#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Consumismo: Você é constantemente refém das propagandas que te fazem comprar sem necessidade?



Nesse exato momento milhares compram algum produto que se diz feito para facilitar nossas vidas, acabamos nos tornando refém, não conseguimos imaginar a vida sem tais maravilhas modernas e acabamos por esquecer os prazeres simples e sem custo algum da vida.
Se você não pode ouvir que lançaram um novo produto, ou que abriu um novo restaurante, ou qualquer coisa similar e faz questão de provar, conhecer, comprar...
Yes! Você é uma pessoa consumista.
Não seja bonequinho na mão da mídia! Celular não se troca só porque lançaram um melhor ... Se troca quando ele perdeu sua funcionalidade, quebrou, etc. (O objetivo principal de um telefone é atender ligação, lembra?, hahaha.Claro que  há outras funcionalidades necessárias nos dias de hoje: skype, enviar e-mails, fazer propaganda em redes sociais...mas o objetivo principal ainda é ligar/receber ligações.




O consumismo é uma compulsão caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Após a industrialização, criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são. 

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais moderno que o seu, etc. 

O consumismo é fortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas e este é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propenso à compulsão. Para a psicanálise, o marketing interfere na diferenciação do que se deve ou não comprar, tornando assim as pessoas incessantemente descontentes buscando nas compras algo que as conforte. Essa compulsão leva as pessoas a desprezarem seus valores e sua situação financeira e as mantêm em estado de fascínio e até de hipnose. Muitas pessoas destroem seu casamento ou outro tipo de relação e ainda se colocam em difíceis situações devido às más condições financeiras provocadas por tal compulsão. 

É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muitos supérfluos são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras não são necessariamente consumistas compulsivas. 

139.jpg




Postar um comentário

0 Comentários