Mesmo que você não tenha ainda emagrecido, é muito importante continuar a Reeducação Alimentar como aprendeu e também cuidar das emoções e anotar no cadernos , como foi explicado.
Porque o emagrecimento virá, mesmo tendo deslizes. O corpo foi maltratado por muitos anos, e leva algum tempo para ele se adaptar ao novo estilo de vida.
No começo sentirá-se mal, terá algumas reações como intestino preso ou solto, dor de cabeça, vontade de desistir, fome, ou ausência dela, etc. Tenha força de vontade em não desistir.Na verdade, a força de vontade não é uma questão de querer somente. Racionalmente a pessoa está com sobrepeso quer (e precisa) emagrecer, mas os seguidos fracassos que experimentou em tentativas de diferentes dietas diminuem sua força de vontade. Por isso, muito mais do que querer é preciso persistir.
Uma das formas de fazer essa força de vontade prevalecer é valorizar as menores conquistas. Isso reforça muito a auto-estima e se converte em uma ferramenta importante na luta contra o sobrepeso.
Com o trinômio (alimentação equilibrada, exercícios físicos e estabilidade emocional) pode-se, sim, manter um peso saudável.
Mas é completamente normal, seu corpo vai sofrer modificações benéficas tais como: diminuição de colesterol, hiper glicérides, glicemia se controlará, reduzirá o excesso de fome ou vontade de comer, etc.VOCÊ NO CONTROLE
E começara sentir uma sensação de bem estar enorme, após cada refeição. Leveza e não a sensação de estômago pesado.Todo processo de perda de peso vai exigir de você mudanças gradativas, principalmente quando falamos em reeducação alimentar. Porém, ficar se pesando ou contando as calorias dos alimentos dá um trabalho danado, o que aumenta a importância da utilização do bom senso em suas escolhas na hora de se servir.
Tudo em nossa vida precisa ter equilíbrio, pois quando damos muita ênfase a uma área de vida e deixamos outra de lado, sofremos as consequências posteriores. Lembre-se do exemplo do amigo que se dedica quase exclusivamente ao trabalho, para constatarmos o quanto se queixa de estar acima do peso, da namorada que caiu fora. Enfim, um quadro de desequilíbrio e falta de bom senso. Com a comida não é diferente. Comemos sem pensar, e acabamos desencadeando um processo compulsivo que se perpetua de forma automática, revelando a falta de percepção que desenvolvemos muitas vezes em relação à alimentação.
A comida por ser uma fonte fácil de satisfação. Ela acaba sendo a forma mais rápida e prática de saciar nossas tristezas, dores emocionais, ansiedades, entre outros problemas que na grande maioria das vezes não sabemos detectar. Porém, nos sentimos aliviados somente no momento que ingerimos a comida. Os gatilhos emocionais que levaram ao grande consumo de comida precisam ser trabalhados, evitando que esses mesmos comportamentos se repitam futuramente. REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é REAPRENDER A COMER; é excluir tudo aquilo que te faz mal e admitir suas falhas com consciência. É andar conforme a força dos seus joelhos. Digo: RESPEITE SEU CORPO! RESPEITE SEU TEMPO! AME-SE! PROTEJA SUA SAÚDE!
Quando tiver consciência do quanto a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é importante; você vai perceber que a ABSTINÊNCIA é um erro e comer em excesso também e que o controle está nas suas mãos.
Vá ao mercado com um plano e o coloque em prática. Monte sua rotina conforme suas necessidades e se possível, busque o apoio de um profissional qualificado para orientações.
Não deixe coisas no armário (DE PROPÓSITO). Evite se sabotar, sendo consciente da sua responsabilidade emocional diante de toda uma vida que merece ser vivida com qualidade e respeito.
Afinal, você é o único responsável pela mudança que VOCÊ quer ser.
Alguns aspectos são importantes nesse processo de emagrecimento, assim como o reconhecimento da necessidade da nossa implicação nessa batalha, como disciplina, organização e flexibilidade.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?