#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Entender o que está levando a se alimentar compulsivamente / Controle alimentar



            Muitas pessoas comem de forma descontrolada. Essa compulsão pode ser provocada por vários motivos:ansiedade compulsão alimentar
  • Dificuldade de lidar com as emoções, sejam elas boas ou ruins – Tentativa de não encarar e lidar com os sentimentos, tentando desviar e tirar o foco das emoções comendo.
  • Hábitos alimentares – Frequência que faz as refeições, os alimentos que escolhe, estado emocional tranquilo ou agitado.
  • Significado de comer – cada um constrói o significado sobre a alimentação, sobre fazer refeições. Por exemplo: Comer é o que traz felicidade, “está triste, coma”. Crenças assim podem levar a compulsão.
Fazer anotações pode ajudar a se perceber e se controlar no dia a dia.
Ajuda a entender o que a leva a comer de forma descontrolada.
Os passos são escrever um diário alimentar, relacionando as refeições com situações e emoções do dia:
  • O que comeu (quais alimentos?)
  • Os acontecimentos do dia, bons e ruins. Pensamentos e recordações marcantes
  • Os sentimentos que surgem com esses acontecimento e pensamentos (tristeza, frustração,…)
  • Reações físicas como agitação, palpitação, falta de ar….
  • Horários que se alimenta compulsivamente – manhã, tarde ou noite (são momentos que a pessoa está sozinha? Se sente estressada? Pensa em frustrações? Sente tristeza e desânimo? Pensa nas dificuldades financeiras, familiares,…)
reflexão e autopercepção ao relacionar a alimentação com as questões acima citadas, ajudam a entender o que tem provocado a ansiedade e conseqüentemente o ato compulsivo. A partir disso é possível reconhecer e enfrentar aquilo que não está legal (questão emocional), dar um novo sentido para a alimentação e criar novos hábitos.
Quando fica difícil de realizar essas etapas e processo, é importante a busca do psicólogo e do nutricionista.
Fonte:Psicóloga

Vamos vencer a Compulsão Alimentar?

Quando eu estava lendo o livro Comer, Rezar e Amar da Elizabeth Gilbert, deparei-me com um trecho que me fez pensar sobre o quanto nós nos permitimos ser fracas em relação aos nossos hábitos, ou melhor, quando se trata de mudar de hábito. O trecho do livro diz exatamente assim: (...) você nunca deveria dar a si mesmo a oportunidade de se entregar porque, quando o faz, isso se torna uma tendência, e nunca mais para de acontecer. Em vez disso, você precisa treinar ficar forte.
Hoje acordei pensando sobre isso, sobre treinar ficar forte, pois tenho cometido muitos deslizes (não só alimentares) que tem me mostrado o quanto eu ando cedendo ás minhas fraquezas. Assim, todo dia vou procurar reeducar minha mente para ser mais disciplinada, e não mais deixar o lado fraco vencer.
Amigas, desejo uma semana disciplinada para vocês!
Beijos


12 DICAS PARA VENCER A COMPULSÃO ALIMENTAR
Não faça dietas muito rígidas, pois assim você estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.
Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, ele não irá desaparecer da face da terra.Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia.Não é preciso devorar tudo o que vê pela frente.
Coloque em sua cabeça ,que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele.
Ao terminar uma refeição, levante-se da mesa. Muitas vezes você continua a comer apenas porque a comida está na sua frente.
Comida só cura a fome. Problemas e sentimentos tem outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, um esporte, etc.
Não pule refeições. Um grande intervalo de tempo sem comida pode deixá-la compulsiva no momento em que for se alimentar novamente.
Evite comer quando estiver cansada,você vai querer comer rápido para depois ir descansar; nesse comer rápido,provavelmente vc vai comer mais do que seu organismo precisa.Faça o inverso, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, tome um bom banho, vista uma roupa confortavel e depois vá comer.
Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada.
Preste atenção ao sabor dos alimentos. Afinal, comer deve ser sempre prazer. Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare. Seja mais exigente. Escolha sua comida. Coma devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita. Comer devagar é questão de treino.
Quando sofrer um ataque de compulsão, não se xingue, não se recrimine. Sentindo-se culpada, você será tentada a comer ainda mais. Perdoe-se e volte com a cabeça de magra na refeição seguinte.
Aceite-se. Sua maneira de comer e a forma de seu corpo não são boas nem más. Quando você cura sua alimentação compulsiva, seu corpo sente essa mudança e volta a ter seu peso natural.
Ter um caderninho para anotar tudo o que come ajuda a se familiarizar com seu padrão de alimentação e a perceber exatamente o que deve ser mudado.

Fonte:medicine-and-health

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Só quem tem crises de compulsão alimentar e baixa auto-estima sabem como essas dicas valem a pena... eu passo por isso há alguns anos, e no início não sabia do que se tratava, hj é possível controlar a compulsão sim, só depende de mim mesma.

    ResponderExcluir

Quer dar a sua opinião?