Se tem uma coisa que definitivamente incomoda, é quando dizem coisas que você sabe que não é verdade sobre você.
As pessoas podem pressupor, imaginar, inventar, fazer julgamentos, mas nunca sabem ao certo o que se passa no íntimo de uma pessoa.
Nem sempre o que parece é, de fato, verdade.
Muitas pessoas se baseiam no que ouviram de alguém ou no que viram, ou pensam que viram, mas nunca vão saber de fato quem você é , se não conviverem com você.
Mesmo convivendo, as vezes tiram conclusões precipitadas, pois tem dias, que você está vivendo situações emergenciais e isso não te define como pessoa.
Exemplo:
- Você é uma pessoa super organizada , mas teve que deixar sua casa bagunçada para levar o filho ao médico e quando voltou, recebeu visitas e te difamaram como uma pessoa "porca";
- Você é uma pessoa super calma e um dia, alguém te tira do sério e você perde a paciência e você grita e alguém presencia,
- Você disse para alguém que a sua opinião era X num período, depois você mudou de opinião e passou a ser Y e a pessoa não entendeu que você simplesmente mudou de opinião e te difamou, chamando-a de mentirosa e não acreditou mais em você.
- Passou por um mau momento, atrasou o pagamento de uma dívida e foi chamado de caloteiro, mesmo pagando,
- etc
Uma coisa é certa: quanto mais você der importância, mais a opinião alheia te dominará. O que as pessoas pensam a nosso respeito não é problema nosso. É problema delas.
Jamais conseguiremos agradar a todos.(Nem Jesus Cristo agradou.E o crucificaram.)
Uma vez ouvi da minha psicóloga, uma frase que nunca esqueci:
"Quem não faz fofoca, é alvo de fofoca" Se a pessoa não tiver nada atual contra você, ela vai trazer à tona coisa de 10 anos atrás.É por isso que quem parou de beber há 10 anos sempre vai ser lembrado por estar caído nas portas dos bares, a que emagreceu pelo apelido balofa, a que deixou a casa suja uma vez , como a "porca" e por ai vai...
APRENDA
Para se curar dessas mágoas,você vai ter que se fortalecer emocionalmente.
Levei anos para aprender .
- O primeiro passo é sem dúvidas é conhecer a si mesmo. Reconhecer o que é verdade no que falam e o que não é verdade.Trabalhar a si mesmo.Admitir para si mesmo onde foi o nosso erro de deixar as pessoas invadir o nosso espaço e dar palpites.Há casos que não precisa fazer nada, só ignorar. Mas há casos que pedem um posicionamento nosso.Seja entre a família , vizinhos, irmandade, ou sociedade.
- O segundo passo é ouvir sem revidar o que as pessoas dizem a nosso respeito.Se muitas pessoas diferentes falam a mesma coisa de nós, é impossível que todas as pessoas estejam erradas, não é mesmo? ( não vale para caso de difamação por parte de família)
- Faça uma lista dos seus pontos positivos e negativos.Conserve os positivos. Melhore os negativos.
- Blinde a sua vida. Aquilo que você não quer que ninguém saiba ou que ninguém dê palpites, não exponha.
- Mesmo que você saiba alguma coisa de algum familiar , não comente, não divulgue, não exponha.Para que ninguém venha dizer que ouviu da sua boca.
- Se a crítica que recebeu foi justa, melhore no que foi criticado e convide a mesma pessoa que espalhou o boato para ir à sua casa e diga abertamente que o que ocorreu.
- Se foi injusta, esclareça da mesma forma e coloque um ponto final na história.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?