
Hoje, paz e tranquilidade são um bem precioso, mas às vezes somos nossos piores inimigos. Quantas vezes você foi para a cama apenas para reviver seu dia em sua cabeça ou fazer uma lista mental de tarefas para amanhã? Ou talvez você tenha esculpido alguns minutos para relaxar e ser sequestrado por uma enxurrada de pensamentos ou preocupações? Encontrar calma em um mundo de caos pode ser uma tarefa difícil.
Em uma era de e-mail, mensagens de texto, Facebook e Twitter, todos somos obrigados a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas essa multitarefa constante está cobrando seu preço. E nos tornando menos eficientes.
Essa carga e sobrecarga geralmente levam a ansiedade, medo e depressão, e, embora você não possa sair da vida e evitar a responsabilidade, podemos abordar as coisas de uma maneira mais suave.
O cansaço mental pode se manifestar de várias maneiras:
- Fadiga física. Seu corpo está cansado e você prefere se enroscar na cadeira de jardim com uma margarita do que sair correndo no final do dia, mesmo que você tenha passado a maior parte do dia sentado em uma mesa.
- Impaciência e irritabilidade. Você se torna irritadiço com os outros e pode ser mais rapidamente desencadeado de raiva ou chateado.
- Incapacidade de se concentrar ou trabalhar. Torna-se mais difícil terminar seu trabalho ou tarefas. Você pode achar mais difícil tomar decisões, encontrar a palavra certa ou se concentrar em um trabalho de cada vez.
Quatro maneiras de aliviar a fadiga mental
Como podemos lidar com alguns desses dias mais exigentes sem deixá-los deprimidos? Aqui estão quatro sugestões de Polly Campbell escritora:
- Tome menos decisões.
Somos confrontados com dezenas de decisões todos os dias e, ao final de toda essa tomada de decisão , nossa energia mental e autocontrole podem sofrer, de acordo com uma pesquisa de Kathleen Vohs. Então, é mais provável que tomemos decisões prejudiciais e façamos o que for mais fácil, como deitar no sofá, em vez de exercitar ou optar por um hambúrguer drive-thru em vez de cozinhar uma refeição saudável. Uma maneira de compensar essa queda na energia mental pode ser limitar suas decisões durante o dia. Faça o mesmo pedido de café todos os dias. Coma o mesmo jantar toda terça-feira. Ao manter algumas decisões básicas e rotineiras simples (ou eliminá-las completamente), temos mais energia mental para lidar com o resto de nossos dias. - Curta a Natureza.Faça uma pausa e olhe pela janela. Apenas um minuto de olhar para telhados gramados reduziu erros e melhorou a concentração entre os estudantes, de acordo com pesquisa da Universidade de Melbourne. "É realmente importante ter micro-intervalos", diz a Dra. Kate Lee, que liderou o estudo. “É algo que muitos de nós fazem naturalmente quando estamos estressados ou mentalmente cansados. Há uma razão para você olhar pela janela e buscar a natureza: ela pode ajudá-lo a se concentrar no seu trabalho e a manter o desempenho durante todo o dia de trabalho. ”Então faça uma pausa e olhe para um espaço verde ou vá para um breve passeio pelo parque durante almoço. A pausa ajudará você a se sentir restaurado e mais capaz de se concentrar nas tarefas futuras.
- Apenas levante-se e caminhe.
Vários estudos mostram o valor do exercício para aumentar a concentração e o foco mental.Vinte minutos podem melhorar o desempenho e sessões curtas e intensas de exercícios podem aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro e melhorar seu humor, memória e criatividade .
- Tirar uma folga.
Seja um mini-intervalo ou uma semana de folga, o tempo livre é essencial para combater a fadiga mental. Você pode fazer isso mesmo nos dias mais movimentados, certificando-se de fazer uma pausa regular para o almoço ou reservar 15 minutos sem nada planejado para dar um passeio, ou pelo menos respirar. Então, a cada semana, deixe um tempo aberto e não planejado. Apenas não preencha todos os espaços no seu calendário. Esse tempo aberto pode lhe dar um alívio mental, mas também permite que oportunidades inesperadas se desenvolvam.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?