A boca, ou cavidade oral, é composta de inúmeros componentes que trabalham juntos para que você possa respirar, falar, comer e digerir alimentos. Quando você entende essas partes da boca e como elas afetam sua saúde geral, o significado da higiene bucal ganha um novo significado. Aqui está o que essas coisas fazem por você.
Lábios e bochechas
Seus lábios e bochechas são constituídos por músculos que não apenas lhe dão a capacidade de beijar, mas também ajudam a moldar suas expressões faciais - felizes e tristes. Os lábios deixam entrar ar na boca para respirar e, junto com as bochechas, ajudam a falar. Eles também mantêm comida e saliva na boca enquanto mastigam. Por fim, esses músculos fortes guiam e mantêm os dentes em suas posições corretas.
Língua
A língua é um músculo poderoso que facilita a mastigação, a deglutição, a fala e o sabor dos alimentos. Com o uso das papilas gustativas - receptores sensoriais localizados na sua língua, de acordo com o InnerBody - você pode apreciar a comida que come. Você tem cerca de 10.000 papilas gustativas na língua e em outras áreas da boca, permitindo detectar sabores doces, salgados, amargos e salgados.
Seus dentes têm uma coroa de esmalte dura, juntamente com raízes que os ancoram no osso da mandíbula. O osso alveolar envolve as raízes para estabilizar os dentes da boca, enquanto o tecido gengival também mantém os dentes no lugar e protege as raízes da cárie. A principal função dos dentes é rasgar e mastigar alimentos para que possam ser digeridos adequadamente, mas os dentes também dão forma ao rosto e ajudam a pronunciar certos sons (e esteticamente, eles produzem sorrisos lindos).
Glândulas salivares
Articulação temporomandibular
Sua capacidade de abrir e fechar a boca, mover a mandíbula para frente e de um lado para o outro, além de mastigar, falar e engolir, tudo isso graças às articulações temporomandibulares ( ATM ). Essas duas articulações, de acordo com a American Dental Association (ADA) , estão localizadas nos dois lados da cabeça e trabalham em conjunto com o osso da mandíbula, os músculos faciais e os ligamentos. Qualquer interrupção na sincronização desse par - como artrite ou ranger de dentes - pode resultar em dor facial, dificuldade em mastigar e outros obstáculos ao movimento normal da mandíbula.
Mantendo sua cavidade oral saudável
Uma rotina de higiene bucal que mantém todas as partes da boca saudáveis consiste em escovar os dentes duas vezes ao dia, usar creme dental com flúor e limpar os dentes com fio dental. Para manter as papilas gustativas afiadas, escove a língua regularmente também. Enxaguar com um enxaguatório bucal antimicrobiano, como Colgate Total ® avançada Pro-Shield ™ , também pode reduzir a quantidade de bactérias em sua boca a qualquer momento e combater os germes de mau hálito. Igualmente importante: evitar produtos de tabaco e limitar açúcares e carboidratos que levam à deterioração beneficia sua saúde muito além das áreas descritas acima.
É importante agendar consultas dentárias regulares e limpezas profissionais, que removem o tártaro e a placa que sua escova de dentes não consegue alcançar. Sinta-se confortável em saber que seu dentista também fará uma triagem oral do câncer e verificará todas as áreas da boca quanto a sinais de doença.
Embora dentes bonitos sejam importantes, uma boca saudável é muito mais que isso. Manter todas as partes da boca em bom estado de funcionamento não apenas garante uma boa saúde dental, mas também um corpo saudável .
PARA DETECTAR ALTERAÇÕES,
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?