#1 – Agir em vez de reagir
Nós experimentamos o estresse quando sentimos que as situações estão fora de nosso controle. Isso ativa o cortisol, hormônio do estresse e se for crônico, desgasta a confiança, concentração e bem estar. Procure identificar e listar os aspectos e situações que você pode controlar e os que não pode. Normalmente, você está no controle de suas ações e reações, mas não está no controle das pessoas ao seu redor, do mercado financeiro, do rumo dos negócios etc. Se dedique ao máximo para aquilo que você pode controlar, já o que não pode, simplesmente deixe ir.
# 2 – Respire fundo
Se você está se sentindo oprimido, tenso e precisa limpar a sua cabeça, procure reservar um tempo do dia para fazer respirações profundas, o simples fato de você parar para respirar vai restaurar o equilíbrio. Puxe o ar enchendo completamente o seu pulmão, segure por 4 segundos e solte o ar vagarosamente, faça esse exercícios durante 5 minutos e vai perceber que seu desempenho vai aumentar. Uma excelente alternativa também é a prática de Ioga, se você tiver oportunidade, faça.
# 3 – Elimine Interrupções
Nós somos bombardeados com verdadeiras avalanches de informação durante o dia, emails, telefonemas, televisão, sms, reuniões, é uma lista enorme, tudo isso são fatores que interferem em nossa produtividade, já que interrompem sua linha de raciocínio e na maioria das vezes causa uma distração que faz com que perca os prazos pré estabelecidos. Muitos desse fatores você não têm como controlar, pois não dependem de você, mas a resposta a eles está dentro do seu campo de possibilidade, para isso procure escolher uma das três alternativas para lidar com essas interrupções:
- Aceitar a interrupção;
- Cortá-la;
- Diagnosticar sua importância e traçar um plano para executá-la.
Muitas desses fatores que interrompem sua produtividade são recorrentes e podem ser antecipados, então procure ter critérios pré-definidos para resposta que você quer executar. Você também pode treinar as pessoas a sua volta para executarem tarefas que não dependem de você. Estabeleça o horários para cada coisa e execute com afinco, dessa forma seu grau de estresse vai diminuir consideravelmente.
# 4 – Programe seu dia para ter mais Energia e Foco
A maioria das pessoas passa o dia usando uma abordagem contínua no trabalho, não param para respirar, se alimentar etc, o pensamento básico é que vão ser mais produtivos se fizerem isso durante todo o expediente, seja ele de 6h ou mais. Mas isso é um grande engano, invés de produzir mais, a produtividade cai, os níveis de estresse sobem e você reduz consideravelmente o nível de energia e disposição para o tempo que está com a família, amigos e no lazer.
Procure fazer um agendamento de pausas durante o dia para caminhar, alongar-se em sua mesa ou fazer um exercício de respiração. Segundo pesquisas de Tony Schwartz, do Projeto Energia, se tivermos uma intensa concentração de cerca de 90 minutos, seguido de um breve período de recuperação (alongamento, respiração, pausa…), nosso corpo consegue limpar o acúmulo de estresse e ainda conseguimos rejuvenescer a nós mesmos.
# 5 – Seja o seu melhor conselheiro
A cada dia temos um fluxo de cerca de 60.000 pensamentos, e a negatividade interna possui grande probabilidade de se materializar em sua vida como um evento externo. Como corrigir? Em vez de ser duro e crítico consigo mesmo, procure criar um estado interno de aprendizagem e aprenda com tudo de “ruim” que acontece ao seu redor. Procure também ter pensamentos encorajadores, dessa forma vai ajudá-lo a se motivar e vai treiná-lo para inspirar outros.
Créditosbemestarsemstress
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?