Esse treino desenvolvido para mulheres de corpo maçã detona a gordura na barriga comum ao biótipo e acelera o metabolismo. É o seu caso? Então, copie já os exercícios!
Texto Ana Araujo | Ilustrações Jorge Bin | Adaptação Ana Araujo
As donas do corpo maçã têm formas arredondadas, estrutura óssea mais larga e flacidez muscular.
Seu metabolismo é: lento e, por isso, é alta a tendência de acumular gordura. Quando abarriga ultrapassa os 88 cm de circunferência, você se torna predisposta à síndrome metabólica – termo que abrange fatores de risco, tais como aumento do colesterol, diabetes e hipertensão. “Mulheres com esse biótipo também possuem dificuldade na digestão”, diz a endocrinologista Maria Fernanda Barca, de São Paulo.
Plano de ação: toda ajuda para acelerar seu metabolismo é bem-vinda. Os exercícios aeróbicos são seus melhores amigos: invista pesado no HIIT (High Intensity Interval Training), que dá aquela força para acelerar o metabolismo, e em cardios contínuos de 30 a 50 minutos por dia (aula de dança e bike também contam!). Já nos anaeróbios, bastam 20 minutos de treino em circuito duas vezes por semana, dando preferência a exercícios que utilizem o corpo como carga.
O treino a seguir foi elaborado por Juliana Amorim, personal trainer da Runner Academia (SP). Pronta para encarar?
Cardio
10 min. de esteira a 7 km/h
Agachamento com saltos no step
Em pé, pernas paralelas e levemente flexionadas, abdome contraído, braços estendidos à frente, alinhados aos ombros, e mãos unidas. Jogue o bumbum para trás e agache até ele ficar abaixo da linha do joelho, que não pode ultrapassar os pés, sem tirar os calcanhares do chão. Salte sobre o step (ou sobre o degrau de uma escada). Volte ao início e repita. Faça 4 séries de 15 a 20 repetições com intervalo máximo de 30 segundos entre uma série e outra.
Flexão de braço com adução e abdução de pernas
Em prancha, braços e pernas estendidos, joelhos fora do chão e palmas e pontas dos pés apoiadas no chão. Flexione os braços e retorne à posição inicial. Depois, abra uma perna de cada vez, deixando-as afastadas, e feche-as da mesma forma. Execute duas flexões e dois movimentos com as pernas – isso equivale a uma repetição. Faça 3 séries de 10 repetições.
Afundo alternado com braços em adução
Em pé, perna direita estendida à frente, ponta do pé esquerdo apoiada no chão e braços abertos e alinhados aos ombros. Com o abdome contraído, flexione o joelho direito até formar um ângulo de 90°, sem que ele ultrapasse a linha do pé, deixando o joelho esquerdo bem próximo ao chão. Então, simultaneamente, inverta o lado com um pequeno salto e bata uma palma. Realize os mesmos movimentos com o lado invertido – isso vale uma repetição. Faça 4 séries de 20 repetições.
Cardio
10 min. de esteira a 7 km/h
Prancha
No chão, abdome para baixo, ponta dos pés e antebraços apoiados. Contraia o abdome e mantenha a posição por um minuto. Faça isso quatro vezes.
Fonte Revista Uol
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?