FAÇA VOCÊ MESMA!
A biomédica e especialista em medicina chinesa e indiana do Onix Hair, Vanessa Costa, ensina como fazer uma massagem reflexiva nos próprios pés. Chamada ‘do in’, é uma técnica de automassagem de origem chinesa. Os pontos usados são os mesmos usados na acupuntura, com base nos meridianos contidos no corpo. Esses meridianos contém energia que, quando em desequilíbrio, levam a alterações na saúde corporal. O melhor horário para aplicação da automassagem é ao acordar e em jejum.
Confira passo a passo:
1- Sente-se em posição de meditação
2- Inspire pelo nariz e solte pela boca. Repita 5x.
3- Esfregue uma mão na outra para aquecê-las.
4- Considerando os pontos de reflexologia dos pés, pressione o ponto correspondente para anestesiar dores e segure por 3min contínuos.
5- Para estimular os órgãos correspondentes faça pressões intermitentes (não contínuas) no ponto por 3 minutos.
Importante: a pressão nos pontos é até você identificar que sua unha ficou branca. Há pequenas diferenças entre o microcosmo do corpo que há em um pé e no outro. O fígado, a vesícula biliar, o cólon ascendente, entre outros, localizados no lado direito do organismo, se refletem em partes concretas do pé direito. Igualmente ocorre com o baço o cólon descendente, entre outros, que localizados na metade esquerda do corpo, só se refletem no pé esquerdo. Por esse motivo, é necessário massagear os dois pés.
Dica: A massoterapeuta Simone Las Casas lembra que as meias que indicam a localização aproximada dos pontos (foto abaixo) pode ser de grande ajuda para os leigos.
DIAGNÓSTICO PELOS PÉS
Por meio da massagem de pés é possível identificar possíveis problemas de saúde. “A reflexologia contribui e muito para diagnosticar possíveis doenças. Os pés são divididos em várias zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo. Dessa forma, se alguém tiver um problema em um órgão particular, quando é feita a pressão na zona de reflexo correspondente, a pessoa certamente sentira dor”, diz a especialista.
Simone destaca que pela análise dos pés, através de sua coloração e calosidade pode-se identificar doenças como diabetes, hipertensão e má circulação. O profissional mais indicado para o diagnóstico é o médico Ortopedista e traumatologista especialista em pés.
Créditos: Ana Maria Braga
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?