado, guarde em um pote com tampa e leve à geladeira (dura 30 dias na geladeira).
Bata no liquidificador:
- 250 ml de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) da ração humana
- 1 fruta (1 banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca)
Beba em seguida.Ceia
1 copo (150 ml) de chá verdeLista de substituições
Frutas A
Laranja, tangerina, abacaxi, melão, maracujá, kiwi e acerola
Frutas B
Pera, maçã, ameixa, mamão, pêssego, caqui, goiaba e morango
Vegetais A
Alface, brócolis, pepino, tomate, repolho, agrião, pimentão, salão, alcachofra, espinafre, berinjela, almeirão, couve-flor, escarola, acelga, aspargo e cebolinha
Vegetais B
Abóbora, beterraba, palmito, chuchu, vagem, ervilha, cebola, cogumelos, nabo, quiabo, abobrinha, broto de feijão e couve
Outras dicas :
Nossos hábitos influenciam muito no metabolismo. O sedentarismo faz com que gastemos menos calorias, já a prática de exercícios e uma alimentação saudável ajudam nosso organismo a funcionar melhor.
Como já sabemos, a mulher tem o metabolismo mais lento que o homem e a perda da gordura acumulada é mais difícil. Ainda, algumas condições como hipotireoidismo e deficiência de outros hormônios podem deixar o metabolismo mais lento.
Mas o que é metabolismo? Ele é responsável pelo ritmo que as calorias consumidas são queimadas e pela velocidade com a qual gastamos ou acumulamos essas calorias.
Nosso metabolismo sofre muitas influências como idade, sexo, hereditariedade e quantidade de músculo no corpo.
Hoje vou dar algumas dicas de hábitos e alimentos que podem acelerar o metabolismo e ajudar o organismo a funcionar melhor.
O músculo gasta mais energia para trabalhar que a gordura, mesmo em repouso. A prática de atividade física regular com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular ajuda a manter o ritmo do metabolismo em longo prazo.
Fazer refeições regulares e fracionadas durante o dia, com porções menores ajudam o metabolismo a funcionar melhor. Se você passa muito tempo sem se alimentar o corpo fica sem saber quando receberá nutrientes novamente e passa a economizar energia. Além disso, quando você faz lanches tende a consumir menor quantidade de comida nas principais refeições, levando a uma diminuição da quantidade de calorias diárias. Investir nos alimentos integrais é de grande valia, porque alimentos com bastante fibra são mais difíceis de digerir e fazem o corpo gastar mais energia.
Os alimentos termogênicos são alimentos de digestão mais difícil que levam o organismo a trabalhar mais para fazer a digestão. A seguir, os principais alimentos que aceleram o metabolismo:
Pimenta vermelha
|
Gengibre
|
Chá verde
|
Chá branco
|
Vinagre de maçã
|
Cafeína
|
Guaraná
|
Produtos derivados do cacau
|
Canela
|
Linhaça
|
Brócolis
|
Couve
|
Abacaxi
|
Mostarda
|
Alimentos condimentados e termogênicos não devem ser consumidos por pessoas hipertensas e com problemas gastrointestinais.
8 a
Dormir bem também interfere na velocidade do metabolismo. Dormir menos que 8 horas por dia diminui o metabolismo de carboidratos fazendo com que você acorde sem energia e disposição para as atividades diárias. Além disso, dormir mal prejudica a produção do hormônio do crescimento que ajuda a regular a proporção entre massa magra e gordura, na fase adulta, fazendo com que se perca massa magra.
Vimos que para acelerar o metabolismo é necessário aumentar a massa muscular (sem necessariamente parecer musculoso), comer mais vezes ao dia em porções menores, beber água suficiente e dormir bem. Todas essas mudanças na sua rotina com certeza farão com que você tenha melhor qualidade de vida. Dicas de Mariana Fantini -
1 Comentários
adorei as dicas!!!!
ResponderExcluirQuer dar a sua opinião?