#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Mania de dar desculpas: Reaja e saia dessa!



Segunda- feira, dia oficial de começar a dieta. O problema é que você tentou fazer isso no verão passado e não conseguiu. A culpa é sempre do bolo de chocolate e do pudim de leite condensado, mas “só hoje” você não vê problemas em abrir uma exceção. Logo a decepção vem estampada na balança e também naquele jeans que não serve mais. Mas, em vez de fazer algo eficiente para a sua saúde, a solução mais rápida para muitas tem sido praguejar contra o universo por não ter sido agraciada com o metabolismo da Gisele Bündchen.


O exemplo é cômico, mas ilustra bem como muitas mulheres usam desculpas esfarrapadas em suas vidas. Seja o cansaço da semana, que serve em alguns casos para justificar a casa bagunçada, ou a falta de tempo, que se torna um empecilho para aprender algo novo que se deseja fazer há anos. Criar pretextos, dos corriqueiros aos mais bem elaborados, pode se tornar um problema quando eles passam a ser usados constantemente para fugir das responsabilidades.

O tempo passa e as desculpas ficam
Quando não simpatizamos com o estado atual do nosso cabelo, inovamos té no penteado .Se não aprovamos nosso look, trocamos. Por que então quando não gostamos das nossas atitudes, em vez de dar desculpas, como “esse é o meu jeito”, “fui criada dessa forma”, “nasci assim, vou morrer assim”, simplesmente não mudamos?

A colunista Nubia Siqueira fala por que esse argumento é comum, sobretudo entre as mulheres. “Há quem diga que é uma pessoa extremamente zelosa, porém, quem convive diariamente com ela detecta um perfeccionismo neurótico que torna insuportável a convivência. Outras dizem que são francas, mas querem disfarçar que são ásperas e grossas. Nada impede mais a felicidade e o crescimento humano que a dificuldade de reconhecer seus defeitos. Aqueles que são assim, normalmente fazem uma leitura sobre si mesmos que nunca coincide com aquela de todos à sua volta”.

Muitas até sabem que precisam abandonar o costume de adiar decisões, abrir mão de um comportamento ruim, vencer a timidez e até deixar de ser acomodada. E reconhecer, de fato, é o primeiro passo para que as mudanças sejam provocadas, mas também deve existir atitudes.

Quando se está decidida, primeiro se muda por dentro: ideias, opiniões, costumes e, logo, os resultados podem ser vistos na maneira de agir. Começar observando suas reações pode ser uma boa
saída.

Talvez seja o momento de parar e refletir até que ponto gastar tempo e energia arranjando justificativas sem fundamento tem impedido você de ser uma pessoa melhor. E, para que possamos colher melhores resultados, não esqueça: devemos aposentar as desculpas.

Outros tipos de desculpas
Universal.Org

Postar um comentário

0 Comentários