Outras maneiras de falar sobre tristeza podem ser 'sentir-se abatido' ou 'sentir-se triste'. Uma pessoa pode dizer que está se sentindo "deprimida", mas se ela desaparecer por si própria e não afetar muito a vida, provavelmente não será a doença da depressão.
A depressão afeta as emoções, o pensamento, o comportamento e o bem-estar físico de uma pessoa. Alguém que está triste pode chorar por um tempo, passar algum tempo sozinho e depois voltar à vida normal em um curto espaço de tempo. Mas uma pessoa com depressão clínica terá sintomas como perda de interesse em atividades, abstinência de outras pessoas, dificuldade em dormir ou uma mudança drástica no apetite que dura duas semanas ou mais. Eles podem até ter pensamentos de morte ou suicídio.
Sinais de depressão que você pode ver
Embora as pessoas com depressão ocultem seus sintomas com frequência, há alguns sinais que você pode procurar para saber quando uma pessoa em sua vida pode precisar de ajuda.
Uma pessoa que tem depressão pode:
- Mover-se, pensar ou falar devagar, dificultando conversas e outras interações.
- Parar de se preocupar com higiene pessoal e saúde.
- Ganhar ou perder peso em resposta a mudanças no apetite.
- Tornar-se agitado com facilidade ou chorar incontrolavelmente.
Os sintomas incluem:
- sentimentos de desânimo
- tristeza
- desesperança
- falta de motivação
- perda de interesse em atividades que o indivíduo considerou agradáveis
Em casos graves, a pessoa pode pensar ou tentar suicídio. Eles podem não sentir mais vontade de passar tempo com a família ou amigos e podem parar de perseguir seus hobbies ou se sentirem incapazes de frequentar o trabalho ou a escola.
Se esses sentimentos de dúvida durarem mais de duas semanas, um profissional de saúde poderá diagnosticar a pessoa com transtorno depressivo maior (TDM).
Mas a depressão nem sempre é marcada por demonstrações extremas de emoção. Algumas pessoas com depressão severa podem deixar de responder emocionalmente - parecendo "entorpecidas" ou "além das lágrimas". Elas podem não sentir nada. E essa falta de emoção pode ser tão dolorosa quanto tristeza prolongada, ansiedade ou raiva. Só porque alguém não está chorando o tempo todo não significa que não está sofrendo.
Como posso ajudar alguém com depressão?
Para as pessoas que vivem com depressão, a intervenção precoce é fundamental. Aqueles que têm um episódio de depressão são propensos a episódios subsequentes e podem cair em depressão mais facilmente a cada episódio subsequente. Impedir que esse padrão ocorra pode começar com você.
Se você acha que alguém que conhece conhece depressão e precisa de ajuda, fale com ela sobre suas preocupações. Certifique-se de que a pessoa esteja pronta e disponível para conversar, esteja em um ambiente confortável e não se sinta pressionada. Pergunte como você pode ajudar. Diga à pessoa o que você notou e expresse preocupação genuína. Se a pessoa é receptiva a ajudar e não corre risco de suicídio ou dano, é útil saber quais recursos estão disponíveis em sua comunidade e quais perguntas você deve fazer para melhor fornecer ajuda e suporte inicial.
Os desafios da saúde mental afetam a todos e todos temos a responsabilidade de nos apoiar.
Para aprender um plano de ação para ajudar alguém com depressão ou outro problema de saúde mental ou uso de substâncias, encontre um curso de Primeiros Socorros em Saúde Mental perto de você e receba treinamento.
Aprenda a identificar:
Os verdadeiros sintomas da depressão
Para ser diagnosticado com depressão, as pessoas precisam ter pelo menos 5 dos seguintes sintomas, por uma duração contínua de pelo menos duas semanas. Esteja ciente: a gravidade desses sintomas também deve ser considerada; portanto, use-os apenas como orientação e consulte um profissional de saúde mental para um diagnóstico conclusivo.
- Um humor deprimido ou irritável na maioria das vezes.
- Perda ou diminuição do prazer ou interesse na maioria das atividades, incluindo aquelas que antes eram interessantes ou prazerosas.
- Mudanças significativas de peso ou apetite .
- Perturbações ao adormecer ou dormir demais.
- Sentindo-se mais lento em seus movimentos ou inquieto na maioria dos dias.
- Sentindo-se cansado, lento e com pouca energia na maioria dos dias.
- Ter sentimentos de culpa inútil ou excessiva na maioria dos dias.
- Enfrentando problemas com pensamento, foco, concentração , criatividade e capacidade de tomar decisões na maioria dos dias.
- Tendo pensamentos de morrer ou suicídio .
Se você acha que você ou um ente querido pode estar deprimido, é importante procurar o aconselhamento de um profissional de saúde mental treinado para diagnóstico e tratamento. A depressão é uma doença mental extremamente comum e existem muitos tratamentos que beneficiam a maioria das pessoas.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?