#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

9° Passo no Emagrecimento> Mindfulness: Comer com atenção plena ajuda a controlar a ansiedade e a compulsão. E como consequência comer menos e emagrecer



Comer atentamente é prestar atenção à maneira como comemos. A pesquisa mostrou que comer conscientemente melhora a digestão, regula o apetite e nos ajuda a apreciar muito mais a comida. É até apelidado de antídoto para emagrecer, pois sintonizar o que comemos pode ser suficiente para nos ajudar a fazer melhores escolhas e evitar comer demais.
O que é atenção plena?

A atenção plena é a prática da percepção do momento presente,Praticar a alimentação consciente significa simplesmente estar presente quando comemos - prestando atenção e tendo consciência disso. Basta sintonizar e aproveitar.
Como fazer isso

Veja como praticar a alimentação consciente em cada estágio do processo e os benefícios que você pode esperar.

Comece praticando um passo em um lanche por alguns dias e tente o próximo. Eventualmente, você pode combinar todas as cinco etapas de uma refeição inteira e experimentar estar totalmente consciente enquanto come.

Eles dizem que leva pelo menos 21 dias para formar um hábito , então continue assim e isso acontecerá mais naturalmente. Por fim, proporcionará uma sensação de compreensão, apreço e respeito pela comida, o que tornará um hábito fácil continuar.

Este exercício abaixo é um reforço ao que já aprendemos sobre a importância de comer devagar; com atenção plena,com o objetivo de perceber a mastigação e as sensações presentes para auxiliar na satisfação.De acordo com a nutricionista Vera Salvo, que explica a prática,ajuda a focar no presente e devolve com o tempo , a percepção dos sinais do corpo que perdemos, controlando a ansiedade e

com a saciedade, evita a compulsão.





Comendo uma Uva-Passa: Saboreando Mindfulness pela Primeira Vez 1. Segurando . Primeiro, segure a passa e a mantenha na palma de sua mão ou entre o indicador e o dedo polegar. . Focando sua atenção nela, imagine que você acabou de cair de Marte e nunca viu um objeto assim em toda sua vida. 2. Vendo . Passe alguns minutos realmente vendo o objeto, observe a passa cuidadosamente e atenção plena. . Deixe que seus olhos explorem cada parte da mesma, examinando as peculiares do objeto; onde a luz bate, as regiões ocas e escuras, as rugas e as dobras e toda e qualquer assimetria e característica da passa. 3. Tocando . Gire a passa por entre dedos, explorando sua textura, talvez com os olhos fechados se isso aumentar o seu sentido de tato. 4. Cheirando . Colocando a passa abaixo do nariz, deixe que a cada inalação você sinta profundamente todos os aromas e fragrâncias que apareçam e notando, ao fazer isso, quaisquer acontecimentos interessantes que estejam ocorrendo em sua boca e estômago. 5. Pondo na boca . Agora lentamente leva a passa aos lábios, notando como sua mão e braços sabem exatamente como e onde posicioná-la. Gentilmente, coloque o objeto na boca, sem mastigá-lo e notando como ele é distribuído na boca. Passe alguns momentos explorando todas essas sensações, inclusive com a língua. 6. Saboreando . Quando estiver pronto, comece a mastigar a passa, notando como e qual parte precisa ser mastigada. Depois, de maneira muito consciente, morda uma ou duas vezes e perceba o que ocorre posteriormente, experimentando quaisquer ondas de sabor que são emanadas à medida que você continua mastigando. Sem engolir ainda, note as sensações cruas de sabor e textura na boca e como estas mudam com o tempo, de momento em momento, assim como mudanças no próprio objeto. 7. Engolindo . Quando estiver pronto, comece a engolir a passa, veja se consegue notar a primeira intenção em engolir à medida que esta aparece, para que até mesmo esta sensação seja experimentada conscientemente antes mesmo que você engula a passa. 8. Seguindo.... . Finalmente, veja se consegue sentir o que sobrou da passa se movendo até o estomago e perceba como o corpo como um todo está se sentindo após o término deste exercício de atenção plena no ato de comer.



Como fazer Alimentação consciente todos os dias

Veja como praticar a alimentação consciente em cada estágio do processo e os benefícios que você pode esperar.




Etapa 1: quando a fome atingir

Quando estiver com fome, tome consciência do seu corpo e observe algumas respirações. O que seu corpo está lhe dizendo? Passe alguns momentos observando as sensações que lhe dão essa mensagem. Não há necessidade de alterá-los, apenas tome consciência deles e explore o sentimento.

Benefícios: quando você escuta, seu corpo lhe dirá se está realmente com fome e o que está com fome. Aprender a aceitar e, portanto, tolerar a fome, impede-nos de comer de uma só vez o que realmente não precisamos.

Etapa 2: escolhendo o que comer

Observe ou pense nas escolhas, tomando consciência do que está em oferta. Observe todos os fatores em jogo - os diferentes alimentos, do que são feitos, como são preparados, como cheiram, o custo. Observe que a escolha é sua e que pensamentos ou sentimentos surgem de cada opção, sem tentar alterá-los.

Benefícios: Parar e observar os alimentos oferecidos abre nossos olhos para as escolhas que fazemos. Ele nos permite fazer escolhas informadas que nos nutrem - seja fazendo uma escolha saudável ou indulgente!

Etapa 3: Preparando sua comida

Reserve um tempo para ficar atento enquanto se prepara para comer. Pode ser que você esteja descascando o alimento enquanto prepara, sentado em sua mesa levantando a tampa ou começando a descascar, cortar e fritar. Não importa onde você esteja ou o que está comendo - observe as texturas, sons, cheiros e como tudo parece quando a comida está na sua frente.

Benefícios: Também comemos com os olhos, e prestar atenção na comida que você está preparando estimula e concentra seu corpo, pronto para comer. Ajuda o corpo a se preparar para o que está prestes a fazer, para que você encontre seus sinais de digestão e apetite funcionando com muito mais eficiência. Se sua boca estiver com água - você sabe que está no caminho certo!

Etapa 4: Comer

Indiscutivelmente, a parte mais divertida. Comece dando uma boa olhada no que você está prestes a comer. Anote as texturas, formas e cores e, em seguida, observe qualquer cheiro e som. Quando você dá uma mordida, observe a temperatura, a textura e todos os gostos diferentes. Esteja ciente de como a comida fica no garfo ou na mão e depois na boca. Observe sua boca mastigando e sua respiração à medida que avança.

Benefícios: Estar atento ao comer, permite que o corpo responda adequadamente ao que está fazendo. Se você comer enquanto se preocupa com a sua próxima reunião, o corpo está no modo de estresse e a digestão é comprometida. Comer conscientemente também permite que os sinais adequados sejam enviados ao cérebro quando estamos cheios, impedindo-nos de comer demais.

Etapa 5 - Depois de terminar

Quando você terminar de comer (ou estiver descansando), tome consciência do seu corpo. Mais uma vez, perceber a respiração é uma maneira útil de se envolver consigo mesmo. Observe os sentimentos de plenitude ou vazio, qualquer movimento em seu corpo ou qualquer gosto que persista.

Benefícios: tomar consciência dos sentimentos depois que comemos permite que o corpo retorne ao estado de repouso, o que ajuda na digestão. Grande parte do nosso apetite vem do quanto estamos acostumados a sentir, portanto, chamar nossa atenção para isso pode ajudar a interromper o excesso de hábitos alimentares exagerados . 



fonte  (bbcgoodfood)

Postar um comentário

0 Comentários