1 – Estipule um horário para dormir
Pode parecer um pouco como voltar à infância, mas realmente ter um horário fixo para dormir é bastante importante quando se quer ter um bom desempenho no escritório. Dormir bem garante que seu cérebro descanse bem e funcione plenamente no dia seguinte. Por isso, esqueça-se do seu celular quando chegar a hora de dormir.
Pode parecer um pouco como voltar à infância, mas realmente ter um horário fixo para dormir é bastante importante quando se quer ter um bom desempenho no escritório. Dormir bem garante que seu cérebro descanse bem e funcione plenamente no dia seguinte. Por isso, esqueça-se do seu celular quando chegar a hora de dormir.
2 – Crie seu próprio processo
Observe seus colegas de trabalho por alguns instantes durante o dia. Você já reparou como cada um deles tem um método pessoal de se organizar e dar conta das suas responsabilidades? Ou então como um deles produz mais durante as manhãs, enquanto o outro tem melhor desempenho durante a tarde? Isso decorre do fato de que as pessoas produzem mais e melhor quando controlam seu próprio processo. Por isso, analise seus próprios hábitos: veja qual período do dia você se sente mais disposto a trabalhar, quais maneiras de realizar suas funções se adequam melhor ao seu perfil e desenvolva por si só sua rotina.
3 – Planeje algumas pausas durante o dia
Manter o foco é uma tarefa complicada, sobretudo quando se trabalha num ambiente cheio de distrações, como telefones tocando, notificações de e-mails ou conversas paralelas. Como a maioria delas não pode ser interrompida por você, o ideal é que você aprenda a lidar com elas. Uma maneira bastante eficiente é fazer alguns intervalos. Por exemplo, se você perceber que alguma coisa está prejudicando sua concentração, saia da sala por 5 minutos, tome um café e volte. Tirando a pressão do trabalho das costas e relaxando um pouco você poderá focar mais nas atividades quando retornar para sua mesa.
4 – Tenha materiais básicos sempre à mão
Se você não é uma pessoa organizada, você provavelmente já reparou que costuma perder bastante tempo procurando itens que você sempre usa, mas que nunca estão no local onde você precisa deles. Por isso, tente ao máximo manter sua mesa em ordem e deixar ao seu alcance os objetos que você costuma usar com mais frequência. Por exemplo, se você tem papéis sobre sua área de trabalho que representam mais obstáculos do que materiais essenciais para a execução das suas tarefas, arquive-os. Substitua-os por aqueles documentos que você está usando mais nesta semana. Estas atitudes farão com que você perceba rapidamente a melhora na sua produtividade.
5 – Não seja multi-tarefas
Por muito tempo se acreditou que fazer várias atividades ao mesmo tempo era a solução para produzir mais no trabalho. No entanto, percebeu-se que os profissionais começavam muitas tarefas, mas concluíam apenas algumas delas, cometendo ainda alguns erros por não terem a atenção completamente focada numa única função. Em outras palavras, o que era uma técnica de eficiência se tornou um método contraproducente. Deste modo, se você não consegue administrar mais de uma tarefa, organize sua rotina de uma forma mais condizente com seu perfil profissional.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?