A sensibilidade, que em muitos casos pode ser característica dos dentes trincados, está relacionada ao tamanho e intensidade das rachaduras. Elas permitem que o estímulo externo de calor ou de pressão devido a mastigação cheguem mais rapidamente à polpa dental (núcleo do dente). Se a trinca foi muito extensa, acontece a passagem de bactérias da boca para o interior do dente, causando inflamação do tecido pulpar e, nestes casos, é necessário o tratamento do canal.
Quais são as causas desse problema?
A sensibilidade é ocasionada pelo desgaste do esmalte dos dentes, o que leva à exposição da dentina (a parte mais interna deles). É nela que se encontram as terminações nervosas e os fluidos.
Quando a dentina está exposta, há uma movimentação rápida dos fluidos, fazendo com que as terminações nervosas reajam provocando a dor. Os motivos para essa exposição são:
escovação muito agressiva: usar uma escova de cerdas duras, ou aplicar muita força na escovação, pode causar danos ao esmalte e retração gengival (o que expõe ainda mais a dentina);
gengivite: doenças na gengiva fazem com que ela se descole do dente, deixando a parte sem esmalte exposta;
bruxismo: o ato de ranger os dentes causa desgaste no esmalte, provocando a sensibilidade;
cremes dentais abrasivos: há no mercado diversos cremes dentais que prometem clarear os dentes. O uso frequente desses produtos causam o desgaste do esmalte, gerando a hipersensibilidade;
consumo de alimentos ácidos: bebidas e alimentos muito ácidos, além do consumo excessivo de açúcar, podem causar erosão no esmalte dentário. Alguns exemplos desses itens: refrigerante, frutas cítricas, tomate, vinagre, vinho, queijo envelhecido;
tratamentos odontológicos: restaurações quebradas ou infiltradas também contribuem com o problema. Isso porque quando uma peça estraga, o dente afetado fica sensível, pois sua dentina fica exposta;
uso de piercing na boca: esse acessório é moda entre os jovens, mas é capaz de gerar sensibilidade. Isso acontece porque o contato do piercing com o dente pode provocar a quebra ou desgaste do esmalte;
dentes lascados ou fraturados: quando um dente quebra ou sofre uma fratura, sua dentina fica exposta, causando dor ao paciente.
Quais são as opções de tratamento?
Conforme mostramos, os fatores que podem causar a sensibilidade nos dentes são diversos e cada um demanda uma intervenção diferenciada. Portanto, se você está sofrendo com esse problema, deve procurar seu dentista o mais rápido possível.
Por meio de um diagnóstico preciso, o profissional será capaz de identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado. Veja as técnicas utilizadas para diminuir ou eliminar a sensibilidade dental:
Uso de cremes dentais específicas
Essa forma de tratamento é bastante difundia pelos dentistas, pois, além de ser eficaz, tem um baixo custo para os pacientes. Os principais produtos indicados são à base de acetato de estrôncio e de arginina.
Geralmente, os efeitos do procedimento baseado nesses produtos duram no máximo 4 semanas. Dependendo do grau de sensibilidade, a melhora pode ser imediata. Porém, em casos mais acentuados, os resultados podem demorar mais.
Aplicação de flúor
O flúor atua ativamente na cavidade oral selando a dentina e impedindo o contato entre as fibras nervosas e os estímulos físicos ou mecânicos que provocam a sensibilidade dental.
A aplicação dessa substância geralmente é feita pelo profissional no consultório. Entretanto, dependendo do caso, ele pode recomendar que o paciente use produtos à base de flúor em sua rotina diária.
Cirurgia na gengiva
Quando a sensibilidade nos dentes é causada por retração gengival, a cirurgia é a solução mais efetiva. Isso porque o procedimento vai cobrir a raiz exposta, acabando de vez com aquela dor desagradável.
Restaurações
As restaurações com resina criam uma barreira física e térmica, que isola a dentina visível. Elas são indicadas para resolver problemas de sensibilidade causados por fraturas nos dentes, questões genéticas ou ação de ácidos.
Laser terapêutico
O laser também é um excelente aliado no combate à sensibilidade nos dentes. Ele age como um “sedativo” para a dor nas fibras nervosas e os efeitos são eficientes e imediados. Vale ressaltar que essa opção é indicada apenas para os casos mais simples (como o desconforto ao ingerir alimentos gelados ou quentes).
Tratamento de canal
Quando o problema de sensibilidade é devido à escovação agressiva (que causa uma retração gengival muito extensa e profunda), o canal é o tratamento mais indicado. Esse é o último recurso e é indicado apenas quando as outras opções não forem eficientes para resolver a situação.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?