Preste atenção à sua urina e às pistas que ela lhe dá
Durante a nossa vida, os rins filtram mais de um milhão de litros de água, o suficiente para encher um pequeno lago. Surpreendentemente, um rim pode lidar com esta tarefa de uma forma fácil. Na verdade, se você perder um rim, o outro pode aumentar de tamanho 50% em apenas dois meses, para assumir as funções de ambos.
A urina é constituída por 95% de água e 5% de ureia, ácido úrico, minerais, sais, enzimas e outras substâncias que poderiam causar problemas se lhes fosse permitido acumularem-se no seu organismo. A urina normal é clara e tem uma cor amarelo palha, causada por um pigmento chamada bilirrubina.
Tal como acontece com as fezes, a urina muda de cor dependendo dos alimentos que você come, dos medicamentos e suplementos que você toma, e da quantidade de água que você bebe, e ainda, da sua atividade física e da hora do dia.
No entanto, existem também algumas doenças que podem alterar a cor e outras características da urina, e dessa forma, é importante estar atento e informado. Com tantas variáveis, você não pode ter sempre a certeza do que está a causar uma determinada característica especial na urina, sem fazer testes de laboratório. Contudo, as características da urina dão-lhe algumas pistas sobre possíveis problemas que possam estar em desenvolvimento, dando-lhe assim tempo para consultar um médico e iniciar o tratamento necessário.
De seguida descrevemos algumas das variações de cores mais comuns na urina e quais as suas possíveis origens. Na maior parte das vezes, as variações de cor resultam de alimentos, medicamentos, suplementos, ou simplesmente, de desidratação. Mas existem alguns sinais que merecem preocupação.
Urina Amarela / Ouro
Esta é a cor da urina mais típica, indicativo de um trato urinário saudável; o amarelo intensifica-se dependendo da hidratação. Algumas vitaminas do complexo B fazem com que esta fique amarelo brilhante. Neste caso não é necessário tratamento, pois este é o estado normal.
Urina Vermelha / Rosa
As causas podem ser devido a Hematúria (presença de sangue na urina) relacionada com infecções do trato urinário (ITU), pedra nos rins, ou raramente câncer, consumo de alimentos vermelhos, como beterraba, amoras, corantes alimentares vermelhos, ruibarbo; suplementos de ferro; Pepto Bismol, Maalox, e uma variedade de outras drogas; a cor clássica “vinho do Porto” pode indicar porfiria (um distúrbio genético). Consulte o médico imediatamente se suspeitar que tem sangue na urina.
Urina Branca / Incolor
A causa mais provável é a hidratação excessiva. Consulte o médico se for crônica.
Urina Cor de Laranja
Normalmente é um sinal de desidratação. Pode ser devido a “Segurar a bexiga” por muito tempo, acontecer após o exercício físico; devido ao consumo de alimentos cor de laranja (cenoura, abóbora, ou corantes alimentares), da droga Pyridium (fenazopiridina); problemas na glândula pituitária ou hipófise (vasopressina ou hormônio antidiurético). Como solução, beba mais água e não atrase a micção; consulte o médico se a cor alaranjada persistir apesar de hidratação adequada.
Urina Marrom / Acastanhada
Concentração de urina muito densa, desidratação extrema, consumo de favas, melanuria (presença de partículas escuras na urina); cálculo renal, infecção do trato urinário (ITU), tumor renal ou coágulos sanguíneos, Doença de Addison, Glicosúria (excesso de glicose na urina), Estenose da artéria renal, problemas na glândula pituitária (hipófise) (vasopressina ou hormônio antidiurético). Consulte o médico se o problema persistir mesmo com hidratação adequada, especialmente se acompanhado por fezes claras ou com a pele ou olhos amarelados (icterícia).
Urina Preta
Bastante raro: Causado pela Alcaptonúria, uma doença genética rara que afeta o metabolismo da tirosina e fenilalanina, marcado pelo acúmulo de ácido homogentisico no sangue; ou surge devido a envenenamento. Nestes casos deve consultar o médico imediatamente.
Urina Verde
Raro: Causada por infecções do trato urinário e certos alimentos (como o aspargo); vitaminas excessivas. Geralmente é uma situação benigna, consulte o seu médico se esta persistir, especialmente se tiver dor ou ardor (disúria), e / ou micção frequente (poliúria), que são sintomas de infecção do trato urinário.
Urina Azul
Bastante raro: Causada por cores artificiais existentes em alimentos ou medicamentos; bilirrubina ou hematoidina; medicamentos, tais como o azul de metileno; infecções do sistema urinário invulgares. Geralmente é uma situação benigna, consulte o seu médico se persistir, especialmente se tiver dor ou ardor (disúria), e / ou micção frequente (poliúria), que são sintomas de ITU.
Urina Turva
As causas são infecção urinária, problemas nos rins, problema metabólico, ou quilúria (síndrome clínica definida pela presença de quilo na urina devido à passagem do fluido linfático para o trato urinário), fosfatúria (uma condição do trato urinário onde existe demasiado fósforo na urina, o que faz com que a urina fique de cor turva ou escura), problemas na glândula pituitária (vasopressina ou hormônio antidiurético). Consulte o médico, especialmente se sentir dor ou ardor (disúria), e / ou micção frequente (poliúria), que são sintomas de uma infecção urinária.Ele pode mudar de cor por causa de pigmentos contidos em alguns alimentos e remédios que ingerimos ou em decorrência de alguma doença. Em condições normais, a coloração do xixi varia de um amarelo clarinho, quase transparente, até o amarelo-escuro. Esse tom amarelado vem de três pigmentos sanguíneos - o urocromo, a bilirrubina e a creatinina -, que são filtrados pelo rim enquanto a urina é produzida. Quanto mais água ingerimos, mais diluímos esses pigmentos e, consequentemente, mais claro fica o xixi. "Por isso, urina clara é quase sempre sinal de que estamos bem hidratados", diz Cláudio Luders, nefrologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Veja abaixo que fatores podem alterar o visu do jato e, da próxima vez que for tirar água do joelho, aproveite para saber a quantas anda o seu xixi.
Urina camaleão
De alimentos a doenças, muita coisa pode mudar o visu da urina. Confira como está a sua
► VERDE
Apesar do nome,o azul de metileno - medicamento usado em casos de intoxicações - dá uma coloração esverdeada ao jato. O verde é resultado da mistura do amarelo do xixi com o azul da medicação
► LARANJA-ESCURO
Alimentos que contém grande quantidade de betacaroteno - como cenoura, abóbora e mamão - podem deixar o xixi alaranjado. Alguns antibióticos e vitamina B também provocam o mesmo efeito
► DE ROSADO A VERMELHO
Pode ser só aquela beterraba do almoço ou, o que já complica, a presença de sangue na urina. Nesse caso, é preciso procurar o médico. Xixi com sangue pode indicar doenças graves, de infecções a câncer
► CASTANHO ESCURO
Se a coisa fica preta, pode ser sinal de problema no fígado. O mijo escuro pode rolar ainda em atletas após esforços extremos, quando o corpo libera outro pigmento, a mioglobina, que escurece o jato
► TURVO
Xixi com aspecto leitoso pode ser sinal de infecção urinária. E, se além disso rolar uma grande quantidade de espuma, a coisa pode ser mais séria. Esse é um dos sintomas de nefrite, a inflamação nos rins
► ROXO ESCURO
A cor da urina também é usada "de propósito" em diagnósticos médicos. Se, quando exposto à luz solar, o xixi fica roxo, é indício de porfiria, doença do metabolismo que, em geral, é difícil de ser identificada
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?