Sentir-se ansioso às vezes é normal, e todas as pessoas experimentam isso de vez em quando. No entanto, demonstrar ansiedade e medo excessivos, irracionais e constantes sobre as coisas é uma doença psiquiátrica, denominada medicamente de transtorno de ansiedade.
O que é ansiedade?
A ansiedade não é apenas um sentimento de urgência pelo o que está para acontecer, como muitos podem pensar. Conviver com a ansiedade é passar noites em claro, virando de um lado para o outro tentando dormir, sem sua mente permitir que você se “desligue”.
Ansiedade é algo que todos nós experimentamos de vez em quando. É uma resposta normal e saudável a situações que consideramos ameaçadoras, como ir ao hospital, fazer um exame, começar um novo emprego ou enfrentar uma mudança nas circunstâncias. Ansiedade em tais situações é normal. Isso nos ajuda a ter um bom desempenho e nos prepara para lidar com uma emergência. No entanto, nem toda ansiedade é útil ou produtiva. Algumas pessoas se acham extremamente ansiosas em situações cotidianas, excessivamente preocupantes mesmo quando não há razão real para isso.
A ansiedade é muito comum; Cerca de 1 em cada 4 pessoas experimentará um problema de saúde mental, como ansiedade a cada ano.
Como se sente?
Os sintomas da ansiedade também podem ser preocupantes, particularmente se não forem reconhecidos como tal. Alguns dos sinais físicos de ansiedade incluem:
- Batimento cardíaco rápido e / ou irregular
- Respiração rápida e superficial
- Músculos fracos / tensos
- Suando
- Estômago agitado
- Precisa urinar
- Intestinos frouxos
- Tontura / sensação de desmaio
- Boca seca
Ansiedade causa efeitos psicológicos também, por exemplo:
- Preocupando-se o tempo todo
- Tendo dificuldade em dormir
- Pobre concentração
- Sentindo-se mal-humorado ou irritado
- Sentindo-se deprimido
- Perda de autoconfiança
Em tais situações, as pessoas podem se preocupar, há algo seriamente errado com elas. Isso aumenta seu nível de ansiedade. À medida que se tornam mais ansiosos, a gravidade e a frequência de seus sintomas podem aumentar. Isso, por sua vez, os torna ainda mais ansiosos: é um círculo vicioso!
Se uma pessoa vive com ansiedade por um longo tempo, pode deixá-la permanentemente à margem, incapaz de fazer as coisas que deseja fazer na vida. Pode ser extremamente debilitante.
O que você pode fazer sobre isso?
Uma pessoa não pode simplesmente decidir não ficar mais ansiosa, muitas vezes é preciso treinar o autocontrole ou procurar ajuda. Uma coisa que dá muito certo para mim quando estou extremamente ansiosa, é puxar o ar e soltar, várias vezes, faço um planejamento no papel de como resolver o que me está deixando ansiosa , coloco neste papel o motivo, como resolver a curto ou a longo prazo, e o que pode acontecer caso eu não resolva, geralmente não acontece nada! E se acontece, não é tão grave assim, como a ansiedade faz parecer.Se não posso fazer essas anotações no papel, faço mentalmente. Além dessa técnica, se eu tiver como me isolar por alguns segundos, saio de cena e faço uma oração, isso devolve meu equilíbrio interior. Se não dá para se isolar, eu faço isso tanto com os olhos abertos ou fechados e medito por alguns segundos. É como mágica!Volto ao normal, e se não voltar, lavo o rosto , molho os pulsos e nuca, isto é infalível.
Pode ser que tirar proveito disso como eu faço para você simplesmente não funcione. Muitas vezes, quando as pessoas tentam "simplesmente parar de se preocupar", e fracassam, elas se sentem ainda piores sobre si mesmas e se preocupam que nunca vão melhorar. Isso só aumenta suas aflições.
Ok, enquanto você não pode simplesmente "sair dessa", há algumas coisas que você pode fazer para se ajudar. Esses incluem:
- Falando sobre suas preocupações com um amigo de confiança
- Enfrentando as coisas que você tem medo, superando o medo
- Identificar sua ansiedade e as coisas que a desencadeiam para que você possa desenvolver formas eficazes de superar seus medos
- Use exercícios de respiração, relaxamentos e meditações para ajudá-lo a relaxar
- Revendo seu estilo de vida, particularmente dieta, exercício e consumo de álcool, pois tudo isso pode ter um efeito sobre como você se sente.
Existem excelentes materiais de autoajuda na Internet e em outros lugares.
Além da autoajuda
Enquanto a ansiedade leve a moderada, a curto prazo, muitas vezes pode ser gerenciada através de auto-ajuda, crises persistentes, recorrentes ou mais graves de ansiedade podem precisar de ajuda profissional e até mesmo leve a moderada ansiedade pode ser ajudada por falar com um profissional treinado. Aconselhamento pode reduzir os problemas associados à ansiedade, ajudando você:
- Entenda o que é ansiedade e comece a abordar alguns dos problemas subjacentes
- Reconhecer, gerenciar e reduzir os sintomas físicos
- Desafie e reformule alguns dos pensamentos inúteis que alimentam sua ansiedade
- Mude os comportamentos relacionados à ansiedade.
Transtornos de ansiedade incluem transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social, transtorno de estresse pós-traumático, e assim por diante. O transtorno de ansiedade mais comum é o transtorno de ansiedade generalizada (GAD). Muitas pessoas são afetadas por mais de um distúrbio de ansiedade concomitantemente, conhecido como comorbidade. Pesquisas mostraram que o TAG é a mais comorbidade dos transtornos de ansiedade.
Sentimentos de medo, medo ou desconforto podem ser paralisantes. Identificar seus sintomas - e saber que a ajuda está disponível - é fundamental para a recuperação.
Quando você sente uma repentina onda de nervos ou muita emoção , é provável que o seu corpo responda por sua vez. Suores, tremores ou sentimentos de náusea, entre outras coisas, podem ocorrer.
Tal desconforto, especialmente se as sensações forem novas, pode levar a pessoa a perguntar: Estou sofrendo um ataque de pânico ? Ou é um ataque de ansiedade?
Mas essa não é a pergunta certa. É provável que você esteja sentindo ansiedade ou um ataque de pânico.
"Eles são condições emocionais muito diferentes", diz Ricks Warren, Ph.D. , professor associado clínico de psiquiatria na Universidade de Michigan.
A ansiedade é uma condição definida como preocupação excessiva e persistente sobre um evento iminente, como morte ou doença, ou até eventos menores, como atrasos para um compromisso ou outros resultados incertos. Os sintomas incluem fadiga, hipervigilância, inquietação e irritabilidade - e são frequentemente crônicos.
Ataques de pânico, por outro lado, são rajadas curtas de medo intenso, muitas vezes marcado por aumento da freqüência cardíaca, dor no peito breve ou falta de ar. Normalmente durando menos de 30 minutos, eles podem ocorrer uma vez ou repetidamente - às vezes sem motivo. Esses episódios podem enviar pacientes para a sala de emergência, pois às vezes são confundidos com um ataque
Qual é a diferença entre um ataque de pânico e ansiedade?
A ansiedade é basicamente o que sentimos quando nos preocupamos com algum evento futuro - antecipando um resultado ruim que pode acontecer. Muitas vezes envolve-se com a tensão muscular e uma sensação geral de mal-estar. E geralmente vem gradualmente.
Um ataque de pânico é diferente. Está associado a um início muito abrupto de medo intenso por causa de uma sensação de ameaça acontecendo agora , a resposta de luta ou fuga que estamos programados para ter para lidar com o perigo imediato. Isso dispara esse alarme.
Lidar com transtornos de ansiedade pode ser uma coisa difícil. Pode ser ainda mais difícil se você estiver fazendo isso sozinho. Amigos e familiares podem fornecer apoio importante se você sofre de um transtorno de ansiedade, mas às vezes o pensamento de dizer-lhes sobre sua condição provoca ainda mais ansiedade. Aprenda a abordar seus amigos e família sobre seu transtorno de ansiedade para receber o apoio de que precisa, porque eles são as pessoas que você convive regularmente.Diga exatamente a eles o que você quer que eles façam quando você estiver ansioso(a): que se calem, que te abracem, que coloquem aá mão no seu ombro, uma frases, etc.Ese for extremo o que sente, busque ajuda,procurando apoio psicológico.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?