Todos nós comemos demais de vez em quando. Mas se você comer demais regularmente, sentindo-se descontrolado e impotente para parar, pode estar sofrendo de transtorno de compulsão alimentar. O transtorno da compulsão alimentar periódica é um distúrbio alimentar comum, no qual você costuma comer grandes quantidades de comida, sentindo-se impotente para parar e extremamente angustiado durante ou após a refeição. Você pode comer a ponto de sentir desconforto, depois ser atormentado por sentimentos de culpa, vergonha ou depressão depois, espancar-se por sua falta de autocontrole ou se preocupar com o que a compulsão alimentar fará com seu corpo.
Veja o vídeo abaixo:
Não há exame de sangue para diagnosticar dependência alimentar. Como em outros vícios, é baseado em sintomas comportamentais.
Aqui estão 8 sintomas comuns de viciados em comida:
- Você freqüentemente sente desejo por certos alimentos, apesar de se sentir cheio e ter acabado de terminar uma refeição nutritiva .
- Quando você cede e começa a comer um alimento que ansiava, geralmente se vê comendo muito mais do que o pretendido.
- Quando você come um alimento que ansiava, às vezes come a ponto de se sentir excessivamente empalhado.
- Muitas vezes você se sente culpado depois de comer determinados alimentos - mas se vê comendo novamente logo em seguida.
- Às vezes, você inventa desculpas em sua mente por que deveria comer algo que deseja.
- Você tentou repetidamente - mas sem sucesso - parar de comer certos alimentos ou estabelecer regras para eles, como trapacear refeições ou dias.
- Você costuma esconder o consumo de alimentos não saudáveis de outras pessoas.
- Você se sente incapaz de controlar o consumo de alimentos não saudáveis - apesar de saber que eles causam danos físicos, incluindo ganho de peso .
Se você conseguir se relacionar com quatro a cinco dos sintomas desta lista, pode ter um problema sério com a comida. Se seis ou mais se aplicam a você, provavelmente você é um viciado em comida.
RESUMOOs principais sintomas do vício em comida incluem o desejo e a ingestão de alimentos não saudáveis sem fome e a incapacidade de resistir ao desejo de comer esses alimentos.
Você tem transtorno de compulsão alimentar?
- Você se sente fora de controle quando come?
- Você pensa em comida o tempo todo?
- Você come em segredo?
- Você come até se sentir doente?
- Você come para escapar de preocupações, aliviar o estresse ou para se confortar?
- Você sente nojo ou vergonha depois de comer?
- Você se sente impotente para parar de comer, mesmo que queira?
Tratamento para compulsão alimentar
Com o tratamento e apoio certos, a maioria das pessoas se recupera do transtorno da compulsão alimentar periódica, mas isso pode levar tempo.
REGRAS INICIAIS PARA CONTROLAR A COMPULSÃO ALIMENTAR:
- Não fique longos períodos sem comer
- Estipule sempre o mesmo horário para comer e não pule refeições.
- Procure comer devagar sem ansiedade mastigando bem os alimentos
- Procure comer todos os grupos de alimentos e varie o cardápio, coma frutas , legumes, proteínas e alimentos com fibras
- Muitas vezes o que faz ter compulsão é passar muitas horas ociosamente, ou sem dormir, estando cansada, ou chateado, triste, etc. Procure manter suas emoções sob controle e se possível anote no diário o horário que teve compulsão e o que estava sentindo no momento.Você vai descobrir que estava triste, por isso comeu, que estava cansado, por isso comeu, que estava muito tempo sem fazer nada por isso comeu, etc. Resolva as suas emoções, chateações, faça alguma atividade paralela, converse, saia, faça exercícios, leia um bom livro, pratique meditação, ore...Tudo isso ajuda a controlar a ansiedade e compulsãoIdentifique seus gatilhos com um diário alimentar e de humor
- Nunca se prive de algo que esteja com muita vontade de comer. Mas tenha o bom senso de não exagerar. Se você sabe que é compulsiva, não compre uma caixa de bombons, compre apenas 1 na hora da vontade e coma bem devagar. De preferência leve para casa e coma em casa. Toda vez que tiver vontade, terá que sair para comprar.
- O fato de se permitir, mas não exagerar , com o tempo verá que tem a permissão e não é proibido , comerá cada vez menos.
Dica de recuperação1- compulsão alimentar que foi publicado na Helpguide: desenvolva um relacionamento mais saudável com os alimentos
Evitando a tentação. É muito mais provável que você coma demais se tiver junk food, sobremesas e lanches não saudáveis em casa. Remova a tentação limpando sua geladeira e armários de seus alimentos favoritos.
Ouvindo seu corpo. Aprenda a distinguir entre fome física e emocional. Se você comeu recentemente e não está com o estômago revirado, provavelmente não está com muita fome. Dê tempo ao desejo de passar.
Comer regularmente. Não espere até morrer de fome. Isso só leva a comer demais! Atenha-se às refeições programadas, pois pular refeições geralmente leva a compulsão alimentar no final do dia.
Não evitando gordura. Ao contrário do que você pensa, a gordura da dieta pode realmente ajudar a impedir que você coma demais e ganhe peso. Tente incorporar gordura saudável em cada refeição para mantê-lo satisfeito e cheio.
Combate ao tédio. Em vez de petiscar quando estiver entediado, distraia-se. Dê um passeio, ligue para um amigo, leia ou adote um hobby, como pintar ou jardinagem.
Focando no que você está comendo. Quantas vezes você passou por um estado quase de transe, nem mesmo gostando do que está consumindo? Em vez de comer sem pensar, seja um comedor consciente . Desacelere e saboreie as texturas e sabores. Você não apenas come menos, como também desfruta.
A importância de decidir não fazer dieta
Em vez de fazer dieta, concentre-se em comer com moderação. Encontre alimentos nutritivos que você goste e coma apenas até sentir um conteúdo, e não desconfortavelmente recheado. Evite banir ou restringir certos alimentos, pois isso pode fazer com que você os deseje ainda mais. Em vez de dizer "Eu nunca posso comer sorvete", diga "Vou comer sorvete como um tratamento ocasional".
Dica 2: encontre maneiras melhores de alimentar seus sentimentos
Uma das razões mais comuns para a compulsão alimentar é uma tentativa de gerenciar emoções desagradáveis, como estresse, depressão, solidão, medo e ansiedade. Quando você tem um dia ruim, pode parecer que a comida é sua única amiga. A compulsão alimentar pode temporariamente fazer com que sentimentos como estresse, tristeza, ansiedade, depressão e tédio evaporem no ar. Mas o alívio é muito passageiro.
Dica 3 Retome o controle
Às vezes, parece que a vontade de bater sem aviso prévio. Mas mesmo quando você está sob o domínio de um desejo aparentemente irresistível e incontrolável, há coisas que você pode fazer para se manter no controle.
Aceite o desejo e siga em frente, em vez de tentar combatê-lo. Isso é conhecido como "desejo de surfar". Pense no desejo de binge como uma onda do oceano que em breve atingirá o pico, quebrará e se dissipará. Quando você supera o desejo, sem tentar lutar, julgar ou ignorá-lo, verá que ele passa mais rapidamente do que você imagina.
Distraia-se. Qualquer coisa que chame sua atenção funcionará: dar um passeio, ligar para um amigo, assistir a algo engraçado online, etc. Depois que você se interessar por outra coisa, o desejo de compulsão pode desaparecer.
Fale com alguém. Quando você começar a perceber o desejo de compulsão, procure um amigo ou membro da família em quem confie. Compartilhar o que você está passando pode ajudá-lo a se sentir melhor e aliviar o desejo de compulsão.
Atraso, atraso, atraso. Mesmo que não tenha certeza se será capaz de combater o desejo de compulsão, faça um esforço para adiá-lo. Tente adiar por 1 minuto. Se você conseguir. Tente alongar por 5 minutos. Se você demorar demais, poderá evitar a compulsão.
Dica 4: apoie-se com hábitos de vida saudáveis
Quando você está fisicamente forte, relaxado e bem descansado, é mais capaz de lidar com as bolas curvas que a vida inevitavelmente lança em seu caminho. Mas quando você já está exausto e sobrecarregado, qualquer pequeno soluço pode enviá-lo para fora dos trilhos e direto para a geladeira. Exercício, sono e outros hábitos de vida saudáveis ajudarão você a passar por momentos difíceis sem comer compulsivamente.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?