Chocolate / cacau → É o maior alimento com impacto no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, melhora a depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo ou semi-amargo.
Alimentos fontes de carboidratos → Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina), esta por sua vez quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade, nervosismo e até estado de depressão.
Frutas, verduras e legumes → As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribui com o bom funcionamento do intestino, sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso, o próprio nome “enfezado” (com fezes), é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato que ajuda a combater o mau humor. As frutas ricas em vitamina C ajudam a combater o humor, já que a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola.
Carnes → As carnes, principalmente a vermelha são fontes do mineral ferro, importante na formação da hemoglobina, que compõe o sangue e contribui com a prevenção de anemia. A falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza.
Peixes → Os peixes, principalmente aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.
Linhaça → Também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor e tratamento da depressão.
Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) → São boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor.
Alimentos fontes de cálcio (sementes girassol, abóbora, castanhas, feijões, vegetais verdes escuros “brócolis, rúcula, couve”, repolho, leite de derivados conforme tolerância) → O cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo que contribui com a modulação do humor.
Chás calmantes (camomila, melissa, erva-doce, maça) → Ajudam a controlar a ansiedade e estresse, que acabam sendo responsáveis pela alteração do humor.
Exercício físico → Melhor estabilizador do humorI
Distúrbios do sono → Aumentam o estresse e reduzem o humor.
Fonte: Eneida Ramos - Nutricionista Clínica do Einstein
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?