Leia também:
“A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica apenas de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio dos líquidos (sangue e linfa)”, explica terapeuta Flávia Braun, do Espaço Nirvana, no Rio.
Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.
Conheça abaixo alguns dos principais tipos de massagem e escolha a que tem mais a ver com você.
Ayurvédica
É uma técnica indiana que visa o equilíbrio físico, mental e energético. Consiste em manobras de deslizamentos e fricções profundas, com alongamentos e trações, além da estimulação e energização de pontos e órgãos vitais.
Bambuterapia
Com manobras realizadas com bambus de diferentes tamanhos, reduz as tensões, desperta a energia, deixa a pele flexível e estimula as glândulas. A técnica surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem e possui indicação corporal e facial. É ótima para o tratamento de celulite, flacidez e gordura localizada.
Desportiva
Massagem forte e profunda, com base nas massagens sueca e na massoterapia, reduz a chance de contusões, melhora a força, a amplitude dos movimentos, a flexibilidade dos músculos e a performance desportiva, pois libera mais rápido o ácido lático e os pontos de tensão.
Massagem a 4 mãos
A massagem Abhyanga estimula os dois pólos do cérebro, relaxando ao mesmo tempo o lado direito e esquerdo do corpo, por serem massageados juntos e com mesma intensidade. A massagem é realizada por dois massagistas que trabalham simultaneamente e em sinergia, e usa óleo morno para aumentar o potencial de desintoxicação, promovendo o bem estar e o relaxamento profundo. Retira as toxinas do corpo através do sistema linfático e ainda estimula a circulação e o sistema imunológico.
Massagem Relaxante
É uma combinação de massagem relaxante com pedras quentes, massagem craniana e reflexologia, utilizando óleos essências com os princípios da aromaterapia. Indicada para as pessoas que necessitam acalmar a mente, diminui o nível de estresse e relaxar profundamente.
Massagem para Gestante
Feita de forma suave, deslizante e com movimentos leves nas articulações, com óleos de propriedade relaxante e drenante, diminui as tensões musculares, as dores e desconfortos próprios dos períodos de gestação.
Oriental
Combina várias técnicas orientais, como shiatsu, tuiná e diferentes alongamentos da Thai massagem. É uma técnica mais vigorosa, indicada para melhorar a flexibilidade, manter os músculos livres de dores e estimular o livre fluxo da energia vital.
Oriental Craniana
É uma das técnicas da massagem tuiná, que alivia as tensões da face, cervical e crânio, diminuindo o stress mental e trazendo a suavidade para as expressões do rosto. Indicado para o estresse, dores de cabeça, enxaqueca e distúrbios da TPM.
Pedras Quentes
O corpo é preparado com óleo para receber essa massagem, que utiliza o calor penetrante das pedras basálticas, colocadas em pontos específicos, como os chakras, para equilibrá-los e harmonizá-los. Tem como objetivo relaxar profundamente a musculatura e acolher com seu calor os desconfortos corporais.
Reflexologia
Realizada nos pés, estimula pontos com ação reflexa em zonas de todo o corpo. Além de relaxar, ativa a circulação de sangue e energia, diminui o nível de estresse, e pode ser também um tratamento preventivo e identificador do desequilíbrio de algum órgão e do seu aparecimento sintomático.
Shiatsu
Uma das massagens mais antigas da cultura japonesa, e uma das massagens orientais mais difundidas no Brasil. Trata dores na coluna e no corpo, problemas fisiológicos, equilíbrio emocional e energético, além de melhorar cólicas e TPM, estresse, depressão, ansiedade e problemas digestivos.
Thai
Desenvolvida na Tailândia, há mais de 2500 anos, a Thai Massagem utiliza movimentos de alongamento e de amplitude articular, com o objetivo de reequilibrar o organismo e propiciar alívio das tensões, melhorar a flexibilidade, as dores crônicas, a postura e do fluxo sanguíneo, além de ser uma técnica de reequilíbrio energético.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?