#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Desativando gatilhos da Compulsão Alimentar..Gatilho nº 3 -Ociosidade #Dia19#projeto2020

Quando estamos sem fazer nada, parece que comer sem fome é uma coisa natural a se fazer. Detesto admitir, mas também se  não me policiar levo alimento à boca sem perceber . O ruim é que, quando se é compulsivo,  sem fazer nada de atividade, há uma inquietação e, de repente,  apenas começa a comer e não consegue parar. E nem sequer é fome. Então, por que se faz  isso? Por que as pessoas comem por causa do tédio?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Limerick afirma que "o tédio leva a uma alimentação não saudável, pois ajuda a distrair a experiência desagradável do tédio ou ociosidade". O experimento envolveu um estudo diário e mediu a correlação entre tédio e alimentação não saudável. Os resultados deste estudo mostraram que "o tédio previa o consumo de calorias, gorduras, açúcar e proteínas". Portanto, pode-se dizer que o tédio leva a uma alimentação não saudável. Isso também pode ser chamado de alimentação emocional.

A compulsão, definida como um impulso interno forte e irresistível para executar uma ação, tipicamente contrária à vontade de alguém, é um construto transdiagnóstico presente em inúmeras condições psiquiátricas. O comportamento alimentar compulsivo é observado em formas patológicas de comportamento alimentar, como transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), certas formas de obesidade e o recentemente proposto "vício em comida".Comer emocional é quando você come qualquer coisa à vista, causa desejos por vários tipos de alimentos e genuinamente deixa você se sentindo culpado depois de comer compulsivamente.

E quando você fica muito tempo sem fazer nada, de bobeira, sem ter uma atividade que o agrade, ou  com preguiça de se movimentar, ou deixando os pensamentos correr, ou ficar parado por muito tempo em algum lugar e cansa, fatalmente você vai cair num circulo vicioso:


ócio> preguiça>chateação>insatisfação> comida >pensamentos de novo sem nada interessante para fazer>vou comer> compulsão>arrependimento.


 Estudos dizem que isso acontece porque "comer entediado não é motivado por um desejo crescente de satisfazer estímulos de incentivo, mas principalmente pelo desejo de escapar da monotonia"


Solução:




Combata a causa subjacente. Cronometre suas refeições. Planeje suas refeições para o dia - saiba o que vai comer e quando. Se você pular uma refeição, ficará com fome  e isso aumentará suas chances de lanches irracionais. Já esteve em uma mercearia com o estômago vazio? Você comprou lanches e alimentos que não estão na sua lista de compras? É disso que estou falando. Quando seu cérebro sabe que há um plano, é mais provável que você tenha mais atenção com a comida. Se você planeja fazer um lanche, pense em quando você costuma ficar com mais fome.Muitas vezes, nos encontramos comendo sem pensar por causa de certas emoções ou situações (tédio, solidão, estresse). Você já recebeu um e-mail acalorado e imediatamente foi direto para a cozinha, apenas para adiar a resposta? Comece a perceber quando suas emoções estão alimentando sua comida e tente encontrar uma saída diferente para essas emoções! Este é difícil (especialmente se você foi um comedor emocional durante toda a sua vida) e não vou negar que isso exige muita prática, mas descobrir como lidar com emoções sem usar comida é enorme quando se trata de  controlar a comida que ficamos beliscando.



  • Evite ficar muitas horas fazendo a mesma coisa, cronograme seus horários. Se faz muito tempo que está realizando uma determinada atividade como ficar navegando na internet, vá dá uma volta,vá brincar com o cachorro, etc.
  • Se você está muito tempo à toa, ou deitado, ou dormindo, ou lendo, mude a atividade, pare , movimente-se, ligue para alguém, tome banho, arrume gavetas, aproveite o seu tempo com atividades que você quer tanto fazer e adia.
  • Certifique-se se realmente não está com fome, se já faz mais de 5 horas da última refeição, se não tiver entre esse período, beba água, tome um chá  para acalmar,ou simplesmente tente escrever o porque está tentando sabotar os seus esforços de emagrecer, quais são as emoções que estão realmente  te incomodando.
  • Pergunte para si mesmo: Preciso? Posso? Por quê? 
  • Escreva qual é a sua maior insatisfação no momento e crie uma estratégia para identificar esse gatilho e combatê-lo.Exemplo: Vamos supor que você esteja cansado porque faz horas que está no computador navegando na internet e você já prometeu a si mesmo que iria dormir as 22 horas e nunca dá certo.
  • meta: dormir cedo
  • gatilho para comer: não cumprir indo dormir tarde
  • estratégia: Programar o computador para desligar sozinho as 22 horas.

  • Ou você fica horas sem fazer nada. Essa ociosidade é um dos gatilhos para a compulsão. E as coisas para fazer se acumulando faz com que  final do dia com que  se arrependa. São mais dois gatilhos que geram compulsão por causa da ociosidade.
meta: Fazer tarefas
gatilhos para comer: ficar sem fazer nada, tarefas acumuladas e arrependimento por não ter feito são os gatilhos.
Estratégia: Faça tudo sequenciado, começando pelas tarefas mais fáceis, por exemplo: acordou? arrume a cama, vai colocar o sapato, ore, vai guardar roupa ,papéis, etc já arruma as gavetas,e por ai vai. E a cada 1 hora trabalhada dê uma pausa de 10 minutos.

  •  Se você notar que há certas atividades quando acaba sempre comendo sem pensar (assistindo TV, guardando as sobras do jantar, depois de assar biscoitos), pode ser necessário alterar essa rotina. Se ter balas ou chicletes em bolsas, em grandes quantidades fazem você comer muito, não compre . Se costuma deixar lanchinhos em bolsas ou no quarto durante os filmes, evite.



  • Se você não conseguir parar, talvez seja hora de tomar medidas drásticas. Pare de comprar aqueles lanches que você não resiste a comer! Você não pode comer o que não está lá. Pode parecer óbvio, mas armazenar salgadinhos fora da vista ou em locais de difícil acesso também pode ser útil.
  •  Fora da vista, longe da mente. Essa dica quase funciona muito bem para mim. Gosto de guardar assados ​​(e outros salgadinhos) no freezer ou na prateleira superior, atrás das coisas, para que, se eu tiver vontade, esteja lá, mas não no balcão ou na frente e no centro da despensa. Muitas vezes, longe dos olhos, longe do estômago, hahaha.
  • Escove seus dentes. Às vezes, quando você tem restos de sabores na boca, continua a desejá-los.
  • Mantenha-se hidratado e / ou encontre algo para saborear. Às vezes, fazemos um lanche porque pensamos que estamos com fome, mas, na verdade, nosso corpo está desidratado e desejando um bom e velho H2O. Beber bastante água durante todo o dia é uma ótima maneira de combater isso, mas também pode ser útil ter algumas opções adicionais de gole à mão, como água com gás ou com limão.
E lembre-se: Fome física é a cada 5 horas, antes disso é fome emocional. Coloque o relógio para despertar e só coma nos horários programados, ok?

Desativando gatilhos da Compulsão Alimentar..Gatilho nº4

Postar um comentário

0 Comentários