#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

10 REGRAS ESSENCIAIS DA ALIMENTAÇÃO PARA INICIAR O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO



1. PREPARE UM AMBIENTE TRANQUILO PARA AS REFEIÇÕES


A partir de hoje, você não vai comer em qualquer lugar, nem na frente da tv, nem no quarto, nem na sala e nem nas embalagens. A partir de hoje, você vai arrumar uma mesa bonita para você, sem bagunças, com uma toalha americana ou mesmo um pano de prato, o prato , o talher o copo de suco e vai sentar a mesa, colocará uma plaquinha do seu lado escrito "coma devagar" se você estiver em casa, se você não puder fazer isso salve uma foto no celular com esses dizeres coloque de fundo de tela e ponha para despertar 20 minutos depois.(sua refeição terá que durar esse tempo, pois esseé o tempo que o cérebro demora para registrar saciedade.


2.COMER DEVAGAR: O MELHOR CAMINHO PARA PERDER E MANTER PESO

Quando se come sem pressa o centro da saciedade é estimulado enquanto você ainda esta ingerindo a sua refeição, evitando os excessos.

A mastigação tem uma importante influência em nossa saúde. Quando mastigamos estamos iniciando o processo digestivo. Na boca, os alimentos sólidos são transformados em partículas menores e se misturam com a saliva, secreção que contém uma enzima responsável pela digestão do amido.

Se comemos com pressa e sem mastigar corretamente, os alimentos não são bem triturados e chegam pedaços grandes ao estômago, aumentando o trabalho deste órgão. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases.

Os dentes também saem ganhando com uma mastigação correta.

As pessoas que têm refeições mais líquidas ou não mastigam corretamente os alimentos, deixam os dentes sem função e, com o tempo, enfraquecem.

Comer devagar para não passar do primeiro prato

Engolir a comida sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade de alimentos que devemos ingerir.

Enquanto mastiga-se os alimentos o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de um certo tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade. Este tempo leva pelo menos 15 minutos.

A quantidade de alimentos ingeridos deve ser o suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentar-se, permitindo a liberação do suco gástrico responsável por parte do processo digestivo.

Quem come muito depressa, praticamente engolindo a comida sem mastigar só se sente satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida, tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos. Para completar, no final você terá ingerido bem mais que precisa e com o passar do tempo a balança mostrará o peso ganho.

Os magros comem mais devagar

Observe que boa parte dos magros costuma mastigar lentamente e bebe os líquidos em pequenos goles. Já os mais gordos, normalmente, comem com mais velocidade, não mastigam direito e tomam muito mais líquido.

O intestino tem uma função que é a de selecionar o que deve ou não ser captado, quando o alimento é adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Caso contrário, os alimentos pouco mastigados são mal selecionados e o organismo absorve mais do que deveria. O resultado é o aumento de peso.

Outro fato que deve ser observado é que as pessoas com tendência a engordar em geral apresentam um defeito genético que propicia a produção de uma pequena molécula que ativa um neuropeptídeo chamado Y (NPY) que, quando chega ao cérebro, inibe a liberação do hormônio de crescimento. Nos adultos, este hormônio atua no metabolismo durante o sono. Por isso, que quanto maior a ativação de NPY, maior a vontade de comer doces à noite e menor a liberação de hormônio de crescimento.

As pessoas que mastigam mal os alimentos ou comem depressa apresentam uma maior liberação do NPY e, conseqüentemente, ganha mais peso com o passar do tempo.

Um dos fatores que faz uma pessoa a comer depressa e sem mastigar corretamente é a ansiedade e a falta de tempo no dia-a-dia. Por isso, é melhor começar a mudar seus hábitos, ganhar mais saúde e, até quem sabe, perder peso.
Dicas para comer mais devagar:
Descanse os talheres enquanto se está mastigando.
Coma sempre na companhia de amigos, pois conversando demora-se um pouco mais para comer.
A cada refeição ou lanche mastigue com calma, saboreando o alimentos até transformar o sólido em pastoso.MASTIGUE CADA GARFADA MAIS OU MENOS UMAS 15X
Escolha para horário de suas refeições aquele em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar os alimentos pode até ajudar a reduzir a ansiedade.
Saia da mesa satisfeito, mas nunca com o estômago totalmente cheio.
Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa, que são mais calóricas, o seu centro da saciedade está começou a ser ativado. O resultado você notará com o tempo

3.COMER SEMPRE NO MESMO HORÁRIO
Programe o seu celular para despertar nos horário das refeições e coma sempre no mesmo horário.Isso fará com que evite ataques de compulsão pois o seu organismo saberá que horas entrará comida.

Vários estudos demonstraram que, além do que se come, também é importante prestar atenção aos horários estabelecidos para cada refeição. Respeitar diariamente a hora certa para tomar café da manhã, almoçar e jantar é benéfico para a saúde.Quando uma atividade é repetida diariamente no mesmo horário, o corpo se adapta com mais facilidade. Quem nunca acordou em um feriado no mesmo horário de costume como se precisasse ir trabalhar (sem ter programado o alarme)?Esta adaptação permite que o metabolismo trabalhe de maneira eficiente, o que é praticamente sinônimo de peso saudável. Acontece que quando o horário normal para dormir ou comer não é respeitado, o corpo se estressa e libera substâncias que dificultam a digestão e a metabolização dos nutrientes. Normalmente, a maioria das alterações no metabolismo leva ao aumento do peso e do risco de desenvolvimento de outras doenças.

4.PARE QUANDO SE SENTIR SATISFEITO

As pessoas devem sempre comer o suficiente para satisfazê-las, mas devem diferenciar entre estar confortavelmente satisfeitos e "sentir cheio". Comer até sentir satisfeito não é o mesmo que comer quantas vezes quiser. Aprendemos com os nossos pais a comer toda a comida do prato e carregamos isso conosco a vida toda. Estávamos em fase de crescimento, não estamos mais, então agora está na hora de abandonar esse velho hábito.

5.NUNCA REPITA O PRATO E NEM A SOBREMESA

Por mais gostoso que esteja uma refeição ou sobremesa, sempre regra do 1, nunca repita, melhor ser magro, ok?E nunca coma para agradar, só porque deram, etc.Exerça o autocontrole , saia de cena, respire, vai valer a pena.

6.  ESTÁ CANSADO? VÁ DORMIR!
É muito fácil confundir sono e cansaço com fome, pode reparar, sempre quando está de bobeira, na frente do computador por horas você come.Não é fome, é cansaço. Ai você acaba comendo para ganha alguma energia extra para se manter acordada(o). Trate de dormir pelo menos 8 horas diariamente, pois se não dormir o corpo produz o hormônio cortisol que engorda.O corpo preciso de descanso.
7. HIDRATE-SE . BEBA ÁGUA SEMPRE QUE SENTIR SEDE. (2 LITROS RECOMENDADO)
Também confundimos sede com fome , por isso mantenha o corpo hidratado.mas evite beber calorias, sucos de caixinhas é a pior opção e refrigerantes, também não são uma boa escolha.Beba com moderação.Dê preferência a sucos naturais e água mesmo.
8. REDUZA O TAMANHO DAS PORÇÕES
Uma maneira prática de controlar o que se come, é sempre optar pelo  porção menor, ou seja,tem um salgadinho de 100 g compre o de 20g.

9 REDUZA O TAMANHO DOS PRATOS  E DOS COPOS
Diminua o tamanho do garfo, da colher, do copo e do prato. Essa diminuição é comprovada que você acabará comendo menos.
10 DÊ PREFERÊNCIA PARA ASSADOS, GRELHADOS OU COZIDOS
A fritura eleva 3x ou 4x mais a caloria de um alimento.Se tiver a opção de escolher, opte por comer assado, grelhado ou cozido.Entre uma coxinha e uma esfirra (esfiha)? Opte por esfirra (esfiha)



ANOTOU?
ATÉ O PRÓXIMO POST!















.

Postar um comentário

0 Comentários