TEDx Talks
Como é que se faz pra admirar essa pessoa que você vê no espelho? A sua auto estima afeta diretamente tudo o que você faz, afeta o seu trabalho, sua vida social, seus estudos.
Com uma boa autoestima você mudará a forma como lida com seus colegas de trabalho, por exemplo, pois será mais confiante, saberá se colocar, não terá medo de fazer um pedido quando precisar.
Se não tiver autoestima e precisar de um colega para te cobrir no trabalho quando estiver cheio de serviço, seu tom de voz vai ser titubeante, e será possível que seu colega não te atenda justamente por você não conseguir se colocar de forma convincente quanto a sua necessidade.
Consequências da auto estima rebaixada
Sem autoestima você terá postura de corpo e de voz de uma pessoa sem valor. A consequência a médio e longo prazo é a instalação de um processo depressivo .
Em casa será a mesma coisa, o relacionamento com seu marido (namorado) sem auto estima não permitirá que você mostre o quanto é importante, por exemplo, fazer aquele programa que você está querendo, ou deixar de fazer aquele programa ele está querendo mas que você não está quer. Quem não tem autoestima se deixa levar pela vontade dos outros, porque não se gosta e mostra para os outros uma imagem de quem não merece ser gostado nem respeitado.
As suas reações no dia a dia são determinadas para sua autoestima, se alguém lhe passou a frente na fila e você não tem autoestima, você não conseguirá se posicionar e reclamar.
Se você não tem autoestima não vai se sentir à vontade na academia quando for uma das poucas que está gordinha, claro que está gordinha, pois as outras pessoas estão lá há mais tempo, mas você não se dá o direito nem de começar o seu exercício.
Se não tem autoestima não vai conseguir procurar um emprego, pois sua postura nas entrevistas será a de uma pessoa que não acredita que merece o tal emprego, e isso você faz sem perceber, só se alguém te filmar e mostrar seu comportamento você verá uma pessoa com a postura corporal, facial, e tom de voz de quem não serve para aquele emprego. Como você quer que alguém lhe dê um emprego que nem você acredita que merece?
Se não tem autoestima você vai pra aula (se você for estudante), mas não participa, não faz perguntas, morre de vergonha de ser você mesmo.
Vai pra festa e não dança, "imagina... quem vai querer ver alguém como você dançando”. Isso é que se passa na sua cabeça.Ou seja, a auto estima determina o seu fracasso ou sucesso como pessoa.Avaliar sua auto estima é a dica pra você se conhecer, e conhecer o seu relacionamento com as outras pessoas também.
Autoestima x Transtornos emocionais
Encontramos questões referentes à autoestima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , você verá em cada um destes transtornos a auto estima rebaixada.
A falta de auto estima está evolvida em todas as dificuldades emocionais.
O depressivo não gosta de si mesmo, da sua vida, não considera que há nada de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria de viver, ou seja, a auto estima está rebaixada.
Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros tem autoestima negativa envolvida.
Uma boa autoestima é extremamente importante pra você ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.
O que é autoestima?
É o julgamento que você faz de você mesmo. É autoconfiança, autorespeito e autoaceitação.
É a autoestima que determina se você é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades, é se sentir confiantemente adequado. É se sentir competente e merecedor .
Não ter autoestima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É Achar que não é capaz, não é competente, é se sentir errado como ser humano.
Autoestima é privilégio de poucos?
Todo mundo merece ter uma boa autoestima, ser autoconfiante e ter autorespeito. Por quê?
Porque somos seres pensantes, e a própria capacidade de pensar é prova de que somos competentes, e só o fato de estarmos vivos é prova suficiente de que temos o direito de lutar pela felicidade.
O ideal seria que todos tivéssemos excelente autoestima. Mas não é a realidade. Muitos se sentem inadequados, sentem medos , insegurança , culpa , um sentimento de não ser “suficiente”.
Muita gente nunca chega a ter uma visão positiva de si mesmo, pois fizeram julgamentos extremistas sobre si, foram severos demais consigo mesmos. Tem gente que consegue ser seu próprio carrasco, nem precisa de outras pessoas pra falarem mal dele, ele mesmo faz isso.
Não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver sua autoestima, desenvolver a convicção de que é merecedor de viver com felicidade , e aí ter mais autoconfiança , mas inda assim não utiliza esta capacidade, e passa a vida com sentimentos de inferioridade.
Autoestima pra quê?
Quanto maior a autoestima maior será a capacidade em lidar como os problemas da vida. Quem nunca teve que lidar um rompimento de relacionamentos , com a solidão , com desemprego, com marido agressivo, com filhos que dão trabalho?
A pessoa com sua autoestima em alta conseguirá lidar com isso tudo de forma mais tranquila.
Quanto mais flexível a pessoa for, mais resistente será à pressão, ao desespero, à derrota. Quanto mais a pessoa se valorizar mais conseguirá superar os problemas da vida.
Quanto maior a autoestima, mais criativo, e quanto mais criativo mais chance de sucesso.
Porque criatividade não serve só pra pintar quadros, serve pra pensar em alternativas pra vida.
Quanto mais você se aprovar mais gente na sua vida vai gostar de você e mais relações saudáveis terá. Já viram aquela pessoa que todo mundo gosta, parece que atrai gente legal, que a apoia.
Ela atrai gente legal porque está legal consigo mesma, porque tem vitalidade, é comunicativa.
Por outro lado, já notaram aquela pessoa que não trata ninguém com respeito, vá lá ver e você encontra autoestima negativa nesta pessoa.
Quem não gosta de si não sabe lidar com as outras pessoas.
Autoconfiança
Auto estima é o que você pensa sobre você mesmo, não o que o outro pensa sobre você.
Por isso autoestima é autoconfiança, é ser você a sua referência, e não viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa autoestima a aprovação do outro é consequência.
Pra você que percebe que precisa melhorar sua autoestima, pense em fazer sua terapia . Fazer psicoterapia com um psicólogo é igual a fazer regime, ás vezes a pessoa consegue fazer sozinha, mas outras precisam de um profissional, ou como fazer ginástica, você pode ter alguém que te mostre a forma correta de fazer de fazer os exercícios.
A autoestima nasce com a pessoa?
Não, ela começa a ser construída na infância. Como? Quanto mais você foi respeitado, amado, valorizado, encorajado a confiar em você, melhor foi construída sua autoestima.
Você deve estar pensando: "Ahhh entendi porque não tenho autoestima, a culpa foi dos meus pais que só me cobraram, me julgaram, não acreditaram em mim, e por isso eu sou o que sou, é por isso que tudo dá errado na minha vida, eu não tenho autoestima porque meus pais não me ajudaram a ter uma".
Você pode estar certo em uma parte , só não está certo se pensar que está condenado a viver assim para o resto da vida. Agora você é adulto, e agora é com você. Você pode mudar todo esse quadro de sentimentos de auto rebaixamento se você trabalhar consciente e intencionalmente pra isso.
Quando criança sua autoestima podia ser alimentada ou destruída pelos adultos. Mas você está se construindo a cada dia, e agora a definição está em sua mão. Se ninguém pode respirar por você, também não pode pensar por você. Sua cabeça depende dos pensamentos que você tem hoje, mesmo que ideias de autodesvalorização tenham entrado em sua mente você pode retirar isso.
Se não está conseguindo sozinho, procure uma ajuda. Para isso existe o psicólogo , pra ser a sua força extra nessa jornada.
Uma vez alguém disse "se você já leu dois livros de autoajuda e continua igual, então está na hora de procurar um psicólogo".
Auto estima interna
Uma coisa é certa, a auto estima deve ser construída dentro de você. Ela não vem de fora. Você pode ter pessoas que te amam, mas se você não se amar não vai nem perceber que existe o amor dessas pessoas. Pode ser admirada pelos seus colegas, mas se você não se admirar as palavras parecerão vazias, ocas.
Você pode ter uma imagem externa de muita segurança, todo mundo te acha o máximo, mas você mesmo se achará uma fraude.
Já percebeu que os aplausos dos outros não vão te ajudar na melhoria da autoestima? Voce ouvirá esses aplausos e pensará “eu engano bem, convenci todo mundo que eu sou bom”. Só não convenceu a você mesmo.
Procurar autoestima fora de si mesmo será um trabalho perdido. Estudar para ter um título, um cargo importante, fazer cirurgia plástica, casar, ter um filho, tudo isso vai te alegrar por um tempo se você não fizer por você, se dentro de você não tiver uma valorização sua.
Você perde tempo e dinheiro procurando autoconfiança em tudo quanto é lugar, menos dentro de você.
É bobagem considerar que vai melhorar a auto estima ao causar boa impressão para os outros, por exemplo casando porque a sociedade cobra casamento, correndo atrás de promoção, comprando um carro maior, fazer tudo isso para causar boa impressão para os outros.
Isso só significa que você se deixa levar pelo julgamento dos outros.
Se autoestima é confiança em si mesmo, então ninguém vai gerar essa confiança a não ser você mesmo.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?