#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

CUIDE BEM DO SEU PÉ

pee

Você conhece os seus pés? Sabe o que fazer para mantê-los saudáveis? Hoje vamos dar algumas dicas para os cuidados com os pés. O pé é nossa raiz, se eles vão mal, todo o resto vai junto. Um pé mal cuidado, pode acarretar diversas doenças futuras, como problemas na coluna.
Para começar, você precisa identificar o tipo do seu pé. Na imagem abaixo, você vê o tipo do seu pé, postura, sapato e o que fazer para cuidar deles.
pes
5 dicas para os seus pés:
1 – Hidrate-os
As células da superfície da pele absorvem o hidratante e ficam mais saudáveis. Quando você deixa o pé seco, ele se machuca e abrem pequenas rachaduras, que servem de porta de entrada para bactérias. O creme evita essas fissuras, e há duas coisas importantes para observar na hora de comprar um hidratante. Primeiro, eles devem conter, preferencialmente, lanolina e vaselina. Além disso, é bom evitar passar muita lixa, porque isso aumenta a calosidade e engrossa a sola.
2 – Observe-os ao final do dia
Ficar atento a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar você a entender se está usando um sapato adequado ou não. Se perceber que o sapato está deixando o pé marcado, pode ser um sinal de que precisa mudar de calçado. Às vezes, aumentar ou melhorar a amarração já pode ser suficiente.
3 – Opte pelo sapato mais flexível
Na hora de comprar um calçado, uma boa dica é sempre optar pelo mais maleável. Borracha dura e solados muito rígidos são problemas que prejudicam a todos, mas ainda mais quem anda muito. O movimento anatômico do sapato na hora de mover o pé é imprescindível.
4 – Para caminhadas, use amortecedor
Na hora de escolher um sapato para caminhar ou correr, é fundamental perceber se ele tem amortecedor. Quando você caminha, seu corpo recebe impacto. No dia a dia, amortecer essa pressão é importante, ainda mais para quem corre ou caminha por muito tempo ou para quem está começando.
5 – Ande mais descalço
Andar descalço é bom porque preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis. O pé é tão vivo quanto suas coxas, pernas e braços. Pé dentro de calçado fica “enjaulado”, com pouca possibilidade de se mexer. Pode-se andar descalço com meia, para quem não gosta de caminhar com os pés diretamente no chão. Só é preciso cuidar com os idosos, que tendem a escorregar mais. Por isso, eles precisam de sapatos antiderrapantes.

escolhacerta
Nossos pés suportam todo o peso do nosso corpo e nos levam para todos os lugares, por isso eles merecem o melhor tratamento e sapatos confortáveis. Tem coisa pior que sapato machucando ou apertando? Não. Portanto, na hora de escolher um sapato, precisamos pensar com calma e escolher com sabedoria. Um sapato apertado ou que machuca,  pode causar sérias doenças nos pés, como calos, joanetes e pode até afetar a nossa coluna.
Para você fazer a escolha certa, vamos dar algumas dicas que podem ajudar na hora de comprar um sapato:
– O melhor momento para comprar um sapato é à tarde, pois já caminhamos e os nossos pés já estão um pouco inchados. Assim, podemos escolher um tamanho adequado, sem que os sapatos fiquem muito apertados.
– É muito importante que o sapato seja confortável e de qualidade para manter a saúde dos nossos pés. Dispense os sapatos que causam fricções, desconforto ou dor. Mais tarde, eles poderão causar sérios problemas.
– As solas dos calçados devem ser flexíveis, possibilitando maior conforto na hora de caminhar. Quanto mais flexível, melhor. Mas, isso varia de acordo com o modelo.
– Escolha um sapato que dê um bom suporte aos seus pés, apoiando de forma adequada o tornozelo e com estrutura anatômica. Lembrando que cada pé é de um jeito, o sapato que serve para a sua amiga nem sempre vai servir para você.
– Por último e não menos importante, na hora de experimentar o calçado, preste atenção se alguma coisa incomoda. Esse pequeno incômodo pode se transformar numa dor insuportável mais tarde.
Se você sente algum desconforto nos pés, procure um podólogo para tratar o problema.
Pés saudáveis garantem o bom humor!
 Muitas mulheres trabalham em pé ou andando, e muitas vezes isso acontece em cima do salto! No fim do dia, é necessário parar e colocar os pés para o alto, não é mesmo?! Na hora de relaxar, existem algumas receitinhas básicas que aliviam o cansaço e até as possíveis dores nos seus pés.
Pra começar, uma boa massagem (você mesma pode fazer), apertando os pontos de tensão. Para evitar calos e acabar com aquela áspera, é preciso esfoliar e hidratar os pés. Você pode fazer em casa e a receita é super fácil, anota aí: misture açúcar mascavo e mel (2 colheres de cada). Aí é só esfoliar todo o pé, mas com cuidado na parte dorsal (peito do pé), onde a pele é muito sensível. No calcanhar, realizar a esfoliação com mais vigor em movimentos circulares. Após a esfoliação realizar a hidratação. Para o hidratante, providencie vaselina sólida (30 g) e óleo de amêndoas doce (5 ml), e misture. Aplique em todo o pé, envolva com filme plástico e calce uma meia. Deixe agir por 30 minutos e retire com água corrente.
Para fazer um bom escalda-pés, deixe os pés mergulhados por 15 minutos em água de flor perfumada. A diluição de arnica ou óleo de laranja é utilizada há séculos para reduzir o inchaço. Cânfora é bom para as dores articulares, sal grosso para desintoxicar o corpo inteiro e óleo de hortelã para esfriar e estimular as terminações nervosas. Depois, inicia-se a esfoliação com pedra pome. Após enxaguar e secar, faça a massagem dos pés, pernas e principalmente dos tornozelos, em movimentos ascendentes, pressionando levemente com os dedos polegar e indicador.
Como você viu, não é preciso ter dinheiro ou produtos caros para cuidar da saúde dos pés. Com esses produtos simples e um pouco de tempo, você pode acordar no dia seguinte pronta para mais um dia de trabalho!


Muitas pessoas sofrem com unhas encravadas todos os dias. Isso acontece, principalmente, porque muitas vezesnão sabemos como cortar as unhas de forma correta, ou usamos sapatos muito apertados. Se você também tem esse problema, veja as nossas dicas para acabar com esse incômodo!
1. O melhor corte não é o reto, é acompanhando a forma natural da sua unha. São vários tipos:
  • Unha quadrada: são as mais comuns, e estas sim devem ser cortadas em linha reta.
  • Unha caracol: são unhas complicadas, já que têm tendência a enrolar para baixo, é aconselhado que procure um especialista para fazer o corte.
  • Unha funil: este tipo de unha afunila na ponta e suas laterais aprofundam na pele, também é aconselhado que procure um especialista para cortá-la.
  • Unha telha: semelhante à anterior mas as laterais são ligeiramente pontiagudas, o corte pode ser realizado em casa, mas somente na parte branca.
2. Não corte jamais os cantos das unhas, pois eles poderão facilmente ficar encravados quando voltarem a crescer. Também não tire a cutícula, que funciona como barreira de proteção natural contra fungos e bactérias.
3. Evite sapatos e meias muito apertados.
Precisamos tomar alguns cuidados para evitar os fungos nos pés, problema muito comum nos meses mais quentes do ano.  Para evitar é simples, basta prestar atenção em algumas coisas, olha só:
– Os fungos são altamente contagiosos, por isso podem ser adquiridos tanto no ambiente, especialmente quando há calor e umidade, como pelo contágio de uma pessoa a outra ou inclusive entre partes afetadas de nosso próprio corpo. Estes parasitas gostam de um ambiente úmido e escuro para viver adequadamente, por isso nossos pés são ideais para sua reprodução.
–  Os nossos pés suam muito, principalmente se não usarmos meias ou sapatos adequados. Por isso, escolha sempre meias de algodão, que são melhores para a transpiração e evitam o acúmulo de umidade e bactérias. Use sapatos com uma boa ventilação, sempre escolhendo de forma adequada o seu tamanho, pois o calçado apertado aumenta a transpiração do pé.
– Deixe os seus pés bem sequinhos depois do banho, principalmente entre os dedos! Assim eles ficaram longe dos fungos.
– O uso de talco controla a transpiração, evita o mau cheiro e também a umidade derivada do suor, o que ajudará a manter os fungos sob controle.
–  Se você costuma ir a piscinas ou toma banhos em chuveiros públicos com frequência, além de seguir todos os conselhos anteriores, é melhor tomar banho sempre com chinelos. Isto vai ajudar a limitar o contato entre seus pés e superfícies com fungos.
–  Os fungos nos pés podem trazer os fungos nas unhas. Se isso acontecer, procure um podólogo urgente! (Sollas)


Postar um comentário

0 Comentários