Sim. Posturas inadequadas envolvendo a coluna lombar e torácica podem facilitar o aparecimento da barriguinha. Os casos mais comuns são pessoas que tem cifose, lordose e escoliose.
Cifose: é o aumento do ângulo de uma das curvaturas da coluna, o que causa corcundez, de diversos graus.
Lordose: é uma curvatura excessiva da coluna para dentro, se difere das curvas normais da coluna na região cervical, conhecida como “bumbum empinado”
Escoliose: é o encurvamento anormal da coluna vertebral.
Como isso pode acontecer?
Em relação à coluna dorsal, é quando a coluna está curvada para frente, o que chamamos de cifose dorsal, ou dorso curvo postural, promove a flacidez da musculatura abdominal, e com o tempo, começa a projetar-se para frente.
Já a coluna lombar pode apresentar-se projetada para frente, no que denominamos de lordose lombar, assim empurrando o abdômen inferior para frente.
Quando há flacidez na musculatura abdominal, o processo de acúmulo de gordura neste local fica mais propenso a retenção. Associado ao sedentarismo e a uma dieta inadequada, temos uma fórmula infalível para o surgimento das indesejadas gordurinhas na barriga e na cintura, formando os famosos “pneuzinhos”.
Existe formas para melhorar isso?
Sim. A postura pode ser corrigida por alongamentos simples e específicos, outra forma também de correção, é praticar exercícios físicos, como, aeróbicos, abdominais, musculação e pilates.
Fonte:
Fonte:
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?