#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Dor nas pernas e varizes. O que devo fazer?







Dores nas pernas são a principal causa de reclamações de pacientes nos consultórios médicos, na maioria das vezes está relacionada a problemas circulatórios. Esse quadro pode ser agravado, pela associação de uma ou mais doenças. Dor na perna é uma queixa frequente e um importante fator limitante na atividade profissional, acometem pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos, por diversos motivos. Infelizmente o diagnóstico nem sempre é preciso e inúmeros são os tratamentos e as causas. Portanto, é essencial que surgindo dor nas pernas ou em apenas uma delas que um médico seja consultado, pois nem sempre a situação clínica é tão simples como aparenta. Veja alguns tipos de dor:
  • A dor que surge ao caminhar, principalmente na panturrilha (barriga da perna, batata da perna), e que passa com o repouso, pode ser um grande indício de um problema circulatório arterial, cujo tratamento adequado pode evitar trombose e amputações. Quem possui dor na perna deve observar se a cor da pele permanece normal, bem como a sua temperatura. A cor arroxeada é preocupante, pois denota deficiência de circulação local.
  • A hérnia de disco lombar é um desses problemas e está relacionado a um traumatismo direto nas costas ou estresse físico em virtude de excesso de peso, da prática de exercícios ou postura inadequada. Diante de situações como estas, o disco, que serve de “amortecedor” entre as vértebras, desloca-se para trás ou para o lado, comprimindo algum nervo da coluna e causando dor intensa. Conforme o nervo afetado, as dores são irradiadas para braços, pernas e cabeça.
  • Ansiedade, estresse, falta de atividade física regular e problemas de postura são outras hipóteses para dor das pernas.
  • Problemas de coluna merecem uma minuciosa investigação. Os ligamentos, ossos e articulações desta região, responsáveis pela sustentação de grande parte do peso de nosso corpo, estão ligados, entre outros, aos membros inferiores por meio dos nervos que saem da medula, estrutura interna à coluna.
  • As varizes são outra causa frequentemente relacionada à queixa. As veias que se dilatam, comumente na região das pernas, podem trazer complicações muito além da questão estética. Há a possibilidade de ocorrência de flebites, eczemas e ulcerações. Mas as principais queixas dos pacientes com varizes são sensação de peso e cansaço nos membros inferiores, principalmente à tarde ou após longos períodos em pé. Varizes são resultados da dilatação dos vasos sanguíneos, que pode ser provocada por alterações hormonais, sedentarismo, obesidade e fatores genéticos.
Para cada problema, há uma característica, mas só quem pode dar a orientação adequada é um médico, portanto marque uma consulte e leve anotado todas as informações possíveis. Descreva, inclusive, em que situação sente maior desconforto. O fato de a dor acontecer durante atividade física ou em repouso, pela manhã ou no final do dia, pode indicar por onde começar a investigação.

Varizes

As varizes afetam muitas mulheres, mas muitos homens também sofrem desse mal que causa um grande desconforto nas pernas, além de deixarem as pernas com um aspecto desagradável.
Entretanto outros fatores podem causar dores nas pernas como: as alterações degenerativas osteoarticulares ou musculares, variações posturais (postura de trabalho), o excesso de peso e a falta de exercícios.
É comum a presença de veias visíveis nas pernas, sobretudo em mulheres de pele clara. Mas denomina-se de varizes as veias que estão dilatadas, tortuosas e alongadas, no entanto, as varizes compreendem um largo espectro de tipos, com importância clínica muito diferente.
Ainda não se conseguiu esclarecer a causa das varizes, mas sabe-se que vários membros de um mesma família tem varizes, pelo que se pensa que este problema tem uma causa genética, ainda que não seja possível comprová-lo cientificamente. Apenas em alguns pacientes com varizes tronculares (dilatações venosas, visíveis e palpáveis), a evolução prolongada das varizes pode causar complicações, como a inflamação crônica da pele (dermatite), o escurecimento e endurecimento da pele e do tecido adiposo (lipodermatoesclerose)  e feridas crônicas no tornozelo (úlcera venosa).
As varizes afetam, sobretudo, as mulheres e aquelas que tiveram mais filhos ao longo da vida. Causado pelo efeito hormonal sobre a dilatação das veias. Há outras situações que se associam às varizes, embora a relação esteja menos bem estabelecida, como a obesidade, períodos longos de posição estática em pé e prolongada exposição a ambientes muito quente. Os estudos populacionais sobre varizes apontam para que cerca de um terço das mulheres no mundo ocidental padeçam de varizes. A maioria dos estudos conclui que a proporção de homens com varizes é menor. No entanto, isso se dá a menor importância que os homens dão às varizes, por motivos educacionais, e o efeito dos pelos ocultarem o aparecimento das mesmas, talvez esse seja o real motivo dessa diferença.

Sintomas

Como elas passam a não funcionar adequadamente, o sangue reflui, ao invés de seguir seu curso para veias maiores em direção ao coração. Essa sobrecarga de sangue nas veias das pernas promove a saída de plasma (fluidos) das veias e um processo inflamatório. Como consequência, ocorre o edema (inchaço) e outros sintomas como dor, sensação de peso e cansaço nas pernas. Os sintomas mais comuns são o peso, o cansaço, o inchaço e dores nas pernas. Esses problemas podem ser perturbadores e podem impedir as mulheres de serem ativas e aproveitarem a vida por completo. Os sintomas mais comuns são:
  • Peso, cansaço das pernas: Sente uma necessidade louca de sentar.
  • Dores nas pernas: Sensação de dor que pode ser percebida dentro e fora da perna.
  • Inchaço nas pernas: Quando suas pernas estão visivelmente mais inchadas, ou com diâmetro maior do que o normal.
  • Veias varicosas (ou varizes) visíveis: Quando suas veias estão dilatadas, elas frequentemente causam inchaço e parecem azuis, salientes, tortuosas e visíveis através da pele.
  • Sensação de formigamento nas pernas: A sensação de inquietação e coceira dentro das pernas.

Previna-se: alguns cuidados essenciais

  • Evitar elásticos e ligas nas pernas.
  • Evitar ficar em pé por períodos prolongados.
  • Fazer repouso com as pernas elevadas por breves períodos durante o dia.
  • Sentar com os pés sobre um apoio durante durante as horas de trabalho, se este é sedentário.
  • Praticar exercícios e ginásticas leves.
  • Fazer massagens suaves nos membros, em direção circular.
  • Usar métodos compressivos como as faixas e meias elásticas após indicação médica.
  • O uso de faixas e meias elásticas constituem, para alguns pacientes a única forma de tratamento, já que recusam a cirurgia.
  • A faixa ou meia deve ser colocada pela manhã.
  • Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada.
  • Evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue. Caso seja inevitável, uma dica simples evita as dores: Alongar as panturrilhas diariamente.
  • Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações.
  • Não fume, pois o cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes.
  • Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.
  • Ao chegar em casa, após o serviço, colocar os pés para cima por 20 minutos.
  • Nunca trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.
  • Fonte: Lersaude

Postar um comentário

0 Comentários