#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Vamos emagrecer? Comece por aqui parte 3- Você sabia que emagrecer tem a ver com emoção?

Você é alguém que se preocupa em equilibrar seu cardápio e consegue controlar suas emoções.? Consome os alimentos por fome e não por gula, sem, entretanto, deixar de curtir os prazeres que a alimentação nos proporciona?
 "Você deve comer quando tem fome, porém, uma dieta saudável não precisa ser insossa. É possível equilibrar o cardápio sem cortar ou restringir os alimentos. Basta bom senso e moderação



Assim, aparecem os quilinhos extras.
Porque engordamos?
Por atitudes erradas em relação à comida.

Por ingerir mais alimentos do que o que o corpo precisa para funcionar. O organismo retira energia de tudo o que comemos e todos nós temos uma quantidade de calorias (valor energético dos alimentos) para consumir diariamente.
Se consumimos mais calorias do que o que o corpo gasta, o excesso fica acumulado como gordura. Assim, aparecem os quilinhos extras.
O único motivo para nos alimentarmos deveria ser fome física. Porque é para isso que a comida serve: gerar energia para repor a que gastamos, ou seja, para que  continue as nossas funções vitais: andar, ler, escrever, trabalhar, dormir, etc. Tudo isso gasta energia e faz com que o organismo precise de energia que vai ser gerada a partir que nos alimentarmos.
No entanto, não é isso que a gente faz, pois comemos quando:
temos vontade de comer: ( fome psicológica)
por prazer
por lazer ( para comemorar  um namoro, uma promoção, um aniversário, etc)
sem fome mesmo: um chocolate, uma bala, etc ( um amigo está comendo e te dá)
porque é o pudim maravilhoso da vovó
por ansiedade
por tristeza
porque não sabemos dizer não ( eu já jantei mas... não resisto essa panqueca, vou comer um pedacinho)
para agradar os outros ( só um pedacinho, vai...fiz pra você)
por não ter nada o que fazer.
por costume ( mamãe me ensinou a comer um pãozinho na hora do jantar.)
Por  fome condicionada. (sempre que passo perto dessa padaria, como o pão de queijo, é uma delícia!)
por hábito ( já se acostumou  acordar de madrugada e tomar um chocolate quente)
por não ter nada para fazer ( fica ansioso  então come)
por gostar de mastigar ( tem pessoas que fica o tempo todo controlando o nervosismo, mastigando amendoins, balas, chicletes, etc)Tem desejo por alguma comida em especial
Por estar acompanhado (a)
Por estar estressado (a)
para relaxar
porque gosta de beliscar
por gostar de cozinhar
Porque não quer jogar fora as sobras
porque tem gente passando fome na Indonésia
porque mamãe disse que não pode deixar sobrar no prato
porque você pode e ninguém manda em você
Porque está gostoso.
E muitoooooo mais. Citei alguns exemplos mas há muito mais motivos que levam as pessoas comerem sem fome.

A emoção está relacionada com a percepção que temos sobre a realidade. São construídas através de associações de ideias, pensamentos e sentimentos.
Os pensamentos se originam no córtex cerebral produzindo substâncias químicas que geram informações sensoriais que são identificadas pelo organismo como sentimentos.
Tais sentimentos ficam acomodado na rede neural e são ligados a outros conforme as idéias sobre os mesmos vão sendo construídas.
Podemos nem saber por que temos as tais sensações, mas toda vez que a experimentamos, o processo emocional envolvido se intensifica. Por não conseguimos criar novos significados para as tais experiências acabamos nos viciando nessas sensações.
A perfeita saúde mental depende bastante de aprendizado emocional, pois muitos descontroles mentais estão relacionados com a organização dos pensamentos e sentimentos. Quando uma pessoa não consegue por si mesma fazer uma mudança e sua qualidade de vida está limitada ou prejudicada, não deve ter vergonha de procurar ajuda especializada.  No próximo post, falaremos como lidar com a emoção.
By Elis Caleone



Postar um comentário

0 Comentários