DISTÚRBIO DO ATRASO CRÔNICO - Segundo alguns especialistas, está ligado ao Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), depressão e ansiedade, o que significa que o atrasado sem querer se perde mesmo nos horários.
No dicionário: Distúrbio de Atraso Crônico é um distúrbio psicológico que atinge alguns seres humanos. Pessoas que sofrem deste distúrbio tendem a subestimar o tempo que levam para finalizar uma tarefa, o que acaba fazendo-as se atrasarem para atividades rotineiras.
Especialistas afirmam que este distúrbio é causado pela mesma parte do cérebro afetada por aqueles que sofrem com o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), por isso elas não conseguem avaliar corretamente o tempo que vão levar para executar suas atividades
Bom, tendo em vista que não é possível que todos os dias exista uma desculpa para os atrasos sem fim, devem existir razões profundas que só um psicólogo poderia trazer à tona.
Segundo a psicóloga Tania Theodoro, formada pela USP de Ribeirão Preto, entre as razões existentes para o atrasado crônico poderíamos destacar:
* a incapacidade de dizer “não”, razão pela qual o atrasado acaba assumindo mais compromissos do que consegue cumprir;
* a necessidade de controle, pois ao chegar atrasado, inconscientemente, a pessoa alivia o seu medo de abandono quando vê que, apesar do atraso, alguém lhe esteve esperando;
* acreditar que o mundo gira em torno do seu umbigo, o que é uma a fantasia infantil que projeta a imagem de que o outro se adaptará às nossas necessidades, tal qual quando éramos bebês.
Como resolver o problema?
Ou você está lendo isso porque conhece alguém que está sempre atrasado e isso já ultrapassou a sua paciência, ou você está lendo porque estão te dizendo que você vive atrasado.
Em qualquer um dos casos, não é fácil reconhecer em si mesmo, ou fazer com que o outro enxergue, o tamanho do problema.
A tendência do nosso inconsciente é nos preservar do que poderia vir a ser uma destruição, real ou imaginária, provocada pela vergonha da exposição ou admissão dos nossos erros, defeitos, comportamentos e coisas que entram em choque com a bela imagem que temos de nós mesmos. Por isso, dizer ao amigo que ele não é tão bacana quanto pensa, é difícil, se não impossível, pois é natural que todas as culpas recaiam no exterior (trânsito, relógio, vida dura, inclusive em você, que apenas gostaria de ajudar).
1. o self público que é conhecido por mim e pelos outros;
2. o self cego que é desconhecido por mim e conhecido pelos outros;
3. o self secreto que é conhecido por mim e desconhecido pelos outros;
4. o self inconsciente que é desconhecido por mim e pelos outros.
Como os outros nos veem (atrasados, pontuais, gente fina ou gente chata) é um teste de realidade que deve ser enfrentado pelo self cego para que possamos ser melhores testemunhas do nosso seu próprio comportamento, se é que estamos realmente preocupados em agradar e respeitar os sentimentos alheios, afinal, fazer as pessoas esperarem por nós...não é legal!
- Se estiver muito difícil manter a pontualidade, chegando a prejudicar sua vida ou das pessoas que estão ao seu redor; peça ajuda profissional. Tenha a certeza que existe um porquê desses seus atrasos constantes e que podem ser resolvidos. Quem está sempre atrasado, tem a cabeça tão cheia de coisas, são muitos pensamentos intrusivos o bombardeando mentalmente, que não consegue organizar suas prioridades e nem administrar seu tempo.#psilúciamadi
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?