#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

DESTAQUES DICAS DE COMPORTAMENTO 7 coisas que acontecem com seu corpo quando você pula uma refeição

 
 

Uma das principais orientações nutricionais é : comer de 3 em 3 horas. Isso não é exatamente uma regra, pois cada organismo funciona de uma maneira. Essa recomendação surgiu por descobrirem que 10% de nosso gasto calórico acontecia durante a digestão dos alimentos. Além disso, o “tempo de vida médio”dos nutrientes em nossa corrente sanguínea também levaria este tempo. Ou seja, para manter o metabolismo trabalhando e queimando calorias, seria necessário respeitar este intervalo. Para mim, nutrição não tem regra. Se a pessoa não sente fome a cada três horas, para que obriga-la a comer? Temos que aprender a respeitar nosso corpo, e mais importante, precisamos entender seus sinais. A fome é um sinal de que seu organismo está pedindo nutrientes e o que você deve fazer? Comer! Simples… Mas fornecer nutrientes de qualidade para ele é muito importante! Escolher o tipo certo de carboidrato, proteína e gordura é fundamental para um bom estado nutricional. Para você entender melhor o seu corpo, vou mostrar para vocês 7 coisas que acontecem quando pulamos uma refeição. Pular refeição e deixar o corpo sem nutrientes por muito tempo não é uma boa e agora você vai saber o porquê! Acompanhe…
Pular refeições é muito comum em nossa cultura. Alguns fazem isso achando que irão emagrecer, outros não têm tempo e outra parte faz por não estarem com fome na hora da refeição. Seja qual for o motivo, agora você ficará ciente do que acontece com seu corpo quando fica sem comer por muito tempo. Acredito que parar por 30 minutos, 3 vezes ao dia, não seja um grande sacrifício para você. Sentar e fazer uma refeição adequada faz bem ao físico e ao psicológico, afinal, a queda de açúcar no sangue que acontece quando ficamos muito tempo em jejum nos deixa irritadiços, sem paciência. Parar e relaxar para se alimentar faz bem ao seu corpo e sua mente e não deve ser uma obrigação ou sacrifício. Comer é um prazer natural, portanto, aproveite de uma maneira saudável por meio de refeições regulares (pelo menos as principais refeições). Sua dieta e sua saúde agradecem!

O que acontece quando pulo uma refeição?

1) Seus hormônios mudam: uma coisa que acontece quando você pula uma refeição é que seus hormônios começam a mudar. O que isso quer dizer? O cortisol, mais conhecido como o hormônio do estresse, aumenta e te deixa irritado (a). O cortisol, quando liberado de forma excessiva, é responsável pelo acúmulo de gordura, principalmente abdominal como uma forma de proteção do organismo, que por sua vez, entende que está em situação de perigo ou escassez.
2) Problemas digestivos podem aparecer: seu corpo é feito para trabalhar com o processo de digestão. Quando sua alimentação é irregular, o mesmo acontece com sua digestão. Para que seu metabolismo funcione de maneira adequada e sua digestão também, tente fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) em torno do mesmo horário, todos os dias.
3) Você armazena gordura: quando você pula o almoço, por exemplo, seu corpo fica confuso e desconfiado. Ele pensa: “Será que não vou receber comida? Será que vai demorar?”. Diante disso, seu organismo passa a economizar energia, afinal ele não sabe que horas receberá comida novamente. O jeito é não “queimar combustível” e guardar o que puder, para se proteger. E é aí que você armazena gordura. Pessoal, muitas pessoas que fazem dieta por conta própria ficam sem comer e acabam emagrecendo. Olham na balança e ficam felizes com o resultado, mas se isso é feito sem acompanhamento, é bem provável que o que essa pessoa que ficou sem comer para emagrecer perdeu foi músculo e não gordura. Isso não é bom! Já fiz muita avaliação física em pessoas aparentemente magras, porém com um percentual de gordura alto. Essas pessoas são mais conhecidas como “falsas magras” e apresentam mais gordura que músculos.
4) Você fica cansado (a): pular refeições desacelera seu metabolismo e faz com que seus níveis de açúcar no sangue caiam. Esse episódio é denominado hipoglicemia. Você fica sem energia, já que seu corpo passa a economizar o pouco que lhe resta. Algumas pessoas sentem confusão mental, irritabilidade, tremores ou sudorese quando apresentam uma hipoglicemia sintomática.
5) Você fica irritado (a): muitas pessoas apresentam um mal humor absurdo quando estão com fome, não é verdade? Com os níveis de açúcar no sangue baixos e o aumento do cortisol, o mal humor é inevitável.
6) Sua mente entende tudo errado: é engraçado como essa atitude de pular refeições pode mudar sua mente. Este hábito cria uma ideia “torta” de que você não precisa comer para viver ou que sua alimentação não é prioridade, o que definitivamente não é uma boa forma de melhorar a sua saúde. Comemos para nos nutrir, para viver! É uma prioridade se manter vivo e com saúde? Então se alimente de forma adequada e dê a devida importância a isso.
7) Você come mais do que precisa: quando você pula refeições, seu corpo já se prepara para comer mais e absorver tudo que puder na próxima refeição. Seu organismo libera tanto o cortisol e te deixa tão estressado (a), que faz você pensar que precisa de uma recompensa, afinal você está se sentindo triste e sem energia. Este fato pode levar a episódios de compulsão alimentar e descontrola os hormônios naturais que sinalizam quando você está com fome e quando está satisfeito.
A melhor maneira de evitar que tudo isso aconteça é começar seu dia com um bom café da manhã. Você não precisa comer muito, se não quiser, mas precisa comer alimentos com qualidade. Depois, certifique-se que terá tempo para uma pausa no almoço… Trinta minutos são suficientes! Um jantar completo e saudável evita aqueles “assaltos a geladeira” durante a noite. Se você fica beliscando antes de dormir, isso pode interferir em seu apetite pela manhã, o que é ruim, já que é uma oportunidade de começar o dia pulando refeição. Se você sentir fome a tarde, faça um lanche, mas observe se isso não atrapalhará seu apetite na próxima refeição, no caso o jantar. Não pular refeições vai melhorar sua disposição, seu humor e de quebra, ainda ajuda a perder peso.Mas lembre-se: respeite e conheça seu corpo!
Créditos: Giovana Morbi

Postar um comentário

0 Comentários