Hoje em dia o stress é uma palavra muito conhecida e muito utilizada para se explicar o dia a dia agitado e esgotado de muitas pessoas; mas infelizmente é ignorado fazendo com que as pessoas não o vejam como um perigoso sintoma de um grave distúrbio chamado depressão.
Para se evitar o stress e os transtornos causados por ele, basta que você reconheça seus limites, evitando resolver todos os seus problemas de uma só vez.
Você deve compartilhá-los com alguém, pois uma outra pessoa com certeza verá seus problemas por outros ângulos, com uma visão diferente da sua e sobre outros aspectos o que poderá ajudá-lo a chegar a resultados com maior clareza e menos tensão. Procure praticar uma atividade física, pois isso alivia a sensação de opressão ocasionada no dia a dia, relaxando. Dormir e alimentar-se corretamente é fundamental tanto para saúde física como para saúde mental.
Reserve também, um tempo para distrair-se, para sair da rotina; seja participante em atividades diferentes de sua rotina habitual. Procure sempre ir na direção onde as coisas boas estão acontecendo e onde você possa se sentir útil, afastando inclusive o tédio; organize suas atividades e seus horários e nunca se esqueça de que VOCE É ÚNICO e que é impossível fazer tudo ao mesmo tempo.
Evite ainda se confrontar com pessoas que façam parte do seu convívio habitual: seja no trabalho, na escola ou no lar; a concessão de ambas as partes reduz a tensão e o mau humor. Chorar é saudável para aliviar a ansiedade, evitando até enxaquecas e problemas emocionais. A respiração pausada também é eficaz. Procure criar, mesmo que em pensamento, um ambiente calmo e harmonioso. Evite a auto-medicação, pois se os remédios aliviam a tensão temporariamente, também mascaram a causa do problema que por consequência permanece agravando o quadro geral.(Elaine Marini)
Controle a sua respiração. Pode até parecer clichê, mas o fato é que respirar fundo realmente ajuda a mente a relaxar. Pratique todos os dias, toda vez que estiver estressado ou ansioso.
- Inspire fundo, mantendo a boca fechada. Inspire devagar - cada inspiração deve durar quatro segundos. Prenda a respiração por 7 segundos e então solte o ar. Cada expiração deve durar oito segundos. Repita esse exercício quatro vezes.
- Caso você tenha dificuldade em fazer esse exercício respiratório pelos tempos mencionados, comece aos poucos (respeitando os próprios limites) e vá aumentando os segundos com a prática.
- Você pode determinar os tempos para o exercício respiratório com uma condição - a expiração deve durar o dobro da inspiração, e deve-se fazer uma pausa entre um e outro.
Pratique meditação. Ela consiste em acalmar a sua mente ao concentrar-se em uma só coisa e mais nada: um pensamento, uma palavra ou um objeto. Para meditar, sente-se em uma posição confortável e foque em uma só coisa. Normalmente pode-se levar até 10 minutos ou mais para que sua mente consiga livrar-se de todos os outros pensamentos, mas não deixe que isso o desanime.
- Você pode meditar tanto sentado como deitado, mantendo os olhos fechados para ajudar a concentrar-se melhor.
- É normal ter vários pensamentos atrapalhando a meditação. Procure ignorá-los o máximo que puder, concentrando-se apenas em uma só coisa.
- Use imagens para ajudar a tranquilizar a sua mente. Imagine um lugar real ou imaginário no qual você se sinta em paz e livre do estresse. Mantenha o foco nesse lugar, incluindo detalhes da paisagem e as sensações e sentimentos que você tem ali.
- Você pode meditar por quanto tempo quiser, mas procure fazê-lo por pelo menos 10 minutos - os benefícios para o seu bem-estar, aumento da capacidade de concentração e redução dos níveis de estresse ficarão visíveis.
- Música calma ou sons da Natureza durante a meditação ajudam a manter o foco. Faça tudo que puder para ficar o mais confortável possível durante a meditação.
- Estudos comprovam que a prática da meditação não apenas é eficaz para acalmar a mente. Ela também traz benefícios à saúde física, tais como a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de açúcar e de colesterol.
Experimente o exercício da visualização. É parecido com o de imaginar um lugar tranquilizador. Concentre seus pensamentos e energia na visualização do lugar na sua mente pelo maior tempo que conseguir. Faça um relaxamento muscular progressivo. Esse processo consiste em contrair e relaxar os músculos. Como resultado, a mente também acaba relaxando junto com o corpo.
- Comece contraindo os músculos faciais um a um. Vale franzir a testa, mover as sobrancelhas, colocar o maxilar para frente - enfim, faça o maior número possível de caretas. No final de cada uma, relaxe os músculos usados.
- Ao terminar os músculos do rosto, vá fazendo o mesmo com o resto do corpo até que todos os músculos tenham sido contraídos e relaxados.
- Mantenha os músculos contraídos por 5 a 10 segundos para otimizar o processo de relaxamento.
Ocupe a mente com uma atividade repetitiva. Fazer algo que não requer concentração mas que o força a ficar ativo ajuda a mente a relaxar.
- Experimente rabiscar ou desenhar uma imagem abstrata. Você terá que concentrar-se no desenho e deixar de lado os fatores estressantes da sua vida, mesmo que temporariamente.
- Fazer tarefas que exigem movimentos repetitivos pode induzir ao relaxamento. Varrer, dobrar roupas ou outra tarefa doméstica.
- Evite atividades muito intensas ou corridas, pois elas acabam aumentando o estresse ao invés de reduzi-lo.
Reserve um tempo para fazer o que você gosta. Cozinhar, ler, praticar esportes, enfim, faça o que lhe dá prazer! Manter a mente ocupada com o que você gosta ajuda a aliviar a ansiedade e a liberar mais endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-esta
Passe mais tempo com animais. Estudos mostram que pessoas que passam o tempo com bichos de estimação ou em contato direto com eles tem a pressão sanguínea e o níveis de estresse mais baixos do que aqueles que raramente tem contato com animais.
- Caso você não tenha um bicho de estimação, experimente se oferecer para levar o cachorro de um amigo ou vizinho para passear ou pedir para brincar com o gato. Um pouco de contato com um bichinho todos os dias pode fazer maravilhas para você.
- Informe-se sobre a psicoterapia que usa a companhia de animais para ajudar no tratamento. Nesse tipo de terapia, geralmente se vê cavalos, cachorros ou gatos como parte da terapia para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
- Escreva sobre qualquer coisa que vier à cabeça. O que aconteceu, o que você sentiu, lembranças, problemas, desabafos,enfim, um diário pode ter um efeito calmante eficaz.
- Se puder, deite-se sobre uma área a céu aberto durante a noite e oberve as estrelas e o céu. *Ao descobrir o que funciona para relaxar, pratique esse método com regularidade. Em pouco tempo você será capaz de relaxar cada vez mais rápido e facilmente.
- Feche os olhos e concentre-se na própria respiração. Escolha um lugar calmo e silencioso. Sinta o ar entrando e solte-o bem devagar.
- Sente-se em um lugar ensolarado, mesmo que seja dentro de casa. O calor e a luz natural vão levantar o seu ânimo.
- Para relaxar, experimente simplesmente ascender velas em um lugar silencioso.(wikihow)
|
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?